Saiba como escolher, armazenar e preparar os alimentos

Uma alimentação saudável e balanceada é fundamental para nosso bem-estar e qualidade de vida.

Veja Também: O caminho para uma alimentação saudável

Para que nosso corpo funcione corretamente e exerça com qualidade todas as suas funções, precisamos ingerir diariamente proteínas e nutrientes que nos deem energia e força necessárias.

Para garantir o melhor aproveitamento dos nutrientes de cada alimento e em cada refeição do dia, é necessário um cuidado especial desde a escolha do alimento até o momento do seu preparo. Confira algumas dicas para cada uma dessas etapas!

Veja Também: Os 10 mitos mais destruidores sobre Nutrição e Emagrecimento

como se alimentar de forma nutritiva

Escolha dos alimentos

Organize seu cardápio

Sempre organize com antecedência seu cardápio, pensando em cada refeição de seu dia. Alimentos nutritivos e frescos (legumes, verduras, frutas e vegetais) são indispensáveis. Evite optar por comidas ricas em gorduras ou que possuam aditivos químicos.

Veja Também: Emagrecer rápido: 7 alimentos obrigatórios no cardápio

De olho na aparência

A seleção dos alimentos ajuda na hora de identificar quais são os que estão em um melhor estado de preservação. Evite comprar frutas, legumes e vegetais que estejam batidos ou “machucados”, pois esse desgaste pode afetar a qualidade. Ao escolher carne, procure aquelas com aparência bem avermelhada e fresca. Sempre verifique a cor, a textura e o odor dos alimentos. No caso de industrializados, nunca compre produtos com embalagens abertas ou latas amassadas e estufadas.

Veja Também: 11 alimentos para ajudar a emagrecer

Armazenamento

Condições da geladeira

O armazenamento é um passo fundamental na preservação dos nutrientes e vitaminas dos alimentos. Primeiramente, é preciso verificar quais são as condições de sua geladeira. É fundamental ter um aparelho em boas condições, ou seja, sem oscilação da temperatura interna, com uma perfeita vedação da borracha, alinhamento das portas e bom funcionamento do freezer ou congelador. No caso de sua geladeira não apresentar essas exigências, a melhor alternativa é buscar um novo aparelho. Confira aqui algumas opções.

Veja Também: 10 alimentos que fazem bem para pele

como conservar alimentos na geladeira

Higienização dos alimentos

Antes de levar os alimentos à geladeira, legumes e vegetais principalmente, é necessário lavá-los bem. Se você não possuir um produto específico de limpeza de alimentos, pode fazer uma solução caseira, dissolvendo uma colher de sopa de água sanitária em aproximadamente um litro e meio de água. Deixe os alimentos submersos por cerca de 20 minutos nessa solução. Em seguida, todas as frutas, legumes e verduras devem ser passados por água corrente.

Veja Também: Conheça os principais alimentos sabotadores de sua dieta

Legumes e Vegetais

Alimentos desse tipo devem ser armazenados na geladeira imediatamente, sempre separados em sacos plásticos que evitem o contato com outros itens, pois isso pode levar a um amadurecimento prematuro de alguns alimentos, tornando-os impróprios para o consumo. Se possível, condicione os legumes mais sensíveis em potes com tampas. Os que forem armazenados em sacos devem receber oxigênio, por isso é recomendado manter os sacos abertos.

Veja Também: Os 10 piores alimentos para a saúde

Frutas

As frutas devem ser conservadas em temperatura ambiente, e somente levadas à geladeira quando já estiverem bem maduras. É também importantíssimo manter as frutas separadas de outras de tipos distintos, por conta de diferentes graus de amadurecimento.

Veja Também: Os benefícios das frutas para a saúde

veja como preparar e guardar as frutas

Carnes e aves

As carnes devem ser armazenadas em freezer, mantendo-as sempre congeladas. Não é recomendado que se descongele uma carne e depois congele parte dela novamente, pois isso altera o sabor e a composição dos nutrientes. A dica é já dividir as porções a serem usadas em embalagens diferentes antes de congelar.

Veja Também: Reeducação alimentar: emagreça mudando seus hábitos

Preparo

Corte dos alimentos

Antes de começar a cozinhar, é preciso preparar os alimentos. Muitas pessoas acabam cortando os legumes, por exemplo, em pequenos pedaços, visando que o cozimento se dê de forma mais acelerada. Porém, esta não é a melhor forma se o objetivo é a preservação dos nutrientes. O recomendado é dividir o legume em duas ou três partes, no máximo, e apenas cortar aqueles que realmente forem grandes e possam não cozinhar bem internamente se forem cozidos inteiros.

Veja Também: Alimentação correta no calor

Cozinhe a vapor

As altas temperaturas do cozimento em água fervente podem fazer com que se percam nutrientes de legumes e vegetais. A melhor forma de fazer o preparo desses alimentos é no vapor, expondo-os a temperaturas mais baixas e por menos tempo.

Veja Também: Alimentos que tornam o cabelo mais bonito

Água do cozimento

Caso o preparo dos alimentos tenha que se dar em água fervente, é recomendado que se reutilize esta água para que não se perca os nutrientes dos alimentos durante o processo. Você pode usá-la para preparar o arroz ou a sopa, e assim preservar todos os nutrientes em sua refeição.

Veja Também: Alimentos que ajudam a combater a acne

Casca não é lixo

Casca de alimentos como maçã

Uma parte importante dos nutrientes, vitaminas e fibras dos alimentos se concentram em suas cascas, folhas e até mesmo nos talos, partes que muitas pessoas acabam deixando de lado na hora de preparar a refeição.

Veja Também: Receitas de lanches saudáveis para o verão

No caso de legumes e verduras, sempre prepare-os com as cascas e talos, ou então reserve essas partes para patês, sopas, cremes e tortas salgadas. No caso de frutas, se preferir não ingeri-las com as cascas, utilize-as em bolos, geleias ou saladas de frutas.

Adicionar comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.