6 Dicas para economizar na organização do seu casamento

Está pensando em casar? Casamento marcado? Gostaria de saber quais os custos de um casamento? Então iremos mostrar aqui quais as maiores despesas e como diminuir os custos sem prejudicar a cerimônia.

Todo mundo sabe que um casamento não é um sonho muito barato, muito pelo contrário, é sinônimo de gastos, e dependendo do tipo de casamento, muitos gastos. Desde que o mundo é mundo, as despesas podem e devem ser divididas entre ambas as famílias, claro, se tiverem condições para isso, já que é um momento muito especial para ambas as partes.

Veja Também: 38 brincadeiras para chá de cozinha – As mais divertidas de todas

ilustração de casamento
O tradicional, o que geralmente é feito, é que os pais da noiva arquem com os custos de enxoval e a festa, enquanto a família do noivo com os custos da moradia nova e da lua de mel. Porém, hoje as coisas mudaram, e já podemos ver por aí os próprios noivos convidarem a todos, inclusive, até mesmo seus pais! Até porque hoje as mulheres geralmente trabalham, as mulheres estão casando mais tarde, muitas vezes depois de até já terem morado junto e tudo mais. Mas o que interessa é que, no final das contas, o casamento é dos noivos mesmo!

Primeiramente deve-se ser realista com as questões financeiras, o ideal é planejar o casamento pensando sempre em quanto dispõe para o mesmo, sem ficar preso á dívidas por anos. Vale até mais à pena, além de ser super elegante, fazer um belo bolo e champagne depois da cerimônia e aproveitar a vida de recém casados sem pendências, a oferecer um banquete luxuoso, se individar com casas de festas, geralmente caríssimas, ficando cheia de dívidas no começo de sua vida a dois.

No entanto, se casar com direito à buffet e tudo o mais for seu sonho, saiba que as maiores despesas para realizar um casamento são revertidas mesmo para esse ítem, o buffet, e para o serviço de Fotografia e Filmagem. É preciso, portanto, que os noivos cheguem à um concenso no que é prioridade, se o ideal é se investir mais em fotos, filmagem, enfim…opções particulares, as quais a escolha não deve caber a mais ninguém, além do casal.

Em média, casamento para 150 pessoas sai em torno de R$ 100,00 a R$ 150,00 por convidado, incluindo tudo que for relacionado à festa e cerimônia.

Dicas para economizar nos custos do casamento:

1 – Anel– leve em consideração pequenas mudanças no tipo de metal ou nos quilates, que podem alterar drasticamente o custo de uma joia. O preço de um solitário da Tiffany, sonho de muitas moças, pode cair de 164 000 reais para 9 800 reais, mas também é possível comprar um par de alianças de platina por 8 810 reais. As de ouro amarelo custam 4.940 reais o par. As de prata, 1 720 reais. Se não quiser investir numa joia de fora, a Casa Vasconcellos, no Jardim Paulista vende um par de alianças de ouro por 800 reais. Com mais 400 reais, uma delas vem com um brilhante pequeno.

2 -Convites– pequenas modificações podem fazer uma grande diferença, por exemplo, trocar o alto-relevo por impressões mais simples. O relevo americano é bacana e, em média, 40% mais barato. Prefira papel nacional de boa qualidade, que custam cerca de 4 reais o pacote de 100 folhas, contra quase 7 reais do importado. E mais, escolha um modelo de convite existente no catálogo do fornecedor, pois para criar um molde novo, gastam-se só nisso entre 200 e 300 reais. E uma regrinha importante e quase sempre esquecida, imprima uma quantidade 10% maior de convites para ter uma reserva. Sempre há o risco de esquecer alguém e a impressão de poucas unidades custa mais. Vale saber que as letras clássicas ou moderninhas nos envelopes custam 2 reais (valor unitário) e as góticas, cinco vezes mais.

3 – Vestido de noiva– certamente o sonho de 99 entre 99% das mulheres é casar com um modelo feito sob medida, com preço a partir de 15 000 reais, porém, vale saber que apostar num modelo pronto diminui a conta para um terço do valor. e para quem não se apega a esses detalhes, há a opção de alugar o vestido, quando o primeiro aluguel (no caso da noiva ter feito um vestido e depois devolvido à loja) sai por cerca de 6 000 reais e se subir ao altar com um que já foi usado, custa ainda a metade desse valor. Outra forma de baratear o vestido é substituit a renda francesa pela americana. O metro da francesa, para compras em grande quantidade, custa a partir de 500 reais – gastam-se, em média, 7 metros num vestido. A opção americana começa em 200 reais. Ou tra opção é em vez de tecido 100% seda, apostar em variações que levam poliéster. Mas cuidado com a proporção: 70% de seda é o mínimo.


4 – Véu– para poupar, a dica é usar tule com bastante volume, que ocupa bem o lugar da renda nesse caso.

5 – Grinaldas, coroas e tiaras – substitua por flores naturais ou artificiais bem delicadas, mas caso você faça questão de grinalda, alugue-a, os preços variam de 200 a 4 000 reais.

6 – Joias– não tenha receio em usar as de família, pois além de chiques, as peças carregam uma história…Quer coisa mais romântica que isso?

Veja também, 10 dicas para você organizar seu casamento com economia

Imagens: we heart it
Fonte: Veja / Chic

Sair da versão mobile