Adstringente caseiro: as 4 melhores receitas

A acne é desencadeada por diversos fatores, como hereditariedade, produtos oleosos, alterações hormonais, ciclo menstrual, estresse emocional, anticoncepcional, entre outros. A acne ocorre por haver uma obstrução dos poros. Esta obstrução acontece porque as glândulas sebáceas passam a produzir gordura em maior quantidade e esta gordura não consegue passar pelos poros e acumulam-se ali, formando os cravos e espinhas.  Uma loção adstringente é muito importante para atenuar cravos e espinhas, pois sua função é desobstruir os poros e também mantê-los mais contraídos para evitar o excesso de oleosidade.

Veja Também: 4 Receitas caseiras para acabar com cravos e espinhas

adstringentes

Adstringente não são muito baratos, embora os manipulados ficam mais em conta. Se você sempre faz uso de receitas caseiras, aqui vão algumas dicas bem naturais para você manter sua pele mais limpa, com menos acne. É bom salientar que receitas caseiras funciona sim, porém é preciso paciência, pois os resultados aparecem um pouco mais devagar que os industrializados. Mas, de qualquer maneira, ambos precisam ser usados continuamente.

Veja Também: Dicas de beleza caseiras

Receitas para fazer adstringente caseiro

Chá verde

O chá verde já tem sua eficácia comprovada como um grande aliado da saúde, sendo benéfico para emagrecer, amenizar celulite, retardar o envelhecimento, melhorar o colesterol ruim e muitos outros benefícios. E como se não bastasse ele ainda atua como adstringente e tônico facial, minimizando a oleosidade do rosto e contraindo um pouco mais os poros. Tanto é verdade que existem no mercado tônicos adstringentes com extrato de chá verde.

Veja Também: Chá verde para emagrecer

Para fazer em casa, basta fazer um chá normal, de preferência numa xícara, para usar por 2 dias aproximadamente, pois mais que isso, o chá vai perdendo suas propriedades. Antes de coar, deixe abafado por 1 hora e depois aplique no rosto com algodão.

Veja Também: Chá gelado para o Verão

Vinagre de maça

O vinagre de maça natural com acidez 5%, contém a acidez necessária para manter o ph da pele equilibrado, na qual precisa estar com seu ph em 5% para se manter bonita e viçosa. Por isso o vinagre de maçã, além de outros benefícios para a pele, atua como um adstringente, contraindo os poros. Para isso misture sempre duas partes iguais de vinagre e água e aplique no rosto com algodão.

Veja Também: 7 Receitas Caseiras de Beleza com Vinagre de maça

Limão

O limão tem um o ph ácido, por isso age como um adstringente natural, mantendo a pele limpa e mais clara. Porém, como sabemos, o limão é bem forte e deve ser usado apenas à noite para não manchar a pele. Você pode usá-lo puro ou misturá-lo com água.

Veja Também: Receita de peeling caseiro para clarear a pele

Tomate

O tomate é uma fruta ácida que entre outras propriedades é também antisséptico, antioxidante, e adstringente, por isso possui a capacidade de limpar a pele, melhorando a oleosidade, a acne, por consequência da melhora dos poros dilatados que o tomate proporciona.

Veja Também: 7 Dicas para prevenir e combater poros dilatados

Para isso faça o seguinte: esfregue a polpa do tomate nas áreas afetadas e deixe agir por 30 min e enxágue. Você pode também misturar 1 colher de polpa de tomate com 2 gotinhas de limão e aplicar na pele, deixando agir por 10 minutos e enxaguando em seguida.

Sair da versão mobile