Cílios: Veja como evitar e tratar problemas mais comuns

Faz dácadas que os cílios não estavam em tanta evidência, hoje eles ocupam um papel fundamental em uma boa maquiagem.

Por isso, vale a pena ficar por dentro dos muitos problemas que podem surgir, que muita gente nem imagina, muitas vezes até bem difíceis de resolver, capazes de detonar todo o visual.

Conheça: Cílios postiços de acordo com o formato dos olhos

Portanto, a dica é cuidar muito bem das pestanas para jamais ter que se ver às voltas com problemas do tipo quebra, caspa…e principalmente, para garantir a saúde, beleza, tamanho e espessura dos cílios.

Cílios: Veja como evitar e tratar problemas mais comuns

Caspa

Muito além do frio, o inverno traz também muito vento, tempo seco e banhos muito quentes, que acabam contribuindo para uma verdadeira bagunça em nosso corpo em geral.

Sendo assim, quem tem pele oleosa e olhos muito secos, começa a apresentar coceira, vermelhidão e formação de pequenas crostinhas ou descamações, uma alteração bem comum e que piora consideravelmente com água quente e exposição ao vento.

Portanto, para que isso não aconteça, a dica é limpar bem a região diariamente com loções de limpeza dermatologicamente e oftalmologicamente testadas, ou sabonetes líquidos infantis e cremes de hidratação em base aquosa.

Caso você já esteja com esse problema, a dica, nesse caso, é procurar um dermatologista que vai analisar para ver se há presença de fungos ou bactérias. Podendo ser blefarite (inflamação das glândulas na borda das pálpebras), que provoca descamação na pele, geralmente, causada por excesso de oleosidade ou até alergia.

Veja: 4 Dicas infalíveis para você ter cílios de boneca

Cílios desbotados


Ok, não chega a ser nenhum problema, mas atrapalha quem quer fazer uma make perfeita.

Porém, vale a dica, se quiser tingir, até para não exagerar na máscara, mas o procedimento tem que ser realizado por um designer de sobrancelhas ou visagista que tenha experiência na aplicação do ativo.

Nunca caia no erro de fazer sozinha, em casa, pois a aplicação poderá causar alergia.

E após o procedimento, é necessário o uso de pomadas dermatologicamente e oftalmologicamente testadas, ricas em vitaminas B5 e E, glicerina e óleos naturais como o de oliva ou amêndoas, para que não haja ressecamento.

Veja: 8 erros que detonam as sobrancelhas

Queda

E não pense que a caspa é o único problema que pode atingir os cílios, a queda é um problema bem comum.

E isso porque as pálpebras superiores apresentam entre 100 a 150 fios que se renovam em fases, podendo variar a densidade, o número e o tamanho dos cílios.

Mas, a queda ou falhas nos fios, pode ser blefarite, alergia a maquiagem, falta de vitaminas do complexo B, vitamina E, zinco…

Mas, vale saber que a maior causa de queda é mesmo o abuso de maquiagem (como rímel a prova d’água), delineador ou marcas com pigmentos sintéticos e conservantes que podem provocar sensibilidade e alergia.

Além disso, para quem não sabe, a maquiagem têm validade, por exemplo, as máscaras, após abertas, não duram mais do que 6 meses e devem ser removidas diariamente. NUNCA durma com elas.

Veja: Máscara colorida para cílios é uma tendência

Desidratação

E um outro problema bem comum, embora muita gente nem imagine, é a desidratação.

É fundamental hidratá-los e nutrí-los para a saúde dos cílios, para que os mais finos e secos sofram quebras ou fiquem mais frágeis, com tendência à queda.

A dica é ao utilizar o creme da área dos olhos, específico para essa região, aplicar também bem próximo aos cílios ou, ainda, utilizar, com cotonete, um creme à base de pró-vitamina B5, duas a três vezes por semana.

Muitas vezes o próprio dermatologista irá indicar formulações específicas ricas em aminoácidos, silício, ácido hialurônico e tantas outras vitaminas para ser utilizado à noite ou antes da máscara.

Mais: 10 Dicas para Você colocar Cílios Postiços corretamente

Exagerar no Curvex


Por ser uma região muito delicada, o Curvex deve ser utilizado com muito cuidado, e claro, ser mantido sempre limpo.

E vale a dica, não é todo mundo que precisa de curvex, apenas quem tem fios médios, longos e retos e, que, portanto, precisa modelá-los.

Para usá-lo é preciso que os fios estejam secos e limpos e o curvex deve ser aplicado antes da máscara ciliar, para evitar possíveis quebras.

A maioria das máscaras, quando aplicada em várias camadas, deixa os fios duros e pouco flexíveis, o que pode provocar um trauma levando à quebra no local da pressão.

E é preciso, também, muito cuidado ao usar o curvex térmico, ele requer os mesmos cuidados, mas em dobro, para que o tempo de exposição não seja exagerado e não acabar queimando o fio ou a pele da pálpebra.

É indicado apenas para quem tem cílios curtos, difíceis de modelar, ou para aqueles longos muito retos.

Veja: Cílios Postiços: Saiba como escolher e cuidar deles

[ninja-inline id=9469]

Uso de Máscara de má qualidade

As máscaras devem ser aplicadas e retiradas corretamente, mas, para isso, a qualidade da máscara é fundamental.

Para não afetar a saúde dos cílios, a dica é remover sempre, mas sem esfregar com movimentos de vai e vem.

A máscara deve ser retirada com o auxílio de loções sem álcool ou água demaquilante micelar e algodão macio, em movimentos circulares e repetido por duas a três vezes delicadamente quando a maquiagem (rímel e delineador) não for à prova d’água.

Mas, todo cuidado é pouco, quando o rímel for volumizador e à prova d’água, é aconselhável o uso de demaquilantes bifásicos de óleo e água.

Mas, o mais importante mesmo é nunca deixar de remover todos os resíduos antes de dormir, e depois sempre lavar o rosto com o sabonete de limpeza e aplicar um tônico.

Se você gostou das dicas e quer aprender criar lindas produções, eu recomendo o Curso de maquiagem online com a jornalista, apresentadora e Guru de Beleza, Juliana Goes.

Com 21 vídeo aulas inéditas + um ebook exclusivo, o curso foi produzido com extrema qualidade, sendo o primeiro de sua categoria no Brasil.

Sair da versão mobile