Entenda quais são os tipos de vestidos e aprenda a escolher entre o vestido longo ou o curto

É muito comum que as mulheres tenham dúvidas sobre como se vestirem para determinadas ocasiões. Por exemplo, será que pode usar vestido curto em um casamento ou como deve ser o comprimento do vestido longo? Se você conhece quais são os tipos de vestidos, a resposta se torna mais simples. Isso porque o vestido é uma peça de roupa única e vai dizer muito sobre você naquele lugar. Ele pode ser uma roupa para o trabalho, para o casamento, para o dia a dia e muito mais. A variação começa no tecido, mas a dúvida de hoje é para falar sobre as diferenças entre os tamanhos dos vestidos longos e dos curtos.

Nesse texto, você vai encontrar os seguintes tópicos:

Quais são os tipos de vestidos

Se a gente for buscar na história da moda quais são os tipos de vestidos que existem, isso levaria muito tempo porque a variação é bastante grande. Por isso, a ideia é considerar apenas dois tipos de vestidos para esse artigo: o longo e o curto.

Vestido

Por exemplo, em uma ocasião casual, qual é o melhor tipo de vestido a ser usado? Ambos! É isso mesmo: geralmente, não há muita regra quando ao uso do vestido pelo seu tamanho, ainda que vale a pena considerar o bom senso na hora de escolher a peça de roupa.

Para se ter uma ideia, um vestido longo feito de malha, viscose ou poliéster podem ser casuais. Da mesma forma, os vestidos curtos tendem a ser mais confortáveis e versáteis, assim também podem ser ótimas opções para eventos casuais e para o dia a dia, por exemplo.

Outra ideia bacana para quem busca versatilidade é considerar o estilo que foi inspirado em camisetas, chamado de chemise. Assim, esse tipo de vestido, que pode ser longo ou curto, acaba dando uma impressão mais leve no ambiente, ainda que possa ser totalmente formal.

Os tipos de vestidos para cada corpo

O segundo ponto é saber que além da variedade de vestidos que existem, também precisamos levar em conta as diferenças físicas entre as mulheres. Afinal, uma é mais alta do que a outra, uma pode ser mais magra, uma pode ser mais morena e assim por diante.

Nesse caso, também não existem regras se a mulher se sente empoderada e confortável. Mas, seguindo as tendências da moda e de vários estudos dá para dizer que existem algumas dicas que valem a pena ser consideradas nessa hora.

Nesse caso, um ótimo exemplo é o vestido evangélico que costuma agradar não apenas as mulheres que são cristãs, mas também aquelas que gostam de não expor tanto o corpo. Logo, modelos transpassados e em tons mais escuros podem ser mais aconselháveis.

Há quem diga que vestidos tubinhos não ficam bem em mulheres altas. Só que a cada dia as próprias mulheres tem quebrado vários paradigmas e esse é um deles. Então, o ideal é experimentar e saber se aquele vestido combina com você para o seu próximo evento.

Quando o vestido é considerado curto

A partir desses dois tópicos, sobre quais são os tipos de vestidos que existem e os modelos para cada corpo, agora é hora de entender qual o comprimento ideal para um vestido longo. Afinal, longo é aquele que passa do joelho, é isso mesmo?

De forma bastante resumida, sim. Essa teórica está certa. Logo, considere que o vestido curto é aquele que fica acima do joelho. Já os que ficam abaixo disso são considerados longos. Aliás, aqui entra um ponto interessante e que gera dúvidas em muitas mulheres:

Os vestidos curtos podem ser usados em festas de casamento também. Ainda assim, não se recomenda que ele seja curto demais, ok? O ideal é que o modelo de vestido não fique desconfortável e nem mesmo vulgar para esse tipo de evento formal.

Quais os modelos de vestidos longos e os nomes de vestidos curtos

Também não existe regras para a escolha de vestidos longo a partir da história ou do nome. Então, você pode procurar por expressões como “vestido longo com decote”, “vestido longo com gola alta”, “vestido longo sereia” ou “vestido longo ombro a ombro”, entre outros.

O mais bacana é notar que os vestidos longos podem ser vestidos chiques e deixar as mulheres mais à vontade, até mesmo em dias calorentos. Do outro lado, a gente pode considerar os nomes dos vestidos curtos, que são conhecidos por expressões famosas também.

Por exemplo, tem o “vestido mullet”, que é mais curto na frente e mais comprido atrás. Outro nome conhecido é o “vestido triângulo”, que tem esse formato geométrico e fica acima do joelho. Tem ainda o “vestido godê” e o “vestido midi” que se encaixa bem nessa categoria.

Quando escolher o vestido longo e quando escolher o vestido curto

Nesse tópico final, a ideia é que você faça uma conexão entre todos os pontos que foram destacados acima, da compreensão sobre quais são os tipos de vestidos até mesmo os estilos de vestidos curtos ou dos longos. Isso vai ajudar demais na hora de tomar a decisão final.

Para quem busca essa ajuda para escolher o melhor vestido para cada evento, considere alguns exemplos. Para dias casuais, como churrascos, o modelo de alcinhas e que deixa os ombros de fora pode cair bem. Ou ele pode ser de manga curta também.

Para aniversários e batizados, a ideia é pensar em um tipo de look esporte fino. Logo, dá para usar um vestido curto, só que mais elegante e que se conecte com acessórios. Para festas de danças ou formaturas, o traje longo pode ser o mais indicado, inclusive, dá para ousar.

Pensando de modo mais formal, quem vai em um casamento ou em um jantar de negócios, deveria considerar os tecidos mais rebuscados, podendo ser curto ou longo. Já em coquetéis e jantares, os vestidos curtos caem bem, ainda mais se forem com casaquinhos ou de malha.

Sair da versão mobile