Unhas e Cabelos Fracos: Quais São as Causas? Como Evitar?

Algumas pessoas acreditam que a beleza dos cabelos e unhas tem função meramente estética, no entanto, a boa aparência de ambos indica que sua saúde está em boas condições.

Então se você tem unhas e cabelos fracos deve ficar atenta, pois pode ter algo errado com a sua alimentação ou estado de saúde.

Vamos conhecer quais são as causas e como evitar esse problema.

Veja: Receitas caseiras para tratar unhas fracas e quebradiças

Mais: Receitas caseiras para cabelos quebradiços e elásticos

Unhas e Cabelos Fracos - Quais São as Causas? Como Evitar?

Quais São as Causas?

Na verdade existem várias possíveis causas para unhas e cabelos fracos, contudo, o que deve acender o sinal de alerta é que pode ter ligação com a saúde e bem-estar. Como já informamos aqui no Site de Beleza e Moda, existem coisas que seu cabelo pode revelar sobre sua saúde.

Quando a pessoa em questão não ingere por meio da alimentação os nutrientes necessários para a manutenção do organismo, este, precisa retirá-las de alguma reserva.

O corpo humano trabalha sempre pensando no que é menos importante para a sua sobrevivência, logo ter unhas e cabelos bonitos não é uma prioridade.

Então numa situação de falta de nutrientes o organismo irá retirar dos cabelos e unhas, essas partes do corpo são as primeiras a sofrerem retiradas. Se você tem unhas e cabelos fracos pode estar com falta de nutrientes.

Conheça: 10 alimentos que fortalecem unhas e cabelos

Possíveis Doenças

As unhas e os cabelos funcionam como um termômetro de quanto o organismo está forte, se eles estão quebradiços e fracos pode ser um indício de problemas de saúde como anemia, má circulação sanguínea, hipotireoidismo, hipertireoidismo entre outros.

Quando se chega a um ponto extremo de má aparência de cabelos e unhas é interessante procurar um médico.

Veja Também: 5 sinais de que sua manicure não é tão profissional quanto parece

Cuidado com Dietas Radicais

Quando uma pessoa se submete a uma dieta radical em que corta drasticamente alimentos importantes para a manutenção do organismo acaba passando por aquela situação de ter as “retiradas” do que seria menos importante, ou seja, os cabelos e as unhas.

Talvez você conheça alguma amiga que fez uma dieta dessas e apresentou queda de cabelo, por exemplo. Falta de nutrientes é muito sério.

Veja: Como evitar o Frizz e a queda de cabelo no inverno

Como Evitar Unhas e Cabelos Fracos

Como ficou claro até aqui ter unhas e cabelos bonitos depende particularmente de ter uma nutrição adequada em sua alimentação. Pensando nisso tem alguns alimentos que devem ser incluídos em sua dieta para fortalecer as suas unhas e os seus fios.

Veja: 5 tratamentos caseiros para fortalecer as unhas

Separamos as dicas em duas listas, cabelos e unhas.

Alimentos Aliados das Suas Unhas

Vitaminas do Complexo B – Essenciais para dar força para as unhas estão em alimentos como derivados do leite, aves, carnes, grãos integrais entre outros.

Vitamina C – Para fortalecer as suas unhas com essa vitamina inclua em seu cardápio goiaba, laranja, pimentão, limão, tangerina entre outros. A dica é dar preferência para frutas cítricas.

Vitamina E – Importante antioxidante pode ser encontrada em alimentos como nozes, sementes, folhas de cor escura e grãos integrais.

Biotina – Substância que é encontrada em peixes de água salgada como arenque, sardinha e salmão e que tem grande importância para as unhas.

Queratina – Proteína fundamental para a força das unhas que está em ovos, frango e peixes.

Zinco – Um mineral que não pode faltar nas suas unhas e que pode ser encontrado em carnes, quinoa e amaranto.

Veja Também: 5 alimentos que ajudam a aumentar a imunidade e que poucas pessoas sabem

Alimentos Aliados dos Seus Cabelos

Ferro – A anemia consiste basicamente na falta de ferro no organismo e você pode encontrá-lo em carne vermelha, folhas que tem cor escura e feijão.

Zinco – Os fios também precisam e muito desse mineral que pode ser encontrado em nozes e castanhas.

Ácidos Graxos Essenciais – Dão força e brilho, você encontra em óleo de linhaça.

Potássio – Fundamental para a saúde do cabelo pode ser encontrado em sementes de girassol e frutas secas.

Silício – Encontrado no pepino pode fazer muita falta para o cabelo.

Aminoácidos – São muito mais eficazes quando ingeridos pela alimentação do que quando depositados com produtos de beleza. Inclua no cardápio leite, feijão, ovos entre outros.

Veja Também: 4 alimentos que interferem no crescimento dos cabelos

Adicionar comentário