Como usar plantas artificiais na decoração de sua casa

As plantas artificiais foram consideradas, por muito tempo, itens de decoração “bregas”.

Por sorte, esse estigma foi quebrado e esses objetos decorativos podem, facilmente, serem incorporados em qualquer cômodo de qualquer ambiente.

As vantagens são várias: praticidade, requerem pouco cuidado e são, cada vez mais, parecidas com plantas naturais.

Não há motivos para você não investir nesses artigos de decoração na sua casa, ou escritório. Confira algumas dicas de decoração com flores e plantas artificiais:

Como escolher as plantas artificiais

decoração com plantas artificiais

Antes de escolher a planta artificial ideal para decorar um ambiente, é preciso levar em consideração o tamanho do espaço e o local onde o item decorativo vai ser exposto.

Em um espaço amplo, a dica é investir em plantas artificiais grandes com folhas finas. Podem ser os coqueiros, bananeiras e árvores do gênero. Vale lembrar que essas plantas precisam estar em harmonia com os outros elementos do espaço, como móveis, cortinas, tapetes… Tente combinar cores e não sobrecarregar a decoração do cômodo.

Em caso de espaços pequenos, uma boa dica para adaptar a decoração com plantas artificiais é misturar mais de um tipo de planta em um único recipiente, ou seja, compre um vaso e coloque dois, ou mais tipos de plantas artificiais: flores com folhagens, flores diferentes, folhagens verde com folhagens secas…

Quando se decora um espaço pequeno, o cuidado para não exagerar deve ser redobrado. Então, não compre plantas artificiais muito grandes, ou muito coloridas, por exemplo.

Veja: Como aplicar o Feng Shui na sua casa

Mais: 10 itens que podem deixar a decoração de sua casa brega

Elementos da natureza dentro do espaço

planta artificial com vaso decorativo quadrado

Como dito anteriormente, as plantas artificiais são práticas, não pedem esforços para manutenção e dificilmente vão fazer sujeira dentro de casa.

Um truque da decoração para aumentar a sensação de espaço é colocar elementos da natureza dentro do cômodo. Isso, aliado à praticidade das plantas artificiais, faz com que esses itens decorativos sejam essenciais.

Decore as mesas com arranjos de flores, por exemplo. Esses elementos vão aproximar os frequentadores da casa à natureza garantindo o bem-estar e a tranquilidade, além de aumentar a sensação de espaço e de pureza.

Veja: Decoração de quarto infantil: criatividade, estímulos e segurança

Mais: 7 dicas para sua cozinha parecer maior

Luminárias e plantas

Luminária sem lâmpada com plantas

As luminárias suspensas são ideais para decorar e iluminar espaços pequenos. Elas dão um toque moderno e aposentam mesas, ou criados-mudos para suportarem um abajour, ou luminária de mesa.

Os elementos da natureza citados anteriormente podem ser incorporados nesses itens. As luminárias suspensas podem ser envoltas com folhagens e ramos artificiais.

Saiba: Como decorar uma sala pequena

Mesclando

Flores Artificiais

Para quem não é muito fã das plantas artificiais, mas quer a praticidade delas, outra dica é misturá-las com elementos naturais.

Colocá-las em vasos com cascalhos e pedras é uma solução. Outra é misturar flores artificiais com plantas naturais no mesmo recipiente.

Veja: Como fazer a decoração de um quarto pequeno

Evitando alergias

planta artificial com vaso decorativo

As plantas artificiais são uma ótima pedida para decorarem espaços onde pessoas alérgicas frequentam. Se você é uma delas e quer dar cor à sua casa, invista nesse tipo de item decorativo. Será melhor para a sua saúde e deixará sua casa mais alegre e colorido.

Conheça: 10 Erros mais Comuns na decoração da casa

Cuidados com as plantas

Mesmo precisando de muito menos cuidados que as plantas naturais, as artificiais também devem ter atenção. As dicas são simples:

  • Sempre tire a poeira desses itens com plano, água e detergente. Essa limpeza permite uma melhor aparência e deixa a decoração da sua casa, ou escritório, melhor e mais harmoniosa.
  • Evite usar sabão em pó, ou deixá-las de molho. Essas ações podem desbotar as plantas artificiais fazendo com que elas não fiquem mais atrativas para serem expostas como itens de decoração.
  • O sol também age da mesma maneira. Quando for deixar as plantas secando, deixe-as na sombra para evitar a perda de cor.

Veja: 5 dicas para renovar a decoração da sua casa

Adicionar comentário