5 dicas para prevenir e minimizar varizes

Sem dúvida uma das maiores “dores de cabeça” femininas são os microvasos (vasinhos arroxeados ou avermelhados que aparecem na superfície da pele com a espessura de um fio de cabelo) e as varizes (veias mais dilatadas que podem provocar dor e desencadear problemas circulatórios), ambos problemas hereditários, embora a falta de algumas substâncias como o colágeno e a elastina possa enfraquecer a parede dos vasos e provocar seu alargamento.

Mas outros fatores como o sedentarismo, o aumento de peso, o uso de pílula anticoncepcional, alterações hormonais, podem também acabar contribuindo para que esses problemas apareçam.

Mas nada de se desesperar, vamos mostrar aqui algumas dicas para prevenir e minimizar as varizes.

5 dicas para prevenir e minimizar varizes

Como tratar

Hoje já existem várias formas de tratar o problema, desde através de aplicações, de laser, uma cauterização com o auxílio de cateter por radiofrequência, até chegar na cirurgia.

Certamente, um profissional é quem poderá identificar o grau e o melhor tratamento para cada caso.

É fundamental, no entanto, principalmente, no caso de gestantes e pessoas com histórico familiar, que a pessoa mantenha uma vida saudável, evite o sedentarismo e não abuse de bebidas alcoólicas.

Veja: Como evitar e tratar os terríveis vasinhos

5 dicas para prevenir e minimizar varizes

Mexa-se!

Nada de ficar parado e sentado o tempo todo, a principal dica é procurar se movimentar ao máximo. Caminhe, suba escadas, ande pela casa ou escritório ao longo do dia.

Acredite, é fundamental, para evitar a dor e o inchaço, procurar não ficar muito tempo sentado ou em pé, pois isso acaba congestionando a circulação venosa das pernas e, assim, as veias acabam tendo que trabalhar muito mais para levar o sangue bombeado de volta para o coração.

Contraindo os músculos das pernas, principalmente, a panturrilha, o sangue acaba sendo impulsionado para a parte de cima da perna, estimulando a circulação, assim como, elevar as pernas sobre o sofá ou na cama ao final do dia também ajuda no retorno do sangue venoso.

Mais: Vasinhos nas pernas, acabe com eles!


Outra dica é para quem costuma fazer viagens mais longas, ou de ônibus ou de avião, nada de ficar parado o tempo todo, procure esticar as pernas, movimentar a ponta do pé, estender a panturrilha e fazer movimentos circulares ao redor do tornozelo.

Acredite, se ficarmos sentados por muito tempo, acaba diminuindo a velocidade de retorno do sangue das pernas ao coração, o que torna o sangue mais viscoso e passível de coagulação.

E outra dica vai para as grávidas, procurar levantar a cada duas ou três horas, pois uma mulher grávida é muito mais passível de problemas de coagulação, ou seja, se ficar submetida ao aumento da pressão, sentada por muito tempo, isso pode acabar favorecendo o risco de trombose e inchaço.

Veja: Varizes: Mitos e Verdades

Mantenha o peso ideal


Certamente, manter o peso é fundamental para não sobrecarregar as pernas, por isso, a dica é adotar uma dieta saudável, o que poderá ajudar a minimizar o aparecimento das temidas varizes.

Pessoas acima do peso têm acúmulo de gordura visceral, aumentando, assim, a pressão intra-abdominal, dificultando a circulação sanguínea.

E não é só isso, outra dica é apostar em uma alimentação rica em fibras e líquidos, para evitar a constipação intestinal. Vale saber que um intestino que não funciona corretamente acarreta o aumento da pressão no interior do abdômen, dificultando mais ainda o retorno do sangue que circula nas pernas.

Procure fazer refeições a cada três horas, assim como, evitar alimentos ricos em sódio, como salgadinhos, enlatados e embutidos.

Veja: 4 alimentos que deve incluir no café da manhã para perder peso

Pratique exercícios físicos


Além de não ajudar a emagrecer, o sedentarismo também influencia a circulação sanguínea. A dica é caprichar nos exercícios aeróbicos, como caminhada, corrida, natação e ciclismo.

Outra importante dica é tomar cuidado com o sol, pois ele provoca vasodilatação e faz com que as pernas fiquem mais inchadas, favorecendo o aparecimento de dores e varizes.

Conheça: Os benefícios da caminhada para saúde

Evite salto alto


Se não puder evitar sapatos com saltos muito altos, pelo menos, evite usá-los com frequência, pois isso contribui para o aparecimento de varizes.

O bombeamento de sangue depende da alternância entre contração e relaxamento muscular, e ao usar salto alto, os músculos das panturrilhas permanecem em constante contração.

Para suavizar os efeitos de um dia cansativo sobre o salto, uma dica é relaxar as pernas com um banho frio.

Veja: Salto alto pode prejudicar sua saúde

Fuja do cigarro

[ninja-inline id=9469]

Não é mais novidade que o cigarro é responsável faz muito mal à parede dos vasos sanguíneos, aumentando a predisposição à formação de trombos, ou seja, os coágulos formados no interior das veias que causam a famosa trombose.

Outro grande erro é combinar o cigarro com a pílula anticoncepcional, pois essa associação aumenta ainda mais o risco de formação de coágulos.

Mais: Varizes: causas, sintomas e tratamentos

Sair da versão mobile