Conheça os benefícios da água

A água é a base de todas as bebidas, com ela podemos preparar inúmeras receitas, como é o caso do café, dos sucos e dos chás.

Neste tempo de calor, a recomendação dos especialistas é para que bebamos água em abundância, visto que a mesma não engorda, e ajuda a hidratar a pele.

Os benefícios que a água proporciona vão além da hidratação, esta poderosa bebida fornece outros inúmeros benefícios para a nossa saúde.

Pensando justamente nesses benefícios da bebida, iremos hoje citar quais são eles, visto que a conscientização é de extrema importância.

Mas antes de mostrarmos quais são os benefícios da água para a nossa saúde, devemos levar em consideração o fato de que para termos acesso a esses mesmo benefícios, devemos consumir água abundantemente. A recomendação dos especialistas é para que consumamos pelo menos 2 litros de água todos os dias.

O consumo da mesma pode ser camuflado por intermédio de bebidas naturais, como é o caso dos sucos e dos chás.

Vale salientar que essas bebidas não substituem a água genuína, é extremamente importante bebermos bastante água pura todos os dias, até pelo fato da mesma não possui nenhum valor calórico.

Veja: Sede em excesso pode ser um mal sinal

beber água

Benefícios da água

Melhora a pele:

Pelo fato de atuar na hidratação, a água combate complicações na pele. O líquido pode prevenir por exemplo, o aparecimento de rugas e de celulites. Uma série de estudos apontam que a água ajuda também a retardar o envelhecimento da pele, mas para isso, nem precisa dizer que o consumo deve ser elevado.

Veja: Beber água ajuda a rejuvenescer

Potencializa o funcionamento digestivo:

Quando ingerimos alimentos excessivamente, ou alimentos atípicos, pode ser que ocorra a diarreia. A água ajuda na digestão dos alimentos, e dessa forma, os mesmos são dissipados mais rapidamente.

Só para se ter ideia, o consumo excessivo do líquido amolece as fezes, e a consequência disso é que as mesmas fluirão mais facilmente, evitando assim um esforço excessivo no momento da evacuação.

Mais: Não fique sem Gengibre

Evita complicações renais:

O baixo consumo de água pode desencadear uma série de complicações por todo o corpo, como é o caso das complicações renais por exemplo. O nosso rim necessita do consumo de água exacerbadamente para manter o bom funcionamento.

Se por ventura o nosso corpo estiver desprovido de líquidos em quantidades suficientes, pode haver o desencadeamento de pedra nos rins, ocasionado assim os cálculos renais. Essa complicação pode matar o paciente se não houver tratamento específico, e em alguns casos, nem o tratamento pode reverter tal situação.

Veja: Saiba como prevenir e tratar a Infecção Urinária

Ajuda a emagrecer:

Não é de hoje que a água vem sendo associada à perda de peso, isso se deve ao fato da mesma não possuir nenhum valor calórico. Também se consumirmos a água em grande quantidade, a tendência é de que o nosso estômago encha rapidamente, e com isso, previamente perdemos o apetite.

Algumas pessoas inclusive utilizam a bebida antes das refeições para justamente reduzir a quantidade de alimento consumido nessas mesmas refeições. O método consiste no consumo de pelo menos 2 copos de água 15 minutos antes do início das refeições, a consequência disso é que o indivíduo comerá bem menos, e dessa forma perderá peso mais rapidamente.

Veja: Dieta da água para você perder peso e eliminar toxinas

[ninja-inline id=9469]

Ideal para atletas:

Atletas ou amantes da academia devem consumir água em grandes quantidades. A explicação para tal é que os músculos são formados por água, e além disso, a própria água ajuda a lubrificar os mesmo. Portanto, este líquido se torna extremamente crucial para amantes de musculação ou qualquer outro tipo de exercício físico.

Conheça: 10 bebidas que ajudam a emagrecer

A água é um tipo de bebida que não pode faltar de jeito nenhum, devemos consumir a bebida em abundância pelo fato de que a mesma não possui calorias, e ao mesmo tempo propicia inúmeros benefícios para a nossa saúde.

Algumas pessoas não gostam de consumir água, e isso é um erro. Dentre todas as possíveis complicações causadas pela ausência de água, a que mais me preocupa são as complicações no rim. Este órgão é muito sensível, e se ocorrer cálculos no mesmo, a reversão do problema oscilará de pessoa para pessoa.

Uma maneira bem dinâmica de se acostumar a beber bastante quantidade de água, é consumindo derivados da mesma, como é o caso das bebidas citadas acima, que são os chás e os sucos.

Com o passar do tempo, após haver uma conscientização acerca da importância da mesma, com absoluta certeza a água passará a ser um vício beneficente à sua saúde.

Via: Ilovesaude.com

Sair da versão mobile