Queda de cabelo feminino: principais causas, tratamentos e como evitar

Até que ponto a queda de fios é normal?

Não é segredo para ninguém que a beleza dos cabelos está ligada diretamente com a autoestima da mulher, especialmente pelo fato de dizer muito sobre sua personalidade. Por isso, é normal que nós nos dediquemos constantemente a garantir a vitalidade dos fios.

E, um dos problemas mais temidos relacionados às madeixas é a queda de cabelo feminino. Afinal qual mulher não fica preocupada ao perceber que os cabelos estão caindo? A única coisa que vem na cabeça é: “vou ficar careca, vão formar “buracos” na minha cabeça”. Com certeza é uma situação apavorante!

Por isso, hoje falaremos nesse post sobre a queda de cabelo feminino, citaremos as principais causas, os tratamentos e como evitar que o problema se repita.

Veja Também: 6 piores coisas que mais fazem o cabelo cair e você não sabia

Queda de cabelo feminino

Queda de cabelo feminino: até que ponto é normal?

De acordo com a SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), existe um padrão característico de crescimento dos pelos do corpo, inclusive dos cabelos. Este crescimento se alterna entre as fases de crescimento e repouso. O tempo e intensidade dessas fazes vão depender de onde o pelo está localizado.

Os cabelos chegam a crescer cerca de 1 cm por mês. Uma pessoa possui 100 mil fios de cabelo, sendo que o esperado é cair cerca de 100 a 200 fios por dia. A quantidade de perda pode variar de pessoa para pessoa, fatores genéticos, hormonais e até a idade podem influenciar na quantidade de fios que cairão.

Os fios do cabelos possuem um ciclo de crescimento que, normalmente, dura de 2 a 7 anos.

Vale lembrar que: Ao perceber uma queda intensa de cabelos, é extremamente importante procurar auxilio médico. Só ele conseguirá determinar as causas específicas para o seu caso.

Veja Também: O gengibre combate a queda e acelera o crescimento dos cabelos: mas, você precisa usá-lo desta maneira

Quais são as causas da queda de cabelo?

Em entrevista ao site Dermaclub, a dermatologista Dra. Carolina Zaparoli, explicou que a deficiência de vitaminas e doenças de tireoide são duas das causas mais comuns que colaboram para a queda irregular dos fios.

Porém, a médica ressaltou que existem dois problemas que levam a perda contínua dos fios: a alopecia androgenética e a alopecia areata.

A alopecia androgenética: Também conhecida como calvície e de acordo com a SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) é uma doença hereditária, que pode acometer homens e mulheres, apesar de ser mais comum em homens. A doença começa a se desenvolver desde a adolescência, quando o estímulo hormonal aparece.

A alopecia areata: De acordo com a SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) a alopecia areata é uma doença inflamatória que contribui para a queda capilar. A genética e a atuação autoimune são dois dos inúmeros fatores que levam ao desencadeamento da doença.

Quando os fios começam a cair, normalmente, resultam em falhas circulares. Por não destruir os folículos pilosos, os cabelos sempre podem voltar a crescer, mesmo havendo perda total (são raros os casos). A doença não é contagiosa.

Ainda, de acordo com a dermatologista Dra. Carolina Zaparoli, dentre os fatores causadores da queda de cabelo feminino, também estão:

Veja Também: Minoxidil Para Queda de Cabelo

Quais os tratamentos para a queda de cabelo?

A médica dermatologista, Dra. Carolina Zaparoli explicou que: antes de mais nada a consulta com um médico dermatologista é essencial, pois através de um exame chamado tricoscopia, o profissional conseguirá fazer a identificação de algum problema, se existir, para a queda de cabelo.

Além do mais, são necessários exames de sangue para descobrir se existe alguma doença associada ou deficiência de vitaminas, por exemplo.

Após o correto diagnóstico, tratamentos com aplicação de LED, no consultório, além do uso de produtos em casa, irão acelerar a recuperação. Nos casos de deficiência de nutrientes, o médico prescreverá o uso de vitaminas e uma alimentação adequada.

Veja Também: 4 alimentos que interferem no crescimento dos cabelos

Produtos para queda de cabelo funcionam?

Ao achar que o cabelo “está caindo mais do que o normal”, muita gente pensa logo em comprar produtos que garantem ser “antiqueda”. Mas será que eles funcionam?

A verdade é que eles, podem ou não resolver o problema, isso dependerá dos motivos causadores da queda de cabelo.

Alguns produtos específicos, podem até ser úteis, mas deverão ser usados como item adjuvante no tratamento – e se houver indicação do médico dermatologista.

Veja Também:  Os 10 Melhores Shampoos para Queda de Cabelo

Como evitar a queda de cabelo?

De acordo com a médica dermatologista, Dra. Carolina Zaparoli a prevenção da queda dos cabelos é feita à partir uma boa alimentação, além dos uso de produtos corretos:

Além do mais:

Um erro comum é pensar que o simples ato de lavar os cabelos no dia a dia e penteá-lo ainda molhado pode causar queda. Isto não é verdade!

O que acontece é que, quando lavamos os cabelos, notamos mais a queda, já que se está mexendo diretamente nos fios. Isso é super normal e, certamente, esta não é a causa do problema!

ATENÇÃO:

As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Ao notar uma queda de cabelo excessiva e/ou áreas com falhas (alopecia), o ideal é procurar um dermatologista de confiança que, antes de qualquer coisa, descobrirá a causa do problema e indicará o tratamento mais adequado.

Sair da versão mobile