Rachaduras nos pés: veja como usar o vinagre para hidratar os pés ressecados e outros 9 benefícios

O vinagre possui alto poder de reidratação, recuperando os pés de rachaduras, fungos e bactérias.

[Imagem: shutterstock]

Poucos produtos são tão versáteis como o vinagre. Inicialmente criado para o uso culinário, este condimento proveniente da fermentação do ácido de frutas, cereais, álcool e vinhos, tornou-se companheiro inseparável de muitas pessoas que descobriram que, seus benefícios e utilidades vão muito além da cozinha.

No caso do vinagre de maçã, por exemplo, destacamos sua ação antioxidante que facilita o processo de digestão e o combate aos radicais livres, retardando o envelhecimento precoce.

Mas, os benefícios do vinagre vão muito além de enriquecer o nível nutricional das nossas saladas. Trazemos a seguir, 10 benefícios que o vinagre pode trazer para o seu dia a dia. Confira!

Veja Também: 7 maneiras de tratar a pele muito ressecada: veja como combater a desidratação

1 – Saiba como usar o vinagre para hidratar os pés ressecados

Como usar vinagre para pés ressecados
[Imagem: shutterstock]

O vinagre de maçã possui alto poder de reidratação, recuperando os pés de rachaduras, fungos e bactérias. Ao usá-lo frequentemente, seus pés ficarão mais lisos, macios e livres de odores ruins.

A melhor maneira de hidratar os pés com vinagre é fazendo um escalda pés.

Você precisará de:

O preparo age amolecendo as células mortas da pele e abrindo os poros. Isso garantirá uma melhor absorção dos hidratantes, por exemplo.

Deixe os pés de molho por aproximadamente 30 minutos. Após, seque com uma toalha macia e passe um hidratante em seguida. Para melhores resultados, após aplicação do hidratante, envolva os pés em papel filme e retire no dia seguinte.

Repita o processo diariamente, de preferência, antes de dormir.

Veja Também: Coloque seus pés de molho no vinagre por 15 minutos: o resultado é impressionante

2 – Remove as células mortas e estimula a renovação celular

Como já destacamos, o vinagre de maçã possui alto poder antioxidante e age combatendo os radicais livres. A acidez presente no produto retira as células mortas que ficam acumuladas na nossa pele.

A aplicação regular do vinagre na pele também auxilia no clareamento de manchas (por estimular a renovação celular) e controle da oleosidade. Para usufruir desta ação milagrosa do vinagre é muito simples.

Você precisará de:

Misture os ingredientes e, faça uma esfoliação no rosto e pescoço, massageando bem, com movimentos suaves e circulares. Após, deixe agir por cinco minutos e enxague com água fria. Em seguida, passe um hidratante facial de sua preferência.

Repita o procedimento duas vezes por semana.

ATENÇÃO:

Antes aplicar o vinagre na pele, é recomendado passar um pouco na região do braço e esperar alguns minutos, para que seja descartada possíveis alergias e irritações.

Veja Também: Lavar o rosto com vinagre de maçã acaba com cravos e espinhas: veja como usar

3 – Ajuda no tratamento de dores de garganta

[Imagem: shutterstock]

A ação bactericida, desinfectante e antimicrobiana do vinagre, age diretamente na mucosa da garganta, ajudando na eliminação dos microrganismos, aliviando as dores e a inflamação.

Você precisará de:

Faça o gargarejo pelo tempo que conseguir, de duas a três vezes por dia.

Veja Também: 5 Tratamentos Caseiros para Unha Encravada e Inflamada

4 – Auxilia na perda de peso

O vinagre é presença certa nas dietas dos países mediterrâneos, consideradas as mais saudáveis e nutritivas do mundo. É fantástico para o controle de peso e para a eliminação de toxinas que barram a perda de gordura.

O condimento possui altos níveis de pectina, um tipo de fibra solúvel que age absorvendo água e se transformando em uma espécie de gel, preenchendo o estômago, aumentando a sensação de saciedade.

Além do mais, o ácido acético, principal ingrediente do vinagre, tem influência na termogênese, processo metabólico em que o corpo produz calor queimando calorias.

Veja Também: Quanto correr para emagrecer: distância por semana é menor do que você imagina

5 – Higieniza alimentos

Assim como o hipoclorito, o vinagre é indicado para a higienização de alimentos, como frutas, legumes e verduras.

Como mencionado acima o vinagre possui ação bactericida, desinfectante e antimicrobiana, o que também auxilia na eliminação dos microrganismos presentes nos vegetais.

Veja Também: Saiba quais os alimentos que rejuvenescem

6 – Protege o couro cabeludo

A ação adstringente do vinagre, age limpando profundamente o couro cabeludo, ajudando a combater e eliminar a caspa e a seborreia.

Veja Também: Vinagre no cabelo: como usar para conseguir muito brilho e hidratação

7 – Dá brilho e maciez aos cabelos

O vinagre age selando as cutículas dos fios do cabelo, deixando-os mais brilhantes, macios e sem frizz. Sendo seu uso recomendado após uma hidratação ou reconstrução, já que o produto colabora para que os nutrientes permaneçam no interior do fio.

Para aplicar o vinagre nos cabelos, basta diluir uma colher de sopa do produto em 100ml de água. Após lavar os cabelos como de costume, com shampoo e condicionador, derrame a mistura, uniformemente, sobre os cabelos. Deixe agir por 3 minutos e enxague com água fria.

Veja Também: Esta é a maneira certa de usar o vinagre de maçã para selar e dar muito brilho ao cabelo

8 – Desentope a pia

Problemas com o escoamento da água na pia da cozinha? Use vinagre! A mistura do produto com bicarbonato de sódio provoca uma reação química capaz de acabar com os entupimentos.

Basta jogar meia xícara de bicarbonato de sódio no ralo e, em seguida, despejar uma xícara de vinagre. Aguarde o fim da reação e jogue água por cima da mistura para limpar, de vez, o encanamento.

Veja Também: 5 razões para você lavar roupas com vinagre, mesmo se você tem máquina de lavar

9 – Auxilia na remoção do mofo

[Imagem: shutterstock]

Se você sofre com o mofo nas paredes e nos móveis, basta usar vinagre para dar fim a este problema.

Primeiramente, saiba que o contato da pele com o vinagre pode causar irritações, portanto é recomendado o uso de luvas.

Encha uma garrafa de bico borrifador com vinagre puro, sem diluir. Após, borrife em toda área mofada: espalhe bastante, até perceber que o mofo está se dissolvendo, deixe agir por cerca de 1 hora. Em seguida, esfregue para total remoção do mofo. Depois passe um pano molhado com água morna e deixe secar.

Repita o processo até que o mofo seja removido completamente.

Dica: O cheiro do vinagre desaparece dentro de algumas horas após sua remoção.

Veja Também: 7 dicas para você acabar com o mofo no guarda-roupa

10 – Amacia roupas

Quem diria que o vinagre poderia te dar uma mãozinha até na hora de lavar as roupas.

O ácido acético presente no vinagre é capaz de amaciar as roupas, além de remover resíduos de sabão. Sendo assim o produto é conhecido por ser um excelente substituto do amaciante.

A medida é de aproximadamente 100 ml de vinagre para 5kg de roupa. Não precisa ser previamente diluído. Dê preferência ao vinagre branco, como o de álcool ou vinho branco.

Para usá-lo, basta adicionar à máquina e deixar bater junto às roupas antes do processo de enxágue.

As informações e sugestões contidas neste post têm caráter meramente informativo e, podem não ser apropriados para seu tipo de pele. Por isso, é essencial consultar um médico dermatologista antes de iniciar algum dos tratamentos descritos acima.

Sair da versão mobile