Como prolongar o efeito do desodorante no dia a dia

Poucas coisas podem ser mais constrangedores do que perceber que o desodorante está vencido.

Pois é, na verdade, essa situação é bem comum, e as causas podem ser variadas, mas, no geral, isso acontece porque as bactérias presentes em algumas regiões do corpo, como as axilas, produzem suor que, em alguns casos, vem muito mal acompanhado, de um odor bem desagradável que pode criar situações de desconforto e constrangimento.

E por isso, é fundamental nunca excluir o uso do desodorante na higiene diária, ele é um importante aliado para evitar estas possíveis situações, ressaltando, porém, que geralmente ele tem um prazo de validade de poucas horas, ou seja, acaba vencendo quando menos esperamos e, por isso, vamos mostrar aqui como prolongar seu efeito.

Mais: Veja como se manter cheirosa a todo instante

Como prolongar o efeito do desodorante no dia a dia

Vivemos em um país tropical, por isso, estamos constantemente sujeitos às altas temperaturas e o que elas podem trazer, como o suor excessivo e, claro, possíveis odores que podem, sim, ser evitados, basta seguir alguns cuidados básicos, como os que mostraremos abaixo:

Conheça: Dicas para evitar a famosa pizza embaixo do braço

Mais: Saiba como evitar o suor excessivo nas axilas

Na hora de lavar


Procure sempre lavar as axilas com sabonete suave e neutro, e de preferência, que seja líquido, que é o mais indicado e higiênico.

Vale saber que os sabonetes especiais e antissépticos só são recomendados em casos de infecção.

Mais: Veja como se manter cheirosa a todo instante

Após o banho

Só tomar banho ou lavar não é o suficiente para garantir a higiene das axilas, é preciso sempre após o banho, se enxugar muito bem, pois se a região estiver úmida, poderá, de alguma forma, facilitar o crescimento de fungos e bactérias.

Conheça: 17 dicas para você ficar cheirosa o tempo todo

Na hora da escolher o tipo de desodorante


A escolha do tipo de desodorante também é muito importante, é preciso optar pelo que permita o suor.

Ou seja, não deve ser antiperspirante, pois, esse tipo de desodorante impede o suor, o que não é nada bom, já que pode obstruir as glândulas sudoríparas, causando até mesmo um problema sério de inflamação e dores intensas, tanto que ficou mais difícil encontrar antiperspirantes nas prateleiras.

Na hora de descobrir o tipo de desodorante a dica é mesmo ler a descrição na embalagem.

Mais: Aprenda a cuidar das axilas

O desodorante

Na hora de escolher o desodorante propriamente dito, a dica é, quem tem pele sensível optar pelas fórmulas mais simples e sem muito cheiro ou perfume.

Por exemplo, o desodorante de calêndula sem cheiro (Dermage e Biotherm) é uma ótima opção, pois costuma causar menos alergia.

Veja: Como cuidar, depilar e clarear as Axilas

Quando aplicar


Quanto ao horário certo para aplicar o desodorante, geralmente se costuma aplicá-lo somente pela manhã, mas, quem tiver uma atividade que favoreça o suor, deve reaplicá-lo no meio da tarde também.

Veja: Como fazer o perfume durar mais tempo: saiba onde e como aplicar

Como escolher a roupa certa

[ninja-inline id=9469]

E outra dica, que muita gente nem imagina, é dar muita atenção para o tecido da roupa que vai usar, pois a duração do desodorante depende também do material da roupa a ser usada.

Vale saber que as roupas mais indicadas são as de algodão e com cores claras, para tentar “absorver” o suor excessivo.

E anote essa dica: quanto menos sintético for o tecido, melhor, ou seja, se der para evitar os tecidos sintéticos, evite.

Veja: Como encontrar o perfume perfeito para você

Na hora de dormir

Na hora de dormir, no entanto, não é preciso usar desodorante, pois a tendência é não produzir suor.

É importante deixar que as axilas respirem um pouco, que fiquem livres por um tempo, sem produtos químicos na região.

Conheça: Top 30 Perfumes Importados Femininos Mais Vendidos

Porque depilar as axilas


E pode apostar na depilação, pois ela ajuda a deixar a região das axilas mais cheirosa, pois os pelos podem favorecer o aparecimento do cheirinho desagradável de suor.

Mas, a dica é, sempre após a depilação, não usar desodorante, deixe para usá-lo só no dia seguinte, pois normalmente eles são à base de álcool e, estando a pele sensível, poderá irritar e arder.

Sair da versão mobile