Cientistas criam uma maneira segura de bronzear a pele sem sol

Já pensou como seria fantástico bronzear a pele sem sol?

Você poderia ter o bronzeado dos sonhos e sabendo que não está se expondo demasiadamente a raios ultravioletas que podem causar câncer de pele.

Para quem pensa que isso é parte de enredo de filme futurístico, temos que dizer que se trata de uma descoberta real de cientistas que trabalham nessa busca há mais de uma década.

Um estudo publicado na revista americana de conteúdo científico Cell Reports explica como uma substância chamada forscolina foi usada como base para a criação de uma fórmula capaz de alterara coloração da pele lhe dando aspecto bronzeado sem precisar tomar sol.

Cientistas criam uma maneira segura de bronzear a pele sem sol

Ficou curioso?

Continue lendo e entenda melhor.

Veja Também: Aprenda como usar o bronzeador líquido em 4 passos

E mais: Autobronzeadores: Saiba como usá-los e ter a pele bronzeada até no inverno

A Pesquisa

Há mais de dez anos cientistas americanos trabalham numa pesquisa que visa descobrir uma substância capaz de bronzear a pele sem sol para reduzir o tempo que as pessoas se expõem ao astro-rei, e com isso, reduzir os casos de câncer de pele.

O objetivo era oferecer uma opção mais eficaz que os produtos autobronzeadores que já estão no mercado cosmético há anos e que dar cor a camada superficial da pele apenas.

O resultado dessa pesquisa é uma substância capaz de atuar nas células que produzem os pigmentos e que agem absorvendo a radiação ultravioleta.

Contudo, antes de se animar é fundamental dizer que a droga desenvolvida ainda está passando por uma série de testes para que se tenha certeza que é segura para o uso em seres humanos.

Veja Também: Os 10 mandamentos para manter um bronzeado perfeito

Entendendo a substância para bronzear a pele sem sol

Forscolina

Os cientistas usaram como ponto de partida para a pesquisa, um estudo que foi publicado na revista científica Nature no ano de 2008 em que era apresentada a substância forscolina (extraída de uma planta proveniente da Índia) que tinha a capacidade de dar coloração bronzeada a pele de ratos sem que eles tomassem sol.

Veja Também: Truques e dicas para um bronzeado perfeito

Porque não funciona em humanos

A forscolina, no entanto, não tinha a mesma capacidade em seres humanos porque não conseguia penetrar a nossa pele.

Com a evolução, a pele do ser humano precisou desenvolver uma espécie de barreira para se proteger e compensar a perda da quantidade significativa de pelos.

A função dessa camada é proteger contra a incidência de raios ultravioletas, sensações térmicas e a entrada de substâncias estranhas como a forscolina.

Os ratos por sua vez ainda possuem a sua camada espessa de pelos o que os protege e que é possível de ser ultrapassada pela molécula de forscolina.

Veja Também: Maquiagem com efeito bronzeado passo a passo

Adaptação

Os cientistas envolvidos nessa pesquisa, para desenvolver uma substância capaz de bronzear a pele sem sol, perceberam que podiam se valer do que havia sido descoberto em 2008 para criar um composto capaz de ultrapassar essa camada.

Foi então desenvolvido um creme que passou por testes com ratos de pelo vermelho que são mais sensíveis a ação dos raios ultravioletas, algo semelhante a seres humanos ruivos que são mais suscetíveis a problemas de câncer de pele.

Esses animais apresentaram a pele bronzeada mesmo sem exposição ao sol.

Em seguida foram realizados testes em amostras de pele humana e o resultado demonstrou que a substância era capaz de gerar um bronzeado artificial, mas duradouro.

Para que se tivesse um bom resultado era necessário levar em conta as doses e aplicações frequentes.

Veja Também: Autobronzeador funciona de verdade ?

Como funciona

Saiba sobre a substância para bronzear a pele sem sol

Para conseguir elaborar um composto capaz de bronzear a pele sem sol, a equipe levou uma década e precisou desenvolver uma nova gama de compostos que pudessem ultrapassar a barreira de proteção da pele humana.

Esse composto possui ação sobre uma enzima que torna possível a mudança dos pigmentos da pele tornando-a bronzeada.

Curta: Nossa Página no Facebook

Siga: Nosso Perfil no Google+

Deixe um comentário