Largar o cigarro é possível: Confira 5 dicas para você parar de fumar de vez

Enquanto tempos atrás fumar era sinônimo de personalidade e sucesso, hoje esse hábito não só está ultrapassado, como virou sinônimo de pouco caso com a saúde.

Ok, vencer esse vício, realmente, requer muita determinação e força de vontade, mas não é nada impossível.

O melhor é que o próprio corpo acaba fazendo com que a pessoa não caia em tentação, pois ele logo trata de mostrar como é viver sem o vício.

Da mesma forma que nos adaptamos ao hábito de fumar podemos nos adaptar a viver sem ele. E aí, quer saber como?

Veja: Pare de fumar facilmente

5 dicas para você parar de fumar de vez

Não é segredo algum que o vício do cigarro é uma dependência química, portanto, largá-lo é possível, claro, mas não é tão simples assim, representa um esforço acima do normal.

Mas possuir o desejo de querer parar de fumar, além de ser fundamental, já é um grande passo, acredite!

Tenha em mente que sua saúde vai melhorar, e muito, seu pulmão e disposição irão agradecer, sem falar que a pele e o hálito ficam bem melhores, e quer saber do mais? Fumar- comprovadamente- envelhece! E aí, se convenceu?

Pois é, se está mesmo disposta a largar esse vício, é preciso que tome algumas atitudes, pelo menos inicialmente, como evitar cafezinho, bebida alcoólica, ficar no meio de fumantes e tudo que faça ter vontade de fumar.

O organismo precisa de, pelo menos, três meses, conhecido como o período de abstinência, para se acostumar, isso, junto com algumas simples atitudes, pode ajudar, e muito!

Conheça: 5 terapias para você parar de fumar

Saiba: Como Parar de Fumar em 5 Passos

Confira abaixo algumas dicas para vencer esse vício inimigo da saúde e boa forma!

1 – Experimentar adesivos de nicotina

É um recurso que ajuda a reduzir as crises de abstinência, retirando a nicotina aos poucos e ajudando no processo para parar de fumar. Para algumas pessoas é de extrema importância, já que reduz a dependência física da nicotina.

A duração de uso pode variar de dois a três meses, vai depender da intensidade da dependência de cada pessoa.

Existem adesivos de 21, 14 e 7 mg, e, geralmente, dose vai sendo reduzida em 7 mg a cada quatro semanas, mas isso varia conforme a tolerância à síndrome de abstinência, que deve ser avaliada pelo médico.

Veja: Como parar de fumar de uma vez por todas

2 – Escovar os dentes depois de comer

Quem fuma sabe que o gosto de comida na boca, assim como de cafezinho, está associado ao ato de querer fumar após a refeição. Na verdade é um ritual, almoçar, tomar café e fumar. Por isso, a dica é quebrar essa rotina, pelo menos no início, escovando os dentes imediatamente após cada refeição.

Veja: É possível viver livre do vício do cigarro sem precisar usar medicamentos

3 – Evitar bebidas alcoólicas

Outro hábito do fumante é fumar junto com bebidas alcoólicas, na verdade, o fumante sabe que elas pedem o cigarro…sem falar que a bebida leva embora também o bom senso, que acaba se perdendo um pouco, liberando muitas coisas que você devia e que não devia fazer, entre elas… fumar.

Veja: 8 dicas para você parar de roer unha

4 – Ter sempre em sua bolsa balinhas ou chicletes

Uma outra dica é apelar para chicletinho. Principalmente, quem fuma por ansiedade, deve tentar substituir a vontade de fumar por e mastigar ou chupar uma balinha, para distrair, isso pode resolver a questão.

Só cuidado para não substituir o fumo pela comida, que é o que muita gente faz e acaba engordando, associando depois, o cigarro á boa forma, o que é uma grande ilusão.

Conheça: 6 Técnicas para você combater a ansiedade

[ninja-inline id=9469]

5 – NÂO ter cigarros em casa

Dificulte ao máximo o acesso ao cigarro, para isso, não tenha cigarros em casa, nem na bolsa e nem em uma gaveta. Levando em conta que a vontade fumar dura em média de 3 a 6 minutos, vencendo esse tempo, provavelmente, fará outra coisa e esquecerá.

Mas tendo o cigarro ao alcance dos olhos ou em algum lugar em casa, mesmo escondido, certamente, você cairá em tentação e fumará. Jogue tudo fora!

Mais: Roer unhas não é bem visto socialmente: Veja os truques para parar de vez

Sair da versão mobile