5 Mitos sobre cortes de cabelos

Quando ao assunto é beleza, o cabelo sempre será uma das maiores preocupações das mulheres. Um corte adequado ao seu rosto, uma cor que combina com seu tom de pele, serão sempre essenciais para sua autoestima. Desde sempre ouvimos várias histórias referentes aos cortes, texturas ou hidratação dos cabelos. São tantas as informações que chegam aos nossos ouvidos, que fica difícil dizer se realmente são informações verdadeiras ou apenas mitos.

5 mitos sobre cortes de cabelos

Vamos, então, esclarecer algumas dúvidas sobre cortes de cabelo!

CORTAR O CABELO FORTALECE OS FIOS?
Mito: cortar o cabelo deixa-os apenas visualmente mais bonitos. Não fortalece e nem acelera o crescimento, como, dizem por aí. Para fortalecer os cabelos, existem produtos específicos no mercado.

CORTAR O CABELO DE ACORDO COM A FASE DA LUA INFLUENCIA NO CORTE DO CABELO?
Mito: os fios são compostos por células mortas, logo, o cabelo cresce a partir da raiz. Portanto, não há relação nenhuma com a fase da lua e o crescimento ou volume do cabelo.

CORTAR OS CABELOS MENSALMENTE FAZ CRESCÊ-LO MAIS RÁPIDO?
Mito: Especialista afirmam que o cabelo cresce cerca de 1 a 1,5 ao mês (variando de uma pessoa pra outra) independente se houver corte ou não. O que determina o crescimento dos cabelos é o bulbo da fibra capilar.

Imagem: Reprodução/Internet

RASPAR OS FIOS FAZ OS CABELOS NASCEREM DIFERENTES?
Mito: o corte está sendo feito superficialmente, portanto, a genética do cabelo não sofre alterações. Para que os fios nasçam diferentes, a mudança deve vir de dentro pra fora.

O ator Reynaldo Gianecchini é exemplo desta situação. Segundo uma matéria publicada pela Folha Uol, depois do ator perder os cabelos, fazendo quimioterapia para tratar um câncer, seus cabelos que antes eram lisos, passaram a nascer ondulados. Isso acontece pelo fato da ação da radiação da quimioterapia, agir diretamente na matriz dos fios, destruindo as células dos cabelos, alterando seu crescimento, espessura e até a cor.

CORTAR OS CABELOS COM NAVALHAS, DANIFICAM OS FIOS?
Mito: o que interfere nos cortes com navalha é a falta de conhecimento técnico, como, a forma de colocar a navalha nos fios e também sua afiação.

Para finalizar, embora exista tratamento para a calvície, por exemplo, fazendo com que os cabelos que ainda não atrofiaram voltem a crescer, não confie em receitas, produtos milagrosos e crendices que prometem um crescimento acelerado do cabelo. Os fios crescem pela raiz, onde são encontrados células que se multiplicam constantemente. Enquanto uns fios nascem, outros estão crescendo e outros caindo, repetindo esse processo continuamente.

Sair da versão mobile