Quem é o maior vilão das dietas: açúcar ou gordura?

Se houvesse apenas um vilão das dietas, as mulheres não passariam tantos apuros para emagrecer.

No entanto, há dois grandes vilões que costumam dividir opiniões entre aqueles que querem perder peso: o açúcar e a gordura.

Tanto o açúcar quanto a gordura podem fazer bem para a saúde (desde que sejam consumidos na forma mais natural possível), mas em doses exageradas podem arruinar seus planos de perda de peso e, principalmente, causar doenças mais graves.

O açúcar e a gordura são dois grandes inimigos da balança, mas qual deles será o maior vilão das dietas?

Saiba quem é o maior vilão das dietas: açúcar ou gordura

Atualmente, a obesidade atinge grande parte da população mundial e é motivo de preocupação e estudo de diversos especialistas (Obesidade: sua vida pode está em risco).

O documentário de 2014 “Fed Up”, produzido e narrado pela jornalista americana Katie Couric, aborda o consumo exagerado de açúcar e gordura e trata do aumento dos índices de obesidade e de todas as doenças relacionadas a esse problema.

Através do documentário, foi possível observar que alguns alimentos não são tão saudáveis quanto pensamos e também foi possível descobrir qual é o maior vilão das dietas: o açúcar.

Veja: 5 razões para você parar de beber refrigerante

Por que o açúcar é o maior vilão das dietas?

De acordo com os estudos realizados e abordados no filme “Fed Up”, o maior vilão das dietas é o açúcar e não a gordura.

O consultor científico do filme, o neuroendocrinologista Robert Lustig, afirma que a gordura pode não ser sua melhor amiga quando se trata de perder peso, mas o açúcar ainda é pior.

Segundo ele, o grande problema são os alimentos com baixo teor de gordura que tem sua quantidade de açúcar aumentada pelos fabricantes para que o sabor fique mais agradável. Isso faz com que as pessoas consumam alimentos que, aparentemente, são mais saudáveis e menos calóricos, mas na verdade elas estão ingerindo toneladas de açúcar.

Robert Lustig, que também é presidente do Instituto de Nutrição Responsável nos EUA, mencionou ainda que diversas doenças metabólicas que geralmente manifestam-se em obesos tem se tornado cada vez mais comuns entre pessoas que estão no peso ideal.

Dessa forma, pode-se observar que além do açúcar ser o maior vilão das dietas, o real problema da manifestação das doenças não tem causa na obesidade, então, o açúcar não somente impede que você perca peso como também pode provocar doenças mais graves mesmo em pessoas magras.

Além de vilão das dietas, o açúcar é vilão da saúde também.

De acordo com Robert, mais da metade da população dos EUA está experimentando efeitos que antes eram associados somente à obesidade. Se mais da metade da população apresenta problemas (inclusive aquelas que não são obesas), temos uma prova de que não é apenas uma questão de comportamento e sim de exposição – e essa exposição é justamente ao açúcar.

Veja: 5 gorduras do bem para você incluir na sua dieta e ajudar a emagrecer

Uma dieta equilibrada é a chave para o sucesso

Um outro experimento realizado por dois irmãos gêmeos ingleses teve como objetivo testar qual dieta era mais eficaz: a que tem como princípio “gordura zero” ou “carboidrato (açúcar) zero”.

Alexander e Chris van Tulleken são médicos e passaram um mês testando as dietas.

Ao final do experimento, eles chegaram à conclusão que os dois grupos de alimentos são necessários para que o organismo se mantenha saudável, portanto, a chave para o sucesso é manter uma dieta equilibrada e praticar exercícios físicos.

Agora que você já sabe que o maior vilão das dietas é o açúcar, procure evitar seu consumo exagerado. Quando sentir vontade de comer um doce, prefira sempre a opção mais natural que estiver ao seu alcance – uma fruta será sempre melhor que um doce industrializado.

Veja: O que comer em cada refeição para emagrecer de vez e manter o peso ideal

Adicionar comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.