22 benefícios que só quem é mãe na juventude conhece

Ser mãe na juventude pode ser um peso para muitas, mas pode ser uma alegria imensa para outras.

De uma forma ou de outra, todas concordando ou não, ser mãe na juventude traz alguns desconfortos, mas também alguns benefícios inegáveis.

A cada ano, as mulheres estão esperando mais tempo para ter filhos.

Em 1970, a idade média era de 21. No ano passado, esse número subiu para 26, uma idade em que a maioria das mulheres ainda se sentem muito jovens para engravidar.

Muitas mulheres que foram mães enquanto jovens arrependem-se por não terem tido tempo para viajar, namorar ou construir uma carreira. Por outro lado, outras mulheres se orgulham por terem passado a juventude criando seus filhos.

Veja: 10 fatores que comprometem a fertilidade feminina

mãe na juventude

Conversamos com algumas dessas mulheres e trouxemos para você uma lista de 22 benefícios que só quem é mãe na juventude conhece.

1. Você tem muito mais energia para cuidar e brincar com seus filhos.

2. O sono não é um problema tão grande quando você é mãe na juventude. Você pode sobreviver dormindo menos – mesmo quando passar a noite em claro cuidando do seu filho – e ainda aguentar um dia todo de trabalho.

3. Você provavelmente será uma das únicas pessoas no seu grupo de amigos a ter um bebê, então, sendo mãe na juventude, você provavelmente será mimada com visitas e presentes.

Veja: 10 Dicas para manter um bom casamento após o nascimento dos filhos

4. Seus filhos vão ter relações mais duradouras e mais memoráveis com seus avós.

5. Ao ser mãe na juventude, seus pais consequentemente são mais jovens e terão um papel mais ativo para ajudar a criar seu filho.

6. Seus filhos estarão muito propensos a conhecer alguns dos seus bisavós e eles poderão até tê-los em suas vidas durante toda a infância.

7. Seu corpo se recupera muito mais rapidamente e com muito menos esforço de sua parte.

8. Você corre pouquíssimos riscos de ter problemas com fertilidade.

9. Se você tiver problemas ao conceber, você terá tempo de sobra para continuar tentando ou para explorar outras opções.

Conheça: Técnicas de fertilização em laboratório

Mais: 10 mitos e verdades sobre Reprodução Humana

10. Você não perderá as liberdades de ser um adulto quando se tornar uma mãe na juventude, já que você nunca as experimentou sem um bebê.

11. Como uma das mães mais jovens na escola, você será mais capaz de se relacionar com os professores da mesma idade que você enquanto eles também se sentirão mais confortáveis para conversar sobre os problemas que possam surgir com seus filhos.

12. Se você tiver netos, quando eles nascerem, você terá mais energia para passar o tempo com eles.

Veja: Decoração de quarto infantil: criatividade, estímulos e segurança

13. De um modo geral, há menos pressão em você e fica mais fácil tomar as decisões que você imagina serem corretas sem sentir-se oprimida pela forma como seus amigos estão disciplinando seus filhos.

14. Seu corpo simplesmente funciona melhor quando você é mãe na juventude. Você é mais flexível e pode ajoelhar-se sobre uma banheira sem ficar com dor nas costas ou perseguir um bebê que rasteja por horas a fio sem se sentir destruída.

15. Quando uma criança cresce com os pais jovens, ela geralmente não ouve discussões sobre grandes problemas como dificuldades financeiras e sacrifício, o que pode ensinar-lhe lições valiosas.

16. Quando suas amigas começam a engravidar, você passa a funcionar como uma assessoria.

17. As chances de suas oportunidades de progresso na carreira serem afetadas são menores quando você é mãe na juventude, já que o bebê está chegando no início de sua vida profissional, ou seja, antes dela realmente começar.

Veja: Gravidez após 35 anos: riscos e benefícios

Mais: 6 mitos sobre a gravidez

[ninja-inline id=9469]

18. Ser mãe muda as suas prioridades de maneiras inimagináveis. Quando você ainda está na faixa dos 20 anos, você está mais disposta a fazer uma grande mudança na vida do que você estaria se fosse mais velha.

19. Ser lembrada do quão jovem você está quando chegar na faixa dos 30 anos será ótimo.

20. Você nunca teve que perder muito tempo se preocupando se deveria ou não ter filhos.

21. Se seus filhos saírem de casa na faixa dos 20 anos e você estiver na faixa dos 40 por ter sido mãe na juventude, você poderá desfrutar de uma nova liberdade de maneiras interessantes: revisitando um casamento apaixonado, viajando para destinos exóticos ou começando um novo negócio. Você, provavelmente, não teria todo esse ânimo se estivesse na faixa dos 50.

22. Você tem muito mais tempo para desfrutar a maternidade.

Veja: Será que estou grávida???

Sair da versão mobile