5 mitos e verdades sobre as cutículas

Quem pensa que cuidar das unhas é só uma preocupação com a estética, está muito enganada, na verdade, a preocupação com as unhas vai muito além disso, é uma atitude saudável, principalmente, no que diz respeito às cutículas.

Veja Também: Como ter unhas bonitas sem tirar a cutícula

Para quem não sabe, a cutícula serve para proteger as unhas, inclusive, de fungos e bactérias, que podem causar doenças. Portanto, nada de retirar a cutícula em excesso, desde que não se machuque a cutícula, não há problema de se retirar parte dela, mas o ideal é não retirar as cutículas profundamente, muito menos, cutucá-las, esse é um hábito pode trazer sérios prejuízos à matriz da unha, dentre eles até a deformação, e, claro, você nem ninguém quer isso, não é mesmo!?

Veja Também: 8 dicas para você parar de roer unha

Veja cinco mitos e verdades sobre as cutículas

Veja cinco mitos e verdades sobre as cutículas

1. Não se deve retirar a cutícula

VERDADE. A função da cutícula é proteger as unhas e impedir a entrada de fungos e bactérias, tanto que em muitos lugares do mundo não é permitida essa prática. Ainda mais se ela for fina, aí então, não deve ser retirada mesmo. Porém, existem alguns casos em que é recomendado o afastamento da cutícula, como por exemplo: quando a cutícula é muito espessa e acaba ficando mais grossa nas laterais e quando ela cresce colada à unha. Mas, mesmo sabendo dos perigos, se quiser tirar, então, seja bem cuidadosa para não machucar.

Veja Também: Detox para Unhas Passo-a-Passo

2. Não se deve usar produtos de limpeza sem proteger as mãos

VERDADE. Ao usar determinados produtos, a pele acaba ficando mais ressecada e as cutículas com um aspecto áspero. Por isso, hidratar é muito importante, para criar uma película protetora contra os agentes nocivos presentes nos produtos químicos que acabam prejudicando tanto a pele quanto a cutícula.

Veja Também: Cuidados com a pele: 5 maneiras de manter suas mãos jovens

3. Dá para retardar o crescimento das cutículas

MITO. Embora essa seja a promessa de muitos produtos, no entanto, não foi comprovado ainda que alguns produtos possam retardar seu crescimento, apesar de deixar as mãos mais bonitas.

Veja Também: Aprenda secar as unhas rapidamente

4. Quanto mais se tira, mais grossa a cutícula cresce

MITO. Isso não acontece porquê a cutícula tem um limite para crescer, assim como os pelos e o cabelo. Na verdade, quem faz as unhas toda a semana apenas tem a impressão de que elas crescem mais rápido, o que não é verdade.

Veja Também: Receita caseira para clarear as unhas

5. Deve-se retirar totalmente a cutícula para as unhas crescerem mais rápido

MITO. Isso não acontece, pois a cutícula não tem relação direta com a crescimento das unhas, ela só tem a função de proteger as unhas, evitando o aparecimento de fungos e bactérias, que podem causar infecções.

Conheça o curso de unhas decoradas – EM 17 VÍDEOS, para você se tornar uma excelente NAIL DESIGNER e estar andando junto com as tendências das Unhas Decoradas.

Você aprenderá os passos para se tornar uma Nail Designer, desde os princípios básicos de manicuração tais como Cutícula, Esmaltação e Francesinha, passando por técnicas de Alongamentos de Porcelana e Postiça, e finalmente chegando às tão esperadas Nail Arts, ou, Unhas Decoradas diversas, onde serão mostrados 7 temas e mais de 15 modelos de Unhas Decoradas.

O Curso de Nail Designer é 100% ON-LINE, em VÍDEO e através de um PORTAL DE MEMBROS. Com isso você tem:

Sair da versão mobile