8 dicas para você parar de roer unha

Só quem já teve ou tem a triste mania de roer unha sabe o quanto isso é desagradável e até constrangedor, e o pior, largar esse vício não é nada fácil. O problema é que, muito além do fator estético está o da saúde.

Veja Também: 5 terapias para você parar de fumar

Além de ser um sintoma de algum problema psicológico, já que é uma compulsão, também tem o fato da unha perder sua proteção, com isso, a cutícula acaba ficando mais suscetível a fungos e bactérias, podendo, inclusive, sangrar, infeccionar, etc. Assim, quem rói unha, ao levar constantemente as mãos à boca, pode acabar contraindo vírus e bactérias que vão de gripe até complicações piores. Ok, você já entendeu que isso faz muito mal e quer parar com essa terrível mania, não é? Então, preste atenção a essas 8 dicas para você parar de roer unha:

Veja Também: Receitas caseiras para você fortalecer as unhas

8 dicas para você parar de roer unha

Veja como parar de roer unha

1 – Unhas sempre curtas

Dica para cortar o vício de roer unha
Tudo bem você acha as unhas compridas mais bonitas mas, pelo menos, enquanto ainda tiver esse vício, procure mantê-las sempre curtinhas, dessa forma, pelo menos, pode evitar aquela vontade de arrancar um pedacinho que aparecer.

Veja Também: Melhores Unhas Decoradas: Fotos e Tutoriais

2 – Esmalte inibidor do hábito de roer unhas

Esmalte inibidor do hábito de roer unha
Já existem no mercado vários inibidores desse hábito, eles têm um gosto muito ruim além de deixar as unhas muito lisinhas, escorregadias, portanto, pode ser um bom investimento, embora há quem diga que com o tempo até se acostume com o gosto, ou seja, não é garantia de nada, apenas mais uma medida, pois o inibidor sozinho não consegue nada.

Veja Também: Tendências de esmaltes verão 2015

3 – Busque inspiração

Busque inspiração e pare de roer unha
Pois é, procure se inspirar naquela sua amiga com unhas lindas, ou naquela cantora ou modelo, enfim, busque referência para criar um estímulo a mais!

Veja Também: Unhas decoradas das famosas

4 – Faça as unhas semanalmente

saiba como parar de roer unha
Sem dúvida, ver as unhas feitinhas, pintadas e sem cutícula, pode ser um incentivo para você não destruí-las com as suas serrinhas bucais e se pagar caro por isso, melhor ainda. Embora seja aconselhável deixar a unha respirar, sem esmalte nenhum, pelo menos uma semana por mês. Nesse meio-tempo, procure investir em bases fortificadoras e esmaltes com Vitaminas E e B5, disponíveis no mercado.

Veja Também: Receitas caseiras para tratar unhas fracas e quebradiças

5 – Use cores bem chamativas

unhas decoradas ajudam a combater o vício de roer unha
Acredite, essa técnica costuma dar muito certo para algumas pessoas, já que ninguém quer fazer as unhas, gastar caro e um dia depois ver seu esmalte todo ruído…já que as cores vivas aparecem muito mais.

Veja Também: Unhas decoradas para evangélicas

6 – Unhas postiças

Unhas postiças faz parar de roer unha
Uma boa saída é apelar para as unhas postiças que, assim como o inibidor que é amargo, as unhas postiças servem como barreira entre os dentes e as suas unhas originais, tudo bem que o uso excessivo pode enfraquecer ainda mais e descamá-la, mas é, pelo menos, uma saída de emergência até você se acostumar com o novo hábito e parar de roer unha.

Veja Também: Unhas de porcelana passo a passo

7 – Lixas de unhas!

Lixas de unhas para parar de roer unha
Se não era, transforme-a em sua melhor amiga, do tipo inseparável mesmo, ou seja, tenha sempre a seu alcance uma lixa, inclusive em sua bolsa. Principalmente para caso sua unha venha a quebrar ou lascar, antes que caia na tentação de enfiar o dente, passe a lixa sem dó nem piedade.

Veja Também: 5 melhores produtos para você cuidar das unhas

8 – A raíz

aprenda parar de roer unha
Por último, mas não menos importante, na verdade, a dica mais importante delas todas, é saber identificar quando e em que situação essa mania de roer unha acontece, geralmente, em algum momento de ansiedade ou stress. Procure ficar atenta sempre que isso acontecer para trocar esse hábito por um outro saudável, como respirar fundo, por exemplo. Mas qualquer coisa que desvie o foco dos dedos na boca é válida, outro exemplo, mascar chicletes, chupar uma bala. Como é um problema psicológico, caso nenhuma dessas tentativas de parar dê certo, a dica é procurar um tratamento com um médico qualificado.

Veja Também: Saiba como montar um kit para fazer unhas

Se fizer uma decoração de unhas bem bonita, com certeza pensará umas cinco vezes antes de roê-la, concorda? Então, como bônus fica a dica para você investir em unhas decoradas que nunca saem de moda. Se você não sabe como fazer, eu recomendo que faça o curso online passo a passo e aprenda fazer diversos modelos de unhas decoradas que farão você desistir de roer unha.

Add Comment