6 técnicas de beleza de ontem e hoje

Vamos combinar que nossas avós, pobrezinhas…sofriam!

Veja: 17 dicas de beleza que funcionam desde os tempos da vovó

Ficar bonita antigamente não era tão simples como hoje em dia, quando já podemos contar com a tecnologia e a medicina super avançada dos últimos tempos, tantas opções de produtos e de aparelhos disponíveis no mercado ao nosso alcance.

Nos tempos da vovó, uma boa produção significava técnicas super demoradas, que muitas vezes tinham que começar na noite anterior, além de infinitos métodos nada, nada ortodoxos e, muitas vezes, até bem perigosos, como alisar o cabelo com a ajuda de um ferro de passar e por aí vai.

Por isso, resolvemos mostrar seis técnicas de beleza de ontem e hoje, com certeza, você vai ver como as coisas estão bem mais fáceis hoje e como sua avó, coitadinha, sofria para ficar bela!

Veja: Pele linda e radiante com tônico facial caseiro

6 técnicas de beleza de ontem e hoje

Pó de arroz…Pó translúcido

Quem nunca viu, pelo menos em filmes antigos, aquelas mulheres com o rosto todo trabalhado no talco!?

Veja: Pó translúcido: como usar, utilidades e dicas para não errar

Pois é, era impossível ficar ao lado de alguém que estivesse usando pó de arroz sem acabar com uma crise de tosse.

Claro, tudo porque ele é uma mistura de talco inodoro com pigmentos suaves.

divulgação do pó de arroz coty
Era super chic usar tal cosmético que deixava a pele com um aspecto mais bonito e uniforme, que na época, queria dizer uma pele com tom bem mais claro.

Felizmente, as coisas foram mudando e, com o passar dos anos, a pele com aspecto cada vez mais natural ganhou força e o pó translúcido, cuja textura leve ajuda a tirar o brilho da tez, se tornou o queridinho e, assim, acabando com o reinado do velho amigo pó de arroz.

Conheça: 1001 Dicas e Truques de Beleza para melhorar sua pele, cabelos, unhas, mente, corpo e espírito

Azeite de oliva…Demaquilante

mulher cuidando da pele
E dê graças a Deus de hoje contar com inúmeros demaquilantes, para todos os bolsos, pois isso era artigo de luxo para quem amava se maquiar.

As nossas avós, coitadas, tinham que apelar para o (eca!) azeite de oliva. Então, como azeite é um óleo, acabava sendo eficaz na hora de retirar a maquiagem.

Mas nada de querer homenagear as vovós fazendo uso dessa técnica, arranje outra forma de homenageá-las, pois o índice de acido graxo contido no azeite de oliva muito alto para a pele, o que pode resultar em acne, portanto…não tentem fazer isso em casa!

Mais: Descubra o demaquilante certo para seu tipo de pele

Ferro de passar roupa…Chapinha

Mulher alisando o cabelo com o ferro de passar roupa
E quem queria ter cabelo liso também sofria, e a coisa chegava ao extremo absurdo da pessoa passar um longo tempo com a cabeça deitada em cima da tábua de passar, pois é, tá bom pra você?

Para sua avó, não estava, não, a não ser que ela tivesse cabelos lisos, o bom e velho ferro de passar era a ferramenta para alisar as madeixas.

Claro que esse método não era nada saudável para o cabelo e nem um pouco aconselhável, já que com a perda da estrutura do fio, podia ser gerado um dano físico.

Conheça: Aprenda a fazer alisamento com maisena e leite – Receita caseira

A chapinha nossa de cada dia, no entanto, é feita de um material menos agressivo, sem falar que sua temperatura não é tão quente, afetando menos as madeixas.

Lembrando que qualquer aparelho quente danifica os fios e deve ser usado pouco, e sempre com produtos de proteção térmica, o que não existia naquela época.E outra coisa…a coluna, como ficava, heim?

Saiba: Chapinha passo a passo sem danificar o cabelo

Colher…Curvex

gisele bündchen fazendo curvex com uma colher
Ok, essa técnica da colher ainda é muito usada hoje em dia, até mesmo pela top Gisele Bündchen, antes da popularização do curvex, era para a boa colher que se apelava quando se queria cílios de boneca. Se interessou?

Bastava encaixar os fios no lado côncavo da colher e pressioná-los com cuidado, e vale frisar que embora já existam muitas opções de curvex no mercado, para todos os bolsos e estilo – o método da colher não faz qualquer mal, desde que, feito corretamente.

Certamente, o efeito não é tão eficaz, mas ainda pode ser usado em uma emergência.

Mais: 5 Truques caseiros para você cuidar da beleza

Permanente…Babyliss

dicas de beleza do tempo da vovó
Hoje a procura por cabelos extremamente lisos é enorme, mas nos tempos lá da vovó, elas usavam e queriam mesmo eram cachos, ondas.

Para isso, se valiam dos bons e velhos bobes, ficando por horas a fio, com os cabelos enrolados neles, sob lenços ou não, ou mesmo faziam papelotes e dormiam com eles, os cabelos amanheciam lindos e ondulados (já fiz muito!).

Nos anos 80, as mulheres faziam o contrário de hoje, que a moda é a química para deixar os fios lisos, antes recorriam ao permanente. Tal procedimento danificava e modificava a estrutura dos cabelos (eu achava horrível!).

Finalmente, o babyliss chegou para nos salvar e dar um pouco de dignidade, xô bobes e lenço! O babyliss permite ter cabelos cacheados em poucos minutos, de uma forma super prática.

Veja: Babyliss passo a passo – Tutorial e Dicas

Pasta de dentes…Secativos para espinhas

Pobres vovós…ao aparecerem espinhas no rosto, não tinha jeito, acabavam apelando para a boa e velha pasta de dente.

E isso porque a pasta tem componentes secativos, mas, nada de tentar fazer isso, pois essas substâncias não vão só secar a espinha, mas também queimar a pele em volta, deixando marcas.

Hoje existem soluções para cada caso, levando em conta vários espécitos, no geral, atacando a causa. Mas o melhor é procurar um dermatogista e jamais usar a pasta de dente.

Conheça: 4 Receitas caseiras para acabar com cravos e espinhas

Adicionar comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.