5 tratamentos caseiros para fortalecer as unhas

Passei a vida inteira com o péssimo hábito de roer as minhas unhasLivrei-me do vício há oito anos, mas demorei a recuperar a força delas, já que elas ficam fracas quando roídas por muito tempo.

Veja Também: 8 dicas para você parar de roer unha

Depois de tanto tentar deixá-las longas e fortes sem sucesso – inclusive com idas a consultórios dermatológicos – resolvi experimentar alguns tratamentos caseiros para fortalecer as unhas. Como eles deram certo, desejo compartilhá-los com as leitoras:

Veja Também: Receitas caseiras para você fortalecer as unhas

Receitas caseiras para você fortalecer as unhas

Receitas caseiras para você fortalecer as unhas

AZEITE DE OLIVA:

Pode parecer estranho – e escorregadio – mas o azeite de oliva é usado como hidratante em vários tratamentos caseiros e com as unhas não é diferente. Hidratadas, as unhas não quebram com facilidade.

Mais fácil impossível: coloque um pouco de azeite em um recipiente – o suficiente para cobrir as pontas dos dedos. Deixe as unhas no líquido por cerca de 20 minutos todos os dias. A hidratação do azeite costuma ser mais eficaz que cremes para as mãos e vai acelerar o processo de fortalecer as unhas.

Veja Também: Receitas caseiras para tratar unhas fracas e quebradiças

VINAGRE

Ainda no quesito temperos, o vinagre também pode ser usado para fortalecer as unhas e ainda tirar aquele amarelado chato que fica depois de usarmos esmalte escuro por muito tempo.

Assim como o azeite, é só mergulhar as unhas diariamente no vinagre de 20 a 30 minutos. Faça isso à noite, antes de dormir, para evitar manchas na pele ao sair ao sol e o cheiro forte do vinagre.

As propriedades do líquido auxiliam na limpeza das impurezas e também atua como fortalecedor natural de tecidos do corpo.

Veja Também: Receita caseira para clarear as unhas

ALHO

Além de ser um ótimo anti-inflamatório natural, o alho é considerado um grande aliado no fortalecimento das unhas, já que – por ser anti-inflamatório – combate as bactérias e micoses que podem enfraquecê-las.

Essa dica é de uma manicure que frequentei: coloque quatro dentes de alho e ferva por cerca de dez minutos em um pouco de água. Durante o processo, quando a água já estiver em estado de ebulição, amasse os alhos até obter uma textura pastosa.

Depois, é só misturar um pouco dessa pasta a alguns de seus frascos de esmalte e usá-los normalmente. Eu prometo: sua mão não vai cheirar a alho!

Veja Também: O que o Top Coat pode fazer pelas suas unhas

ÓLEO DE AMÊNDOAS E LIMÃO:

O óleo de amêndoas doce pode ser facilmente encontrado em loja de produtos naturais e até mesmo em algumas farmácias. Esse ingrediente é usado em vários produtos de hidratação como shampoos, condicionadores e cremes para pele. Agora, o óleo de amêndoas pode ser encontrado também na sua própria poção mágica para fortalecer as unhas.

Veja Também: 4 dicas para retirar o esmalte das unhas com facilidade

Assim como o azeite, o óleo vai hidratar e ajudar a fortalecer as unhas. Para potencializar as propriedades do óleo, você pode adicionar a uma colher dele, meio copo de limão. O limão estimula a produção do carbonato de potássio nos tecidos do organismo, o que é útil para a regeneração de onde é aplicado. A fruta, assim como o alho citado anteriormente, também age como anti-inflamatório, matando bactérias e ajudando a evitar micoses que podem enfraquecer as unhas.

Veja Também: 5 mitos e verdades sobre as cutículas

Feito isso, aplique e massageie unha por unha todos os dias, de preferência antes de dormir. Só não se esqueça de lavar bem as mãos com água e sabão antes de sair ao sol, para evitar que o limão manche a pele!

Veja Também: Saiba como montar um kit para fazer unhas

CREME DE CHÁ DE CAVALINHA

Adquiri essa dica com a minha mãe, que fazia esse creme quando estava grávida para evitar estrias na barriga. Na tentativa de hidratar as unhas e evitar que elas quebrassem, também fiz o experimento com este creme.

Vá em qualquer lugar que venda ervas para chá e pegue um pouco de cavalinha. Uma colher de sopa da erva basta para o creme.

À cavalinha fresca, misture ¼ de um copo d’água e ferva – como um chá.

Depois é só misturar a água a uma colher de chá de manteiga de cacau até formar um creme que você vai passar como um hidratante comum para fortalecer as unhas.

Veja Também: Detox para Unhas Passo-a-Passo

A vantagem dos tratamentos caseiros é que não há química nenhuma e não fará mal à sua saúde. Todos os métodos podem ser testados quantas vezes você quiser, pelo tempo que quiser! Mas lembre-se, os produtos naturais não vão fortalecer as unhas de um dia para o outro. Tenha paciência e boa sorte!

Sair da versão mobile