Reparos domésticos – Yes, She can!

Algumas pessoas consideram simples trocar a resistência do chuveiro, pintar parede, instalar prateleiras, pregar quadros, trocar lâmpada, instalar varal e tantas outras reformas que um lar exige.

Porém, as mulheres encontram obstáculos nem sempre relacionados à dificuldade, mas sim ligados a confiança e segurança em um profissional que irá atendê-la de forma eficaz.

Não é a toa que o público feminino também vem conquistando autonomia quando o assunto é se familiarizar com ferramentas que ajudam nos consertos domésticos.

Sendo mais uma forma de empoderamento, elas veem como uma alternativa de evitar o assédio nesta situação. Com autossuficiência economiza e aprende novas tarefas que fazem parte da manutenção de uma casa e, se necessário, no local de trabalho. Portanto, só há vantagens.

Veja Também: Faça você mesma: renove o visual de móveis e objetos com dip-dye

A seguir, conheça algumas dicas e serviços disponíveis para inserir em seu dia a dia.

Tenha uma caixa básica de ferramentas

ferramentas para reparos domésticos

Para fazer os reparos em casa é necessário ter ferramentas básicas como martelo:

Veja: 9 regras inquebráveis para casais que querem morar juntos e sobreviver

Como o objetivo é se manter segura, há pontos básicos que precisam de atenção. Um deles é sobre a rede elétrica e hidráulica, que devem ter o disjuntor e registro desligados, respectivamente.

Tais medidas evitam situações como incêndios e saber onde estão instaladas as tubulações de água e gás impede vazamentos e altos gastos. Quando esses aspectos exigem mais de conhecimentos técnicos, elas também podem contar com serviços especializados e de qualidade que vêm se destacando no setor.

Veja: 4 formas criativas de criar hortas e jardins caseiros utilizando materiais reciclados

Empreendimentos que atendem e fornecem dicas

Após experiência própria, quando recebeu um entregador de gás com comportamento e perguntas que não a agradou, a cineasta Ana Luisa Monteiro resolveu colocar em prática seu conhecimento sobre manutenção doméstica idealizando a M’Ana – Mulher Conserta para Mulher. Começou a prestar este serviço em São Paulo (SP) no segundo semestre de 2015 e já se destaca com a fanpage que fornece dicas, entre elas, como consertar uma torneira ou chuveiro e parar de pingar água.

As mulheres de Porto Alegre (RS) também encontram apoio semelhante com a Marida de Aluguel, comandada pela profissional de TI Karla Sajdak e que fornece reparos em casas e empresas. Outro empreendimento do ramo é a Praquemarido, que tem entre seus profissionais a arquiteta Cristiane Sita e oferece diversos serviços de reforma residencial e comercial pelas franquias nas principais capitais do país.

Veja: O segredo para conseguir decorar um banheiro pequeno

Reparos domésticos passo a passo na comodidade da sua casa

Tutoriais na internet são outros meios por onde é possível aprender sobre reparos domésticos e seguir a linha do “faça você mesma”. Veja alguns canais voltados para esta demanda:

[ninja-inline id=9469]

– A Oficina de Casa traz dicas diferenciadas, entre elas, como diluir tintas e como fazer um armário porta bijuterias;

– Os Empoeirados também se destacam com orientações úteis. Aqui você pode assistir as etapas para chegar a uma tela mosquiteira, uma das opções para se proteger dos pernilongos, da Dengue, Zika e Chikungunya;

Mundo da Elétrica, como o próprio nome já mostra, concentra-se em assuntos como instalações e normas de segurança. Dos diversos vídeos, um deles ensina a fazer um acabamento em QDC/painel elétrico utilizando abraçadeiras plásticas.

Outras dicas interessantes ligadas às reformas domésticas você pode encontrar aqui.

Agora resta colocar as mãos nas ferramentas e aplicar os reparos domésticos de forma independente.

Sair da versão mobile