Alimentação correta no calor

As altas temperaturas estão aí e é hora de se cuidar! Você e a maioria das pessoas já devem ter ouvido falar que o verão é a estação que mais exige cuidados com a alimentação e a hidratação do corpo.

Veja Também: 10 Sucos para te ajudar emagrecer no verão

Pois é isso mesmo! Não basta proteger a pele com bastante protetor solar contra os estragos do sol, é preciso ter uma alimentação balanceada e refrescante para manter o corpo bem nutrido e hidratado.

De acordo com profissionais da nutrição, o verão é a época do ano em que ocorrem as maiores perdas de líquidos e sais minerais pelo organismo. Por isso, para o corpo não sentir a desidratação, é necessário seguir uma dieta mais leve e repleta de alimentos naturais e frescos.

Veja Também: 8 Receitas caseiras de picolés refrescantes

Alimentação correta no calor

Dicas para acertar na alimentação durante o calor

Verão é tempo de frutas, verduras, …

Verduras, frutas, peixe, legumes (de preferência crus) e frango não podem faltar na sua alimentação. Além de favorecerem a digestão, eles oferecem ao corpo os nutrientes e vitaminas que ele tanto precisa. Segundo a nutricionista Daniela Cyrulin, “é fundamental consumir produtos ricos em água como as frutas e vegetais para manter o corpo hidratado”.

Veja Também: Receitas caseiras para manter o rosto fresquinho no calor

A recomendação da especialista da Nutri & Consult é investir em alimentos como água de coco, proteínas magras como peixe e ovo, cereais e grãos integrais. Frutas e verduras ricas em betacaroteno (abóbora, cenoura, beterraba, brócolis, espinafre, manga) também são muito bem-vindas. Elas não só reforçam e prolongam o bronzeado, mas funcionam como antioxidante, beneficiando a imunidade do organismo e elasticidade da pele, além de melhorar o brilho dos cabelos e crescimento das unhas.

Veja Também: Receitas de lanches saudáveis para o verão

Evite a tal alimentação da “comida pesada”

A explicação de a pessoa procurar evitar alimentação calórica e gordurosa no verão baseia-se no fato de o corpo gastar menos calorias nos dias mais quentes para se manter vivo e ativo. Além disso, a comida gordurosa precisa de mais energia para ser digerida. Agora você já sabe da onde vem aquela moleza pós almoço pesado?

Veja Também: Os 10 piores alimentos para a saúde

Se você procura aproveitar o verão para perder alguns quilinhos, confira a matéria que fizemos com 10 maneiras fáceis de emagrecer. Vale lembrar que o ideal é consultar um nutricionista ou profissional da área antes de começar qualquer dieta.

Veja Também: Receitas de sucos para bronzear

Água, água, muita água!

A principal forma de hidratação é por meio da água. Não à toa sempre ouvimos dizer que cada pessoa deve consumir, em média, de 1,5L a 2,5L diariamente. Sucos de frutas e água de coco são outras ótimas formas de manter o corpo hidratado. Para quem não tem o hábito de beber muita água, a dica é andar sempre com uma garrafinha na bolsa e até colocar o despertador ou, se você não abre mão da tecnologia, baixar um aplicativo para lembrar que é hora de se hidratar.

Veja Também: Dieta da água para você perder peso e eliminar toxinas

Se você curte chá, uma ideia superbacana é fazer ele da maneira convencional e, depois, bater ele com pedras de gelo no liquidificador. Além de ficar uma delícia, ele fica parecendo um frozen e é muito refrescante!

Veja Também: Chá gelado para o Verão

Cuidado com a bebida alcoólica

Pelo fato de o álcool e as bebidas à base de café serem altamente diuréticos, ou seja, aceleram a desidratação natural do corpo, muitos médicos recomendam evitar o consumo da bebida nos dias mais quentes ou alternar as doses de álcool com um copo de água.

Veja Também: Champanholé ou Drink Pop, a cara do verão!

Cuidados no preparo dos alimentos

Segundo a nutricionista Daniela, para reduzir significativamente as chances de intoxicação alimentar, é preciso lavar as mãos muito bem antes de começar a preparar qualquer alimento. Se for cozinhar ou usar folhas e verduras, é preciso deixá-las de molho na água por 30 minutos.

Veja Também: Dicas para driblar o calor e o tempo seco

A carne e o peixe devem ficar mais na parte de cima da geladeira (onde a temperatura está mais baixa e o alimento dura mais) e somente por um dia. Nunca deixe as carnes, aves e pescados expostos à temperatura ambiente por muito tempo (mais de duas horas). É essencial ter uma tábua para vegetais e outra para carnes.

Veja Também: 5 Receitas deliciosas de sorvete para espantar o calor

Um cuidado que deve ser levado muito a sério é não deixar o alimento fora da geladeira após o preparo para que eles não corram o risco de contaminação. Ovo, maionese e molhos também exigem atenção especial: geralmente expostos em ambientes que não são refrigerados, esses alimentos se contaminam facilmente. Diferente do que muitos pensam, o ovo deve ser estocado na parte mais fria da geladeira, não na porta.

Veja Também: Aprenda a fazer sucos funcionais para o verão

Não abuse do sal na alimentação

O sal já vem embutido na maioria dos alimentos. Em vez de temperar a salada com ele, prefira o azeite, vinagre ou algum outro tipo de molho. O sódio presente no sal colabora para a retenção de líquidos, fazendo com que as pernas e os pés fiquem bastante inchados.

Veja Também: 8 Dicas para você acabar com inchaço

Salada refrescante

Para você se refrescar nesses dias quentes que estamos tendo, a nutricionista Daniela passou duas saladas levinhas de dar água na boca! Muito fáceis de preparar, elas são ideais para servir à mesa desde um jantar familiar até um evento mais formal. Veja abaixo.

Veja Também: Veja como as saladas podem sabotar sua dieta

Salada de manga

Ingredientes: manga em cubos, rúcula, agrião, pepino em rodelas, gergelim torrado e molho de mostarda (se preferir, dá para fazer com suco de laranja).

Preparo: Basta colocar todo os ingredientes em uma saladeira e, por último, regue o molho na salada. Misture bastante e ela está pronta para ser levada à mesa.

Veja Também: Saiba como cuidar da sua saúde no verão

Salada de nozes

Ingredientes: alface americana, tomatinhos cereja cortados na metade, 50 a 100g de nozes picadas e ½ xícara de ricota. Para o molho, você irá precisar de 2 colheres (sopa) de vinagre de maçã, 4 colheres (sopa) de azeite e 1 colher (sopa) de gengibre fresco picado.

Preparo: Em uma saladeira, pique as folhas com as mãos. Em seguida, coloque os outros ingredientes e deixe o molho por último. Com uma colher ou pegador de salada, misture toda a receita, que estará pronta para ser levada à mesa.

Sair da versão mobile