Como prevenir a celulite: saiba mais

Todas as mulheres sonham com um corpo bonito, firme e sem sinais de flacidez. Assim, um dos males mais comuns reporta à celulite, que se caracteriza pelo acúmulo de gordura localizada e pelo temido efeito “casca de laranja” na pele.

Saiba então como prevenir através de dicas simples e eficientes que podem ser incorporadas na sua rotina diária sem muito esforço.

“Somos o que comemos”

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Pratique uma alimentação balanceada

A alimentação é a chave para evitar e amenizar os furinhos inestéticos que se concentram na superfície cutânea. Nesse sentido, dê preferência ao consumo de carnes, peixes, cereais integrais, leguminosas, frutas e vegetais frescos; no capítulo dos alimentos a evitar é necessário mencionar os doces, frituras e alimentos processados e gordurosos, que não satisfazem as suas necessidades orgânicas em termos alimentares.

No caso dos lacticínios – isto é, iogurtes, queijos, leite e derivados –, troque a versão tradicional pela magra (também denominada light), que contém maior índice de nutrientes e um nível mais reduzido de gorduras. Como recomendação última, evite o consumo de sal tanto quanto for possível, que provoca o inchaço dos tecidos e aumenta a retenção de líquidos no organismo.

 Beba água

Enquanto fonte de hidratação por excelência, a água é fundamental para manter o corpo hidratado face aos processos biológicos diários a que se encontra sujeito (nomeadamente a transpiração e a eliminação de urina). Além disso, auxilia na prevenção da celulite na medida em que evita o acúmulo de líquidos no interior do organismo.

É recomendada a ingestão mínima de 2 litros de água por dia, sendo que essa quantidade deve ser reforçada para praticantes de exporte ou em caso de amplitudes térmicas extremas (muito frio ou muito calor).

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Água, a arma contra a celulite

Drenagem linfática

As massagens de drenagem linfática são um excelente procedimento para evitar que a celulite se instale na barriga, pernas, coxas e bumbum. Recorra a um profissional ou clínica certificada para realizar este procedimento duas a três vezes por semana e, em casa, massageie estas áreas em movimentos suaves e ascendentes com cosméticos que contenham cafeína, centelha asiática e/ou castanha da Índia na sua formulação.

Evite ainda:

  • Aumentos ou perdas de peso significativas em um curto período de tempo, que favorecem a diminuição da firmeza dos tecidos e o aparecimento da celulite;
  • Utilizar roupas muito justas, que dificultam a circulação sanguínea e a oxigenação do organismo;
  • Ingerir refrigerantes e bebidas alcoólicas, que contêm um elevado nível de açúcar e gás, contribuindo com ‘calorias vazias’ para o acúmulo de gordura no corpo;
  • Permanecer muito tempo sentada ou em pé – faça pequenos intervalos e aproveite-os para colocar em prática exercícios de intensidade leve que ajudam a flexibilizar a musculatura;
  •  Antes de iniciar um regime de exercícios, consulte o seu médico para que seja realizado um diagnóstico personalizado e lhe sejam aconselhadas as modalidades que melhor se adaptam à sua idade, peso e demais características pessoais.

 

 

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