10 erros que você comete ao fazer o olho preto esfumado

Olhos bem dramáticos, com aquele mega esfumado preto é a preferência de 8 entre 10 mulheres, principalmente quando surge algum evento à noite e, com ele, o desejo de ficar maravilhosa e atrair todas as atenções.

O efeito glam produzido pela sombra preta e o delineado marcado fazem toda a diferença na maquiagem e realçam a beleza dos cabelos e das roupas da mulher.

Entretanto, este desafio não é tão simples e nem todas nós conseguimos reproduzir da maneira correta esta make, que precisa ser feita com cuidado e perfeição, já que sombra preta, seja ela em pó ou em gel, pode transformar o glamour em pesadelo de uma hora para outra, arrancando você do posto de diva e te deixando com uma aparência cansada e nada glamorosa.

Dicas para conseguir um olho preto esfumado

Fique longe deste problema e corrija os 10 erros que você comete ao fazer olho preto esfumado.

1 – Não disfarçar as olheiras

Para que o preto esfumado não deixe você com uma aparência de “olhos de panda”, é essencial que o preparo da pele seja bem feito.

Isso consiste, em primeiro lugar, disfarçar imperfeições do rosto, com corretivo após terminar o esfumado, principalmente na região das olheiras, que são mais escuras.

Se não forem disfarçados, os tons arroxeados das olheiras misturados à sombra preta produzirão um efeito fantasmagórico que arruinará todo o glamour da sua make.

Outro cuidado é que o corretivo deve ser o mais próximo possível ao tom da sua pele, para que o efeito fique bem natural.

Veja Também: Aprenda disfarçar olheiras com maquiagem

2 – Aplicar fixador de sombra

A sombra preta já é, por si só, pigmentada, e dispensa o uso de fixadores de sombra ou corretivo, principalmente na região do côncavo, onde o esfumado é feito com maior intensidade.

O uso de fixadores impede que a sombra seja esfumada e tenha o efeito desejado. Por isso, evite fazer uso desse produto ou aplique somente na área que não será esfumada.

Veja Também: 9 erros que você comete ao aplicar máscara de cílios

3 – Aplicar a sombra preta diretamente nas pálpebras limpas

O segredo de toda maquiagem esfumada é o degradê e a brincadeira com as cores que vão se misturando e se destacando em leves nuances de tons.

Portanto, para que o seu olho preto esfumado fique perfeito, não aplique a sombra preta diretamente na pálpebra móvel.

O fundo da maquiagem deve ser feito com uma sombra marrom, que você já pode aplicar realizando um esfumado em movimentos de vai e vem, fazendo uma transição entre a pálpebra móvel e o côncavo dos olhos.

Após a aplicação da sombra preta, pegue o pincel com sombra marrom para dar continuidade ao esfumado.

Veja Também: 12 erros que você comete ao maquiar os olhos

4 – Delinear e esfumar sem levar em conta o formato dos seus olhos

O formato dos olhos é diferente de pessoa para pessoa e de etnia para etnia.

Algumas mulheres possuem olhos grandes, outras, pequenos e em uma parcela, como as orientais, não há a presença da dobrinha dos olhos, a qual chamamos de pálpebra móvel.

Tudo isso deve ser levado em conta na hora de fazer um olho preto esfumado.

Seguir os padrões de tutoriais sem considerar o seu formato de olho pode frustrar suas expectativas e, por isso, a adaptação é a melhor saída.

É importante lembrar que uma maquiagem super preta tende a diminuir o tamanho dos olhos, o que é excelente para quem tem olhos maiores, mas nem tanto para quem já tem os olhos pequenininhos.

Para esses casos, é importante que o delineado seja feito no sentido de expandir os olhos, como ocorre com o delineado gatinho, por exemplo.

Deixar o delineado mais grosso do meio até o fim da pálpebra também ajuda a aumentar a região e levantar o olhar de quem tem olhos caídos. Aplicar lápis branco ou bege na linha d’água também ajudará a deixar os olhos maiores.

Veja Também: Olho esfumado azul passo a passo

5 – Não aplicar corretamente a máscara de cílios

Olhos pretos esfumados só adquirem estilo glam se os cílios estiverem à altura da maquiagem que você se propôs a fazer.

Se você tiver cílios grandes e alongados, umas boas camadas de máscara de cílios já serão o suficiente.

Se esse não é o seu caso, a melhor maneira de conquistar o resultado perfeito é aplicando cílios postiços. Você vai se surpreender.

Veja Também: 10 Dicas para Você colocar Cílios Postiços corretamente

6 – Aplicar muito produto

Sabemos que, com sombra preta, todo o cuidado é pouco. Ela borra facilmente e pode deixar seu rosto todo manchado, sendo também, bem difícil de remover.

Para evitar o máximo possível de borrões, aplique a sombra preta pouco a pouco e esteja com um algodão e removedor de maquiagem para os olhos por perto para ir retirando os resíduos que vão caindo no rosto.

Veja Também: Maquiagem para festa: olho preto esfumado

7 – Maquiar a pele antes dos olhos

Este talvez seja um dos maiores erros que você comete ao fazer olho preto esfumado: maquiar a pele antes dos olhos.

Isso porque, como já destacamos, a sombra preta costuma borrar e você vai precisar, em um momento ou outro, remover os resíduos.

Caso você já esteja maquiada, ao borrar seu rosto de sombra, automaticamente, toda a maquiagem irá por água abaixo. Por isso, a ordem certa é: olhos primeiro, face depois.

Veja Também: Olhos esfumados: saiba como consegui-los

8 – Não esfumar corretamente

O segredo da beleza dos olhos pretos esfumados é, justamente o degradê entre as sombras.

Portanto, se você não tiver paciência para ficar um bom tempo fazendo movimentos leves de vai e vem, certamente as sombras ficarão marcadas e o efeito não será o esperado.

O mesmo vale para o esfumado em excesso que pode fundir as cores e tirar o efeito das sombras. Esfumar o lápis da linha d’água e parte inferior dos olhos também é importante.

Utilize um pincel chanfrado com um pouco de sombra preta e espalhe bem. Isso evitará que a sua maquiagem escorra ao longo da noite.

Veja Também: 7 Erros mais comuns na hora de iluminar a pele e como evitá-los

9 – Usar o pincel errado

Quem gosta de maquiagem sabe que existe uma infinidade de pincéis para os olhos, cada qual com uma função determinada.

E isso não é uma bobagem. Para fazer um olho esfumado preto perfeito, é essencial que você utilize os pinceis adequados.

Os principais, neste caso, são o pincel chatinho, para aplicação das sombras, o chanfrado, para fazer o delineado e o pincel de esfumar, que possui cerdas mais longas e bem macias, perfeito para dar o efeito esfumado.

Lembre-se de segurar o pincel bem na ponta do cabo, para que sua mão esteja bem leve na hora de realizar os movimentos de vai e vem e deixar o degradê bem suave.

É importante ressaltar que os pincéis devem estar limpos, para que resíduos de outras maquiagens não passem para os seus olhos.

Veja Também: Erros de maquiagem que engordam o rosto

10 – Errar o restante da maquiagem

Não adianta nada fazer um olho preto esfumado incrível se você errar o restante da make.

Para que toda a maquiagem fique harmoniosa, aplique corretivo para iluminar o rosto e esconder imperfeições, como olheiras.

Além disso, pontos de luz feitos com sombra clara e lápis iluminador quebrarão um pouco o drama da maquiagem dos olhos e não deixarão a make tão carregada.

O uso do iluminador na face também é recomendado. Para finalizar, evite exagerar no blush e escolha bem o batom. Seguindo esses passos não tem erro. O seu esfumado preto será garantia de sucesso.

Veja Também: Os 15 erros de maquiagem mais comuns

Veja a seguir dicas de como fazer um preto esfumado perfeito:

Sair da versão mobile