Varizes: Mitos e Verdades

Muitas mulheres temem as terríveis varizes, pois além de prejudicar a estética das pernas, elas ainda podem causar muitos sintomas desagradáveis como inchaço, peso, e dor nas pernas. As varizes podem ser definidas como veias dilatadas e tortuosas, que podem surgir em mulheres e homens de todas as idades, mas principalmente em quem passou dos 35 anos. Você sabia que aos 50 anos, metade da população tem varizes? E que a cada quatro mulheres, um homem apresenta varizes?

Veja Também: Como evitar e tratar os terríveis vasinhos

Varizes: Mitos e Verdades


Por ser um problema que acomete mais as mulheres, precisamos ficar atentas para preveni-las, não é mesmo? Mas como elas surgem? Elas aparecem quando algumas veias se dilatam, seja por predisposição genética ou outros fatores, e com isso elas perdem um pouco da sua função principal, que é bombear o sangue de volta para o coração.

Como muitas mulheres ainda ficam com dúvidas sobre o problema, veja a seguir alguns mitos e verdades sobre esse tema.

Mitos e verdades sobre varizes

Salto alto causa varizes?

Parcialmente verdade: O salto só provoca varizes se for usado excessivamente, ou seja, todos os dias durante anos. Nesse caso, a mulher corre o risco de ter varizes devido um encurtamento da musculatura da panturrilha, que é a região responsável por devolver o sangue para o coração.

Veja Também: Salto alto…usar ou não usar???

depilação

Depilação provoca varizes?

Mito: Essa técnica de eliminar pelos do corpo não causa varizes, porém pode causar vasinhos nas pernas. No entanto,  somente no primeiro ano. Ou seja, não há motivos para se preocupar tanto com isso, né?

Veja Também: Vasinhos nas pernas, acabe com eles!

Vasinhos podem virar varizes?

Mito: Voltando ao assunto sobre vasinhos, eles jamais vão virar varizes. Isso porque eles são condições completamente diferente das varizes. Os vasinhos ocorrem nos capilares superficiais, já as varizes nas veias. Muitas pessoas podem ter varizes e vasinhos ao mesmo tempo, mas eles não tem nenhuma relação.

Veja Também: 13 Dicas para você ter uma pele linda e saudável

gestante

Gravidez provoca varizes?

Verdade: A gravidez pode causar varizes sim, pois nesse período a progesterona aumenta a dilatação das veias, de todas as veias do organismo. E com isso, mulheres que já tem predisposição a ter varizes, podem sofrer ainda mais com essa ação. Para reduzir as chances de aparecer varizes nessa fase, é recomendado o uso de meias de compressão a partir do segundo mês de gravidez.

Veja Também: Dicas para cuidar do corpo durante a gravidez

Anticoncepcional piora as varizes?

Verdade: A pílula anticoncepcional realmente aumenta as chances do aparecimento das varizes. O medicamento também aumenta o número de vasinhos, já que tem estrogênio.

remédio

Exercícios aeróbicos ajudam a evitar?

Verdade: Todos os exercícios aeróbicos como nadar, caminhar, correr, pedalar, entre outros, ajudam a prevenir as temidas varizes. Isso porque o sedentarismo é o principal vilão para o surgimento do problema. Além disso, os exercícios aeróbicos, inclusive subir escada, são excelentes para o retorno venoso.

Verdade: Ginástica aeróbica: perca peso se divertindo

Agora que você já acabou com boa parte das suas dúvidas sobre os mitos e verdades sobre varizes, aproveite essa oportunidade para mudar seus hábitos para preveni-las. Mas, se ainda tiver com dúvidas sobre o assunto, procure um médico vascular.

Adicionar comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.