Óleo essencial de limão: conheça os benefícios para o cabelo

Se você está lendo este post, certamente é porque você está cansado de pagar quantias absurdas em dinheiro por tratamentos de beleza de marcas comerciais ou porque está procurando soluções mais orgânicas e naturais com resultados semelhantes aos dos salões, certo?

Neste post, você conhecerá as propriedades e benefícios que você pode adquirir com o uso de óleo essencial de limão para cabelos. Confira!

Veja Também:

Óleo esssencial de limão no cabelo - [Foto: shutterstock]

Como é extraído o óleo essencial de limão?

Quando falamos de óleos essenciais, geralmente nos referimos à extração deles de plantas ou sementes, porém, também podemos obtê-los de frutas, especialmente de frutas cítricas.

Esses óleos essenciais se destacam especialmente por seu ótimo aroma e bom cheiro.

Para obter o óleo essencial de limão puro, é necessário coletar os limões frescos e naturais com antecedência, é recomendável que estejam maduros, pois com limões verdes não funcionará.

O óleo essencial é extraído da casca da fruta, por meio da pressão fria, no qual a casca de limão ralada anteriormente é submetida.Nesta etapa, já foi possível extrair o óleo, mas para obter o óleo essencial, precisamos separar o óleo volátil que, após um tempo de descanso, acaba decantando, o que o separa das impurezas.

Após é aplicado o processo de destilação, e só então obtemos o óleo essencial de limão puro, com propriedades medicinais quando aplicadas ao couro cabeludo e à pele.

Veja Também:

Propriedades do óleo essencial de limão

O óleo essencial de limão, extraído diretamente do limão natural, é um dos óleos mais utilizados pelo homem ao longo de sua história devido às suas propriedades medicinais.

Frutas cítricas são uma das principais fontes de óleos essenciais que o homem usou na medicina, isso devido ao enorme espectro de possibilidades que elas cobrem.

Dentro do grupo de frutas cítricas, o limão ocupa um lugar de preferência. O óleo essencial de limão é um daqueles óleos essenciais que você deve ter em mãos, pois esse óleo pode servi-lo para muitas coisas devido às suas enormes possibilidades e benefícios.

Uma das principais propriedades do óleo essencial de limão é que ele é um magnífico antioxidante natural. Devido a essa peculiaridade, podemos usá-lo para fins tão diversos quanto o rejuvenescimento da pele, a estimulação da drenagem linfática por meios naturais e, certamente, podemos usá-lo no cabelo para combater bactérias e fungos, graças às suas propriedades medicinais associadas a benefícios antibacterianos e antifúngicos.

Veja Também:

Benefícios do uso de óleo de limão no cabelo

Como comentamos anteriormente, graças às propriedades antibacterianas e antifúngicas do óleo de limão, podemos criar ótimas receitas caseiras.

Os benefícios do óleo de limão são enormes para pessoas com couro cabeludo oleoso, pois ele contém propriedades oxidantes e, por isso, é capaz de equilibrar a oleosidade, promovendo higienização e adstringência do couro cabeludo.

Além disso, também ajudará no combate à caspa ou acne, devido suas propriedades antibacterianas e antifúngicas descritas acima.

O óleo essencial de limão, também age regulando o pH natural do couro cabeludo, eliminando as células mortas e contribuindo para reduzir a queda dos fios.

Veja Também:

Como aplicar óleo de limão no cabelo

A maneira de aplicar o óleo essencial de limão nos cabelos e no couro cabeludo para aproveitar todos seus benefícios, pode ser por meio de outro óleo natural condutor, como azeite de oliva, óleo de amêndoa ou óleo de coco, ou aplicá-lo ao shampoo ou condicionador que normalmente usamos em nossa rotina diária de higiene capilar.

Se o que queremos é obter um brilho extra em nossos cabelos, você pode misturar o óleo de limão com o óleo condutor mencionado. Basta misturá-los e aplicá-lo nos fios e no couro cabeludo, sempre fazendo massagens circulares suaves. Após aplicação, deixe a mistura agir por cerca de 5 minutos e depois lave com bastante água fria.

Para obter melhores resultados com o uso do óleo essencial de limão nos cabelos, devemos aplicá-lo regularmente e, para isso, nada melhor do que misturar algumas gotas de óleo essencial de limão com nosso shampoo habitual, dessa forma, estaremos nos beneficiando de suas propriedades em cada lavagem.

Veja Também:

Máscara facial de óleo essencial de limão e azeite

Discutimos a maneira de aplicar e se beneficiar do óleo de limão no cabelo, para obter resultados fantásticos em termos do brilho extra que o limão é capaz de fornecer e de suas propriedades anti-sépticas, capazes de nos ajudar a combater infecções como caspa.

Agora, queremos mencionar uma receita caseira que consideramos uma das mais poderosas para usar óleo essencial de limão, embora não seja estritamente para uso em cabelos, mas a combinação de óleo essencial de limão com azeite nos proporcionará uma mistura maravilhosa que podemos usar para melhorar o estado da nossa pele.

O famoso “óleo mágico” também possui potente ação hidratante, tornando-o um ótimo aliado para peles secas. Um benefício pouco conhecido do azeite é seu poder purificante, esse, auxilia na desobstrução dos poros, limpando-os profundamente.

A mistura do azeite ao óleo essencial de limão, ajuda no combate a rugas e manchas na pele. Apesar de o azeite ser indicado especialmente para pessoas com pele seca, podemos recomendar essa mistura para praticamente qualquer tipo de pele.

Ingredientes:

Modo de Preparo:

Com a ajuda de uma espátula, misture os quatro ingredientes mencionados acima, até obter uma massa homogênea.

Como Aplicar:

Aplique no rosto e o pescoço, massageando suavemente. Após, deixe agir por no máximo 30 minutos. Depois, lave bem o rosto com água fria ou morna (não use água quente). Feito isso, finalize aplicando um hidratante facial.

Veja Também:

Outros usos do óleo essencial de limão

Além de obter excelentes resultados nos cabelos e pele, o óleo essencial de limão é ótimo para outros fins que você talvez não saiba, aqui está uma lista dos muitos usos que o óleo de limão pode ter:

ATENÇÃO:

NUNCA exponha suas mãos ao sol enquanto estiver utilizando o óleo de limão, pois isso poderá causar queimaduras graves. Recomenda-se faze-lo à noite.

Não aplique em feridas abertas, machucados ou cortes.

Após sua utilização, lave muito bem o local, lave quantas vezes for preciso para ter certeza da remoção total do limão na pele

Acompanhe nossas publicações no Google Notícias e seja informada sobre novas receitas caseiras.

Sair da versão mobile