Como lavar os cabelos em casa com resultado de salão

É sempre assim, parece até mágica, quando lavamos o cabelo no salão, ele sempre fica mais bonito, em casa nunca conseguimos o mesmo efeito, mas porque? Bem, são muitos os fatores, desde o shampoo correto, a dosagem, o enxágue, o condicionador, enfim, são todos os passos da lavagem que devem ser seguidos corretamente para um resultado satisfatório. Então, resolvemos mostrar aqui como conseguir lavar os cabelos corretamente, com um efeito igual ao do salão, afinal, quem não quer arrasar no look? Então, e aí, preparadas? Papel e caneta nas mãos:

Veja Também: Como fazer uma escova em casa com resultado de salão

Como lavar os cabelos em casa

Dicas para lavar os cabelos

Analisar seu tipo de cabelo

Começaremos pela escolha do shampoo, é preciso conhecer seu tipo de couro cabeludo antes de lavar os cabelos, se é oleoso, seco ou normal, analisar os fios do cabelo, se estão ressecados, com pontas duplas, oleoso ou com a queratina aberta. Enfim, fazer um diagnóstico, de preferência com a ajuda de um profissional de sua confiança, para saber a real condição atual de seu cabelo. Ok, isso não é possível, o salão cobra muito caro, ou então, você mora muito afastada, enfim, caso não seja possível uma consulta ao dermatologista ou ao hair stylist, então, a dica é optar por um shampoo com potencial de hidrogênio balanceado (ph) ? de 4,5 a 5,5 mais ácido. O PH mais ácido tem a função de retirar o teor alcalino do cabelo, o deixando em estado neutro (natural dos cabelos).

Veja Também: Como cuidar de cabelos cacheados

Raiz oleosa: Quem tiver a raiz oleosa deve optar pelos shampoos transparentes, que têm menos ativos hidratantes.

Raiz seca ou normal: Se a raiz for mais para seca ou normal, a dica é usar o shampoo leitoso.

Shampoo anti-resíduo: Ele deve ser usado no máximo uma vez por semana, e caso seu cabelo tenha progressiva ou tintura, diminua a frequência para cada 15 dias, pois ele limpa a química dos fios.

Quando for lavar os cabelos, espalhe o shampoo pela cabeça, incluindo a raiz, e esfregue suavemente.

Veja Também: 8 penteados para cabelos crespos e cacheados

Enxaguar Corretamente

Como lavar os cabelos em casa
Acredite, essa etapa é fundamental para o resultado, saber enxaguar o cabelo é um segredo, um dos motivos do seu cabelo sair tão radiante do salão e você nunca conseguir repetir o mesmo resultado em casa, nenhum resquício de shampoo deve ficar nos fios, pois podem ficar ásperos e sem brilho. Para isso, quando lavar os cabelos, enxágue-os abundantemente, para retirar todo o produto, com água morna ou fria.

Após o enxágue, tire a umidade dos cabelos com toalha, deixando que ela absorva a água.

Veja Também: Cabelos cacheados: Saiba tudo sobre eles

Condicionador longe da raiz

Não aplique o condicionador nos cabelos super molhados, retire o excesso de água, pois quando passamos condicionador nos cabelos hiper molhados, perdemos produto e não há boa absorção do mesmo, e mais, aplique-o sem encostar no couro cabeludo, nunca passe condicionador na raiz, para não aumentar a oleosidade da região, tanto o condicionador, como os óleos e o finalizador só devem ser aplicados do comprimento para as pontas.

Para não errar, na hora de lavar os cabelos meça 4 dedos a partir da raiz, dali para baixo, o condicionador está liberado.

Veja Também: 50 Fotos de Penteados e Cortes de Cabelo para Negras

Fechando as cutículas

Penteie os cabelos, para fechar as cutículas.

Evitando o frizz

Enxágue com abundância, retirando todo o produto com água em temperatura morna (quase fria), pois lavar os cabelos com água quente ativa a oleosidade e abre a cutícula dos fios, causando o temido frizz.

Veja Também: Como evitar o Frizz e a queda de cabelo no inverno

Secar e não esfregar

Como lavar os cabelos em casa
Agora é a hora de secar os cabelos com a toalha, fazendo-a absorver a água, mas evite esfregá-la, para não abrir novamente as cutículas do cabelo.

Pronta para Divar!

Pronto, chegou a hora de modelar como quiser e já perceberá, seguindo esses passos, a diferença e fortalecimento dos cabelos.

Agora, a dica é ler o artigo “Finalizadores: Aprenda para que servem e como usar”, onde saberão os finalizadores que devem ser utilizados nos próximos passos.

2 Comentário

  1. Juli abril 7, 2016
  2. Flávia junho 7, 2017

Deixe um comentário