10 dicas para você economizar no seu casamento

Ter um casamento lindo, igual ao sonhado, pode ser mais fácil do que você imagina.

Veja Também: 13 itens que você precisa ter no seu casamento

Mais: 20 coisas que não podem faltar em uma festa de casamento

Basta se organizar direito e pensar em quais detalhes podem ser cortados ou no que você pode economizar.

Dessa forma, o casamento não sairá muito caro e você poderá começar a vida a dois sem se preocupar com as despesas.

Confira algumas dicas para economizar no casamento:

economizar no casamento

Data

Veja Também: Dicas para casamento no campo

Antecedência

Quanto mais cedo você contratar os serviços e comprar o que precisa, mais barato sairá. Isso acontece porque as empresas trabalham com reservas e, quando a data estiver próxima, o trabalho delas poderá ser maior e mais corrido, o que as fará cobrar mais.

Por isso, faça uma planilha de tudo o que você precisa fazer e comece a pesquisar os preços com pelo menos seis meses de antecedência. Somente assim você terá a certeza de ter contratado o serviço que deseja pelo melhor preço do mercado.

Veja Também: 10 itens diferentes para você pedir em sua lista de casamento

Convite

Os convites são uma parte bastante interessante da festa de casamento, pois são eles que mostrarão aos convidados o tom do evento. Porém, em vez de optar por modelos sofisticados, que obviamente são mais caros, confira o que as gráficas têm a oferecer.

Escolha convites mais simples para os convidados e, se quiser fazer um agrado para os padrinhos, entregue a eles um convite personalizado, que pode vir acompanhado de uma caixa de bombons. Veja aqui diversas opções.

Veja Também: 6 Dicas para economizar na organização do seu casamento

Lista

Se você quiser caprichar na festa de casamento, evite convidar todo mundo que conhece simplesmente por educação.

Lembre-se de que esse é um momento bastante importante na sua vida, sendo que não é necessário chamar todos os vizinhos, por exemplo.

Ao fazer uma festa de casamento para menos pessoas fica mais fácil se organizar e economizar com o buffet, as comidas e as bebidas.

Veja Também: Lista de casamento: saiba como fazer a sua

Salão

Na hora de optar pelo salão pesquise aqueles que já têm serviço incluso, pois isso costuma sair mais barato do que se fizesse à parte.

Além disso, observe se as paredes do espaço estão conservadas e se as cadeiras e as mesas são bonitas.

De nada adianta alugar um local com aspecto feio, pois você ainda precisará de uma decoração extra para deixar tudo bonito e elegante.

Veja Também: Dicas para casamento

Cardápio

Se a festa de casamento for realizada durante o almoço ou jantar, prefira oferecer um prato simples de cada tipo para agradar a todos. Filé de frango, carne, peixe, salada e alguma massa, por exemplo, já darão conta do recado.

Porém, a opção mais barata, que pode ser usada em cerimônias realizadas fora dos horários das refeições principais, é organizar uma mesa com aperitivos. Dessa forma, serão necessários menos garçons para servir, o que ajudará a economizar ainda mais.

Veja Também: Naked cake é a nova tendência em bolos para casamentos

Bebidas consignadas

A quantidade de alimentos e, principalmente, de bebidas é uma dúvida comum dos noivos ao organizar a festa de casamento.

Afinal, se comprar pouco, os convidados serão prejudicados, mas se houver demais há o risco de sobrar.

Para evitar esse problema, opte por empresas que vendem bebidas consignadas, isto é, quando as bebidas não são consumidas, elas podem ser devolvidas sem qualquer custo adicional.

Veja Também: Como planejar o casamento

Decoração

Se você gosta de artesanato ou possui amigas que também fazem objetos lindos, por que não investir nesse dom para decorar o casamento?

Há vários vídeos tutoriais na internet que ensinam como fazer enfeites simples, mas que deixam o ambiente bastante bonito e romântico.

Utilizar latas e garrafas pintadas para utilizar como vasos é um ótimo exemplo disso, sendo que você também pode montar pompons e corações em papel.

O resultado será incrível e você terá mais um motivo para se orgulhar por toda a vida. O material sai bastante em conta se você comprar em lojas especializadas.

Veja Também: Vestidos de noiva apropriados para cada signo

Fotógrafo

Não pense em dispensar o fotógrafo só porque o seu primo ou o seu amigo gosta de tirar fotos nas horas vagas.

Lembre-se de que o olhar de um profissional é muito importante, assim como o equipamento adequado, para que as imagens saiam perfeitas e que os convidados também curtam a festa de casamento, sem ter uma responsabilidade tão grande.

Para evitar um gasto muito elevado, contrate um fotógrafo que tenha poucos anos de experiência, mas que apresenta um bom portfólio. Você terá um álbum com qualidade, sem precisar mexer demais no orçamento da festa de casamento.

Veja Também: O que não pode faltar no álbum de casamento

[ninja-inline id=9469]

Lembrancinha

Invista em seus dotes artísticos para fazer lembrancinhas diferentes e delicadas. As opções são infinitas: desde caixinhas decoradas, pregadores em formato de noivos até almofadinhas.

O único detalhe a reparar é se o presente será útil de fato, pois se for para simplesmente cumprir a burocracia da festa casamento, valerá mais a pena entregar os tradicionais bolinhos bem-casados, que não deixam de ser uma verdadeira delícia e agradam a todos.

Veja Também: 27 itens para o CheckList da noiva

Agora que você já tem ideias para economizar na sua festa de casamento, que tal começar a se organizar? Coloque tudo em uma planilha, respire fundo e mãos à obra!

Sair da versão mobile