15 dicas para eliminar o estresse da sua vida

A rotina atribulada e as diversas preocupações que aparecem no dia a dia fazem as pessoas acreditarem que o estresse é inevitável.

Veja Também: 7 Alimentos que aumentam o nível de estresse

Interessante: SPA: Relaxe, emagreça e trate da saúde e beleza

Porém, um olhar mais atento é capaz de perceber que parte do nervosismo diário é decorrente da maneira como vivemos e encaramos as dificuldades da vida. Ou seja, é possível evitar o estresse e viver mais leve e de bom humor, saiba como:

estresse

Pense nos fatores estressantes

O que deixa você estressada? Se for a bagunça doméstica, as dívidas pendentes ou até o comportamento de um amigo, é possível pensar em formas de resolver isso em vez de simplesmente reclamar, sem encontrar uma solução.

Veja Também: 9 Atitudes Simples para Transformar sua Vida

Faça tudo no prazo

Deixar para fazer amanhã o que pode ser feito hoje definitivamente não é uma escolha sábia, pois o dia seguinte pode chegar com ainda mais tarefas e o acúmulo de atividades irá gerar estresse. Então, realize suas obrigações na hora certa e tenha mais tempo para fazer o que gosta!

Veja Também: Descubra como ser mais produtiva

como evitar o estresse

Organize-se

Vários estudos já indicaram que viver em uma casa desorganizada traz mais agitação para o cérebro, ocasionando estresse.

Para se ter uma ideia: imagine que você vai sair de casa em 20 minutos e não encontra a calça que tanto quer. Provavelmente isso irá te desapontar, não é? Porém, se tudo estiver organizado, você irá encontrar essa e outras peças facilmente, sem gerar impaciência.

Veja Também: 8 alimentos que melhoram humor

Além de deixar cada objeto no seu devido lugar, também é importante evitar o acúmulo de papéis, roupas e até mesmo móveis dos quais não usa em sua casa.

Se não tiver muito espaço, você pode fazer uso de serviços como este para guardar o que pouco utiliza e até mesmo contratar agências especializadas em limpezas para auxiliar na grande faxina!

Veja Também: 10 dicas para manter sua casa sempre limpa e organizada

organização evita estresse

Diminua o ritmo

Fazer várias atividades ao mesmo tempo e preencher toda a agenda tornam o dia pesado e cansativo. Já o contrário, isto é, se dedicar a cada tarefa isoladamente e deixar espaço para um lanche rápido e um café com os colegas pode ser benéfico para manter a paz da mente.

Veja Também: 10 acontecimentos e prazeres que nos deixam mais felizes

Não seja controlador

Por mais esforçada que você seja na vida profissional e pessoal, sempre haverá obstáculos no caminho, que você não poderá controlar nem evitar.

Em vez de encontrar um culpado ou ainda se culpar, atravesse a dificuldade e encontre a solução sem se desesperar. Lembre-se de você não tem o controle de tudo o que acontece.

Veja Também: 8 coisas que pessoas bem-sucedidas têm em comum

Evite atrasos

Se você está sempre atrasada para os compromissos, reveja essa sua postura e se organize melhor para chegar a tempo.

Além da atitude ser pouco elegante, os atrasos geram um desconforto desnecessário, pois você precisa fazer tudo correndo.

Veja Também: Dicas imperdíveis para aliviar os sintomas da TPM

evitar atrasos também evita estresse

Trabalhe com o que gosta

Como grande parte do seu tempo é gasto no trabalho, nada melhor do que estar em um ambiente agradável e onde goste de realizar as atividades que são solicitadas.

Se estiver insatisfeita então, reveja se compensa mesmo sacrificar a qualidade de vida para ficar nesse emprego. Vá atrás do que gosta e tem talento, para se destacar e ser mais feliz!

Veja Também: Dicas caseiras para aliviar a TPM e outros cinco sintomas

Esteja com quem você ama

Organize a sua rotina para ficar mais tempo em casa ou sair mais com quem ama. Isso fará você se esquecer dos problemas que precisa resolver e aproveitar o que mais importa na vida: estar ao lado de familiares e amigos.

Veja Também: 7 formas de sair da rotina

evitar o estresse saindo da rotina

Pratique exercícios físicos

Além de ajudarem a melhorar a forma e a saúde, os exercícios físicos também fazem o corpo liberar substâncias relacionadas ao bem-estar, contribuindo com o bom humor. Portanto, identifique sua atividade preferida e desconte o estresse apenas durante os exercícios.

Veja Também: 10 formas de tornar a malhação divertida

Tenha um hobby

Viver apenas para trabalhar e cuidar da vida não vale a pena, é preciso também fazer atividades de que gosta, como ler livros, ver filmes, passear no parque ou viajar. Aproveite cada dia intensamente!

Veja Também: Equilíbrio e bem-estar: 8 Destinos espetaculares para relaxar

Mantenha uma atitude positiva

Evite pensar no que pode dar errado e criar expectativas negativas. Tenha foco sempre nos seus objetivos e lute para conseguir o que quer. Quando atingir algo, agradeça quem a ajudou e mantenha a cabeça erguida diante de uma eventual dificuldade.

Veja Também: Dança: benefício ao corpo e mente

Aprenda algo novo

Faça um curso presencial ou online e coloque sua mente para trabalhar em algo produtivo, em vez de apenas pensar em eventos negativos.

Aprenda um novo idioma, a cozinhar melhor, algo relacionado a sua área de atuação ou até mesmo uma arte, como o teatro e a música. Você verá que ficará bem mais leve e tranquila!

Veja Também: Guia definitivo para driblar a TPM

como acabar com o estresse

Atenção ao dinheiro

Uma das grandes preocupações da maioria das pessoas é com as despesas. Mas, antes de conseguir um aumento da renda ou do salário, verifique você mesma se não está gastando demais com o que não precisa e comece a se organizar desde já.

Anote os gastos que faz e guarde um pouco mensalmente para usar em caso de emergência ou para realizar um grande sonho.

Veja Também: Sucos para mandar a TPM para bem longe

Contato com a natureza

Se você tem se sentido muito estressada, repare se está ficando demais dentro de casa e do escritório. Tire um tempo para passear no parque ou na praia, aprecie a natureza e brinque mais com cachorros e gatos. O contato com a natureza ajuda a desacelerar e a tranquilizar a mente.

Veja Também: 10 coisas que os homens pensam, mas não falam

dicas para evitar o estresse

Ouça música para eliminar o estresse da sua vida

Independente do estilo, todo mundo gosta de ouvir música para se distrair, cantar e dançar. Por isso, se você possui um tempo do seu dia que pode encaixar a música, aproveite.

Você pode ouvir os artistas de que gosta mais no carro, no ônibus ou cozinhando. O importante é manter acesa a chama da sensibilidade musical, que é vital para ter um bom dia.

Uma Resposta

  1. Li 15/05/2015

Adicionar comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.