3 erros comuns que comprovadamente impedem você de ser feliz e saudável

O modo como vivemos nossas vidas diárias e a saúde e a felicidade que desfrutamos são assuntos fascinantes.

Há escolhas que você faz diariamente e que parecem não influenciar em sua saúde e sua felicidade, mas que impactam de forma drástica na maneira como você se sente, tanto mental quanto fisicamente.

Conheça 3 erros comuns – comprovados cientificamente – que podem impedir você de ser feliz e saudável.

Veja: 10 acontecimentos e prazeres que nos deixam mais felizes

1. Evitar conexões profundas e significativas como contato familiar, amizades e casamento

A nossa experiência humana só faz sentido se existir a ligação com outros seres. São justamente essas conexões que fornecem valor e também significado para nossas vidas. As pesquisas comprovam exatamente isso.

família

As pessoas que possuem fortes laços sociais são as mais saudáveis. Além disso, as pesquisas também observaram que essas pessoas tendem a cometer menos erros que as levam ao sofrimento. Essas pessoas também vivem mais tempo. As amizades podem até mesmo ajudá-lo a combater o câncer.

Os benefícios dos relacionamentos profundos que viram casamentos também ajudam você a não cometer erros que te levam ao sofrimento. Estar em um relacionamento de longo prazo diminui o risco de depressão, suicídio e abuso de substâncias ilícitas ou prejudiciais à saúde.

Em um estudo com quase 6000 pessoas, descobriu-se que o casamento levou ao aumento da longevidade. Os que nunca se casaram tiveram morte prematura.

Finalmente, vários estudos mostraram que fortes laços familiares são um dos principais motivos da longevidade incrível do povo de Okinawa, no Japão, apesar de ser um dos locais mais pobres do país.

O que todos esses diferentes estudos nos dizem?

A conexão e a sensação de pertencer a alguém são essenciais para quem quer ter uma vida saudável, feliz e sem erros, seja uma forte amizade, um casamento ou um bom relacionamento com a família. Seres humanos precisam de conexões próximas para serem saudáveis.

Veja: 10 segredos para ser feliz no casamento e na vida

2. Ficar sentado durante o dia todo

Ficar sentado em frente a TV é um dos erros mais comuns que te levam a uma vida de doenças e tristezas.

De acordo com um estudo com cerca de 240 mil participantes, essa prática aumenta o risco de uma doença cardiovascular e pode levar à morte, quer você faça atividades físicas ou não.

Obviamente, você também comete os mesmos erros ao ficar sentado no escritório em frente ao computador o dia todo. Sempre que possível, levante e caminhe um pouco, faça alongamentos e mude de ambiente.

Veja: 8 coisas que pessoas bem-sucedidas têm em comum

3. Nunca parar para respirar e relaxar

Diversos instrutores de Yoga ao redor do mundo afirmam: as pessoas amam suas aulas porque é o único momento do dia em que elas podem simplesmente parar para respirar e relaxar.

Pense sobre isso: desde quando você acorda até a hora que você vai dormir, você para durante 15 minutos para simplesmente sentar e respirar? Provavelmente não.

Esse é um dos piores erros que você pode cometer porque os benefícios da meditação são enormes. Meditar reduz o estresse, controla a ansiedade, melhora a qualidade de vida e fortalece o sistema imunológico.

Adicionalmente, a meditação tem mostrado uma diminuição da raiva e uma melhora no sono.

São apenas 15 minutos do seu dia. Sua saúde merece esse tempo – e você notará os benefícios em pouco tempo.

Conheça: 10 motivos para praticar Yoga

Sair da versão mobile