7 maneiras de tratar a pele muito ressecada e combater a desidratação

Mudar alguns hábitos e hidratar a pele frequentemente, pode ser o segredo para resolver o problema da pele muito ressecada

Pele muito ressacada, pode causar sintomas como coceira, descamação e vermelhidão. O problema surge pela quantidade insuficiente de água na camada mais superficial da pele, a epiderme. Seria ótimo se hidratássemos nossa pele e ela permanecesse macia e hidratada pelo resto do dia, não é mesmo?

Acontece, que nossa pele está exposta, diariamente, a inúmeras agressões externas, como a poluição e o sol. Fatores que contribuem para o a evaporação natural da água da epiderme, favorecendo o ressecamento excessivo da pele.

O incômodo pode afetar, igualmente, homens e mulheres, mas os idosos são os que mais sofrem com a pele muito ressecada. Isso acontece, porque a produção dos lubrificantes e óleos naturais vão diminuindo à medida que vamos ficando mais velhos. Mas, não se desespere!

Mudar alguns hábitos, investir em produtos com formulação mais suave, hidratar a pele frequentemente, pode ser o segredo para resolver o problema e manter a pele saudável e hidratada. Descubra o que você deve fazer para tratar a pele muito ressecada.

+ 6 Receitas Caseiras para Tratamento de Pele com Ingredientes Naturais

Pele muito ressecada

Mude os hábitos

De acordo com a SBD (Sociedade Brasieleira de Dermatologia), peles extremamente secas, podem estar relacionadas a fatores genéticos ou hormonais, como a menopausa, e problemas de tireoide.

Mas, na grande maioria das vezes, a pele muito ressecada é sinal de uma desidratação momentânea. Essa desidratação, como mencionamos acima, é sinal da falta de água na epiderme, que comumente está relacionada a:

1 – Banhos muito quentes:

Em entrevista ao site Dermaclub, a médica dermatologista, Vanessa Metz explicou:

“A água quente remove a barreira protetora da pele, fazendo com que a derme, com o passar do tempo, fique com aparência craquelada, isso pode causar o prurido (coceira) e vermelhidão, após o banho”.

A médica ainda explicou que o mesmo acontece no rosto, porém, as glândulas sebáceas aumentam a produção de sebo por entenderem que a pele está desprotegida. Com o aumento da produção de sebo, há um aumento da oleosidade da pele, mas isso não quer dizer que ela está hidratada. O mesmo também acontece no couro cabeludo.

+ Como ter uma pele perfeita com a ajuda de ingredientes simples

2 – Exposição solar excessiva:

Não há dúvidas que o sol traz inúmeros benefícios ao nosso corpo, porém há um limite. Segundo a SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), a radiação ultravioleta (UV) tem efeito cumulativo e os raios solares atravessam a pele profundamente.

Além de deixar a pele muito ressecada, a luz (UV) interage com as células da pele, gerando os radicais livres que, são os maiores culpados pelo surgimento das rugas e câncer de pele.

+ 6 coisas que podem acontecer se você usar protetor solar todos os dias

3 – Clima frio:

De acordo com a SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), com as baixas temperaturas e a baixa umidade do ar, nossa transpiração corporal é diminuída, o que deixa a pele muito ressecada.

+ Solucione 7 dramas que atormentam a pele no inverno

4 – Uso de produtos inadequados com seu tipo de pele:

Aqui, faremos referência ao uso de tônicos e sabonetes com alto poder desengordurante, que podem aumentar muito o ressecamento da pele.

+ O protetor solar ideal para cada tipo de pele

Como tratar a pele muito ressecada?

Para reconquistar uma pele saudável e com viço, primeiramente, você deve passar bem longe dos hábitos listados acima, mas, também, é preciso adotar alguns cuidados especiais na sua rotina diária.

5 – Rosto com a pele muito ressecada? Use água micelar

Limpar o rosto é fundamental na rotina diária de cuidados com a pele e escolher um produto com formulação suave como a água micelar, é essencial para que limpeza não acabe se tornado um problema.

O produto pode ser usado por todos os tipos de pele. Ele limpa, e demaquila, absorvendo a sujeira sem agredir a barreira de proteção da pele.

+ Limpeza de pele profunda caseira

6 – Use um hidratante com proteção (UV)

Investir em um bom hidratante facial com proteção (UV) é de extrema importância para tratar a pele muito ressecada. De acordo com a SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), a pele precisa de uma boa hidratação para manter seu viço e sua beleza.

A hidratação, mantêm a integridade da camada de proteção cutânea, evitando assim problemas como ressecamento, irritações, infecções, envelhecimento precoce e descamação. É importante, diariamente, usar hidratantes sempre apropriados a seu tipo de pele e específicos para o rosto e corpo.

Ainda, de acordo com a SBD, é extremamente importante hidratar-se de dentro para fora. Sendo assim, além de usar produtos específicos, é recomendado a ingestão, diária, de pelo menos dois litros de água.

+ Aprenda fazer um hidratante caseiro para pele seca

7 – Evitar esfoliação excessiva

Em entrevista ao site Dermaclub, a médica dermatologista, Mariana Pinheiro explicou:

“A esfoliação tem como função promover a renovação celular. Quando se torna excessiva, o manto lipídico é reduzido, diminuindo assim as defesas naturais do organismo. A partir disso é comum o aumento da coceira e do ressecamento”.

A médica explicou ainda que, o ideal é esfoliar a pele a cada 15 dias. E que, quando feita da maneira certa e no tempo certo, o procedimento é extremamente benéfico à pele, pois, ao promover a renovação celular permitimos a melhor absorção dos cremes hidratantes.

Sair da versão mobile