7 efeitos provocados pela dieta sem glúten

Hoje o que mais vemos por aí são pessoas cortando da dieta o glúten, e na maioria das vezes, sem terem sequer consultado um médico.

O fato é que, de tempos em tempos, um ou outro item da alimentação é escolhido para ser o grande malvado da vez, e agora, portanto, chegou o momento da proteína encontrada no trigo, cevada, entre outros grãos virar a grande vilã entre os alimentos.

O pior é que, estima-se que apenas 1% da população seja celíaca, como são chamadas as pessoas com um problema digestivo provocado pela substância.

Ponto para a indústria de alimentos sem glúten que não para de crescer.

Ok, existem aquelas pessoas que, realmente, não podem ingerir alimentos que contenham glúten, mas a grande maioria não tem problema algum que impeça a presença de glúten na alimentação.

Por isso, resolvemos mostrar aqui os efeitos causados por uma dieta sem glúten, confira:

1. Tirar o glúten da alimentação não emagrece

Erroneamente, muita gente acaba seguindo o modismo, sem ao menos consultar um profissional, até achando que através desse boicote ao glúten irá emagrecer.

Mas, veja bem, sem glúten não quer dizer sem calorias…

Muito pelo contrário, muitas versões de alimentos sem glúten contêm até bem mais calorias, gordura, açúcar e sódio do que os originais, e isso para tentar manter o sabor e textura já que o trigo foi retirado.

Sem falar que por achar que um alimento sem glúten faz bem leva as pessoas a consumirem mais.

Ok, se o que se quer é apenas diminuir o glúten, então o foco deve ser acrescentar mais frutas, vegetais e carnes magras à dieta, e não tentar substituir os mesmos alimentos processados por suas versões glúten-free.

Mais: Veja como diminuir a barriga cortando 3 alimentos

2. A conta do supermercado vai aumentar

E vá preparando a carteira, sem dúvida, ela é a primeira a sentir os efeitos de sua dieta sem glúten, pois produtos sem a proteína como pretzels, massas, cookies e biscoitos custam em média até duas ou três vezes mais que os convencionais.

A explicação é que esses alimentos são mais caros de produzir por usarem grãos especiais e necessitarem de procedimentos específicos para evitar contaminação cruzada.

Mais: Dieta sem Glúten: emagreça e evite doenças

3. Seu intestino pode sofrer as consequências

Segundo uma pesquisa realizada pelo “Journal of Nutrition”, 90% da população dos EUA consome menos fibras que o recomendado por dia (25g para mulheres, 38g para homens), o que só piora com a dieta sem glúten, que acaba diminuindo mais ainda essa quantidade, e quem paga a conta é seu intestino.

As fibras mantêm o intestino saudável e funcionando e, quando não há o suficiente, você fica mais suscetível a desenvolver inflamações, irritações e dores.

Mais: Intolerância ao glúten? Veja dicas para uma vida gostosa e saudável

4. Você vai ficar sem ânimo

Ao eliminar trigo, cevada, centeio e outros grãos do prato, além de se livrar do glúten, você também manda embora boa parte de sua ingestão diária de nutrientes que vem em alguns alimentos, como ferro, fibras, ácido fólico, zinco e vitamina D.

Por isso, quando alguém com doença celíaca vai iniciar uma dieta sem glúten, ela é supervisionada por um nutricionista, para que não faltem nutrientes na sua dieta. Ao fazer isso por conta própria, sem dar atenção a essas substituições, pode ter deficiência de nutrientes importantes. O resultado vem em forma de fadiga, fraqueza, queda de cabelo e mudanças de humor.

Veja: 8 coisas que podem acontecer se você parar de comer pão

5. Vai consumir muito mais conservantes

Ao removerem alimentos que contenham glúten, como o trigo, de seus produtos, os fabricantes, geralmente, substituem por outros grãos, como arroz, só que o arroz pode ser uma grande fonte de conservantes como o arsênico inorgânico, mineral usado em fertilizantes e conservantes que pode levar ao desenvolvimento de doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e até câncer de pulmão.

Conheça: Alimentos orgânicos e seus benefícios

6. Aumenta os riscos de ter câncer

Vale saber que um dos motivos de muita gente estar eliminando o glúten do dia a dia é a popular dieta Paleo, que defende evitar todos os tipos de grãos (o que inclui os que contêm a proteína).

A “dieta do homem das cavernas” estimula a comer mais carne -20% das calorias diárias devem vir de proteínas, principalmente animais. O problema é que esse aumento do consumo de proteína animal pode aumentar em até quatro vezes as chances de desenvolver um câncer futuramente. Já não acontece isso se o consumo de proteína for uma mistura de fontes animais e vegetais.

Saiba: Quais são os alimentos que ajudam a prevenir o câncer?

7. Evita os efeitos da sensibilidade ao glúten

[ninja-inline id=9469]

Se por um lado a doença celíaca afeta apenas 1% da população, por outro, um grande percentual sofre de sensibilidade ao glúten.

Isso quer dizer que estas pessoas não são totalmente intolerantes à proteína, mas sentem efeitos que vão de confusão mental à depressão.

Segundo um estudo publicado no jornal Alimentary Pharmacology & Therapeutics, pessoas com esta sensibilidade tem mais tendência a sentir sintomas de depressão quando consomem glúten.

Conheça: 11 alimentos para combater a depressão

Sair da versão mobile