Óleo de abacate no cabelo: conheça os benefícios

Neste post, você saberá quais são os verdadeiros benefícios do uso do óleo de abacate no cabelo. De onde é extraído e como podemos usá-lo corretamente em tratamentos para nos ajudar a conquistar fios fortes e saudáveis.

Também falaremos sobre os possíveis efeitos colaterais do consumo de óleo de abacate.

Benefícios do óleo de abacate no cabelo - [Foto: Canva]

Veja Também:

O que é óleo de abacate?

O óleo de abacate é extraído da polpa do abacate por prensagem a frio. A quantidade de óleo que a polpa do abacate pode conter em sua composição, pode atingir 30% do seu volume.

Esse óleo tem origem nos países tropicais e seu cultivo, atualmente, está em plena expansão. O óleo de abacate para uso tópico, concentra-se principalmente na produção de cosméticos, devido ao seu baixo atômico, que é facilmente absorvido por nossa pele e ao seu alto teor de ácidos graxos essenciais.

Também, é amplamente utilizado na culinária, pois é rico em gorduras monoinsaturadas e ácido oleico.

Veja Também:

Propriedades de abacate

Para conhecer um pouco melhor sobre o abacate e as propriedades do óleo extraído, bem como seus benefícios, devemos dizer que é uma fruta fresca cheia de nutrientes e vitaminas, uma excelente opção para nos ajudar a manter nossa saúde em bom estado.

Dentro do grupo de vitaminas que o abacate pode fornecer ao nosso corpo, devemos comentar que as vitaminas B e C contidas no abacate fresco, são perdidas no processo de extração do óleo de abacate. Isso ocorre porque essas vitaminas são solúveis em água.

O restante de vitaminas e nutrientes é preservado, desde que o óleo seja extraído a frio e com os mecanismos adequados.

DICA: É muito importante, ao comprar o óleo, que você tenha certeza de que é óleo de abacate virgem prensado a frio.

Poderíamos resumir as propriedades nutricionais e os benefícios do óleo de abacate na lista a seguir:

Veja Também:

Benefícios do óleo de abacate no cabelo?

As propriedades e benefícios que o óleo de abacate pode trazer para nossos cabelos e couro cabeludo são muitas e variadas. Isso se deve ao fato de ser um óleo rico em vitaminas, gorduras monoinsaturadas e antioxidantes.

Devemos ressaltar que uma das grandes vantagens do tratamento para cabelos com o óleo, está em seu baixo peso. Isso significa que a aplicação do óleo abacate no cabelo e couro cabeludo não criará uma camada de óleo acumulado, nem obstruirá os poros ou os folículos capilares.

Podemos listar os benefícios do óleo de abacate no cabelo da seguinte maneira:

Cabelos mais fortes e hidratados

Devido à sua extraordinária riqueza em ácido oleico e gorduras monoinsaturadas, o óleo de abacate é um dos poucos que realmente penetra nos poros do couro cabeludo e atinge a raiz do cabelo. Sua composição faz com que nossos cabelos fiquem mais fortes e muito menos propensos a quebrar.

Veja Também:

Hidratação profunda do couro cabeludo

Os ácidos graxos monoinsaturados contidos no óleo de abacate e seu baixo peso atômico é uma excelente opção para pessoas com problemas com couro cabeludo seco. A velocidade com que atua e filtra através das camadas da derme, faz com que este óleo ofereça uma hidratação profunda do couro cabeludo.

Veja Também:

Combate à caspa e outras condições do couro cabeludo

O óleo de abacate é um agente formidável para combater a caspa, devido à sua capacidade de penetrar rapidamente em nossa pele e obter uma hidratação formidável em nosso couro cabeludo. Isso impedirá que nosso couro cabeludo escame devido à secura excessiva ou até que apareça doenças como a psoríase.

A melhor maneira de obter uma hidratação total, seria aplicá-lo no couro cabeludo com uma massagem.

Como massagear com óleo de abacate?

A maneira de fazer esse tipo de massagem é muito simples e muito eficaz na luta contra os cabelos secos.

Como fazer?

Aqueça uma quantidade, não muito grande, de óleo de abacate (não deixe esquentar muito). Separe o cabelo em mechas e aplique o óleo de abacate no cabelo e couro cabeludo. Você pode usar os dedos mesmo, sempre massageando suavemente.

Veja Também:

Protege contra os raios UV

Um dos grandes riscos para os cabelos, especialmente no verão, é a exposição prolongada dos cabelos aos raios UV.

O óleo de abacate é rico em vitamina E que, graças às suas propriedades e benefícios, nos ajuda a evitar que as exposições de nossos cabelos aos raios solares atinjam níveis de desastre. A vitamina E, também nos ajuda a recuperar os danos que os raios solares podem ter causado em nossos cabelos.

Veja Também:

Ajuda no crescimento do cabelo

A presença de vitamina D em sua composição, faz do óleo de abacate um produto perfeito e uma excelente opção para pessoas com problemas de queda de cabelo ou alopecia. A vitamina D provou ser uma das vitaminas mais poderosas quando se trata de nos ajudar a criar novos folículos capilares e, portanto, estimular o crescimento de nossos cabelos.

Veja Também:

Como condicionar nossos cabelos com óleo de abacate

Podemos usar óleo de abacate com um condicionador de cabelo orgânico e natural, mas muito poderoso e benéfico para o cabelo. A maneira de aplicar o óleo como condicionador é rápida e fácil.

Em cada lavagem e, com os cabelos molhados, aplique algumas gotas de óleo de abacate nas mãos e, depois de esfregá-las, aplique nos fios, da raiz até as pontas do cabelo. Repita esse movimento até que todo o seu cabelo esteja coberto. Após, espere cerca de 5 minutos e enxague o cabelo normalmente com água fria ou morna.

Repetir esse tratamento pode oferecer resultados espetaculares para pessoas com problemas de cabelo muito seco ou danificados pelo uso excessivo de químicas, secadores de cabelo, chapinha ou babyliss.

Veja Também:

Riscos ou efeitos colaterais do consumo de óleo de abacate

Em geral, o abacate ou o óleo de abacate é muito seguro de usar e não apresenta perigos ou contra-indicações suficientemente graves que sugiram que seu uso possa representar um perigo para sua saúde.

De qualquer forma, como com qualquer outro alimento, o abacate pode causar problemas de alergia em algumas pessoas, por isso é importante que, antes de realizar qualquer tratamento capilar descrito, faça um teste em uma pequena área da pele do seu corpo, espere 24 horas para se certificar de que você não é alérgico ao óleo de abacate.

Acompanhe nossas publicações no Google Notícias e fique informada sobre novas dicas de tratamentos naturais.

Sair da versão mobile