Um dos problemas estéticos que mais incomodam as pessoas, sem dúvida, é o queixo duplo, também conhecido como papada. Embora seja mais comum em pessoas acima do peso, ou após uma certa idade, na verdade, o queixo duplo pode surgir em pessoas jovens e magras.
Dentre suas principais causas, podemos citar a perda do tônus muscular, que pode resultar de uma perda de peso rápida ou, simplesmente, porque os músculos do pescoço não são suficientemente exercitados e consequentemente pouco tonificados.
A boa notícia é que hoje já podemos contar com várias opções para acabar com o problema, que pode ir desde o uso de cremes, até exercícios físicos, tratamentos estéticos ou, em último caso, cirurgia.
Confira abaixo as principais opções para eliminar a papada.
Veja Também:
1. Exercícios físicos
Quem prefere eliminar o queixo duplo de uma forma mais natural, a dica é apelar para simples exercícios físicos regularmente, tais como:
1.1. Levar o queixo ao peito
De barriga pra cima, procure relaxar os músculos do pescoço, e lentamente, trazer a cabeça em direção ao peito, tocando-o com o queixo, em seguida, retornar à posição inicial. Repita 10 vezes, e vá aumentando as repetições de conforme for ficando mais fácil.
1.2. Mover o queixo para baixo
Sentado, mova a cabeça para baixo, de modo a empurrar o queixo em direção ao peito, com a boca aberta. Este exercício deve ser repetido 10 vezes, com as repetições aumentando pouco a pouco. Esse exercício faz com que todos os músculos da mandíbula e pescoço sejam tencionados, ajudando a aumentar o tônus muscular.
1.3. Pressionar o céu da boca
Dobre a cabeça para a esquerda e, ao mesmo tempo, ir pressionando o céu da boca com a língua 10 vezes seguidas, repetindo o mesmo exercício do outro lado.
1.4. Pronunciar as letras X e O
Pronunciar certas letras do alfabeto, repetidamente, pode ser muito eficaz. Assim, sentado com as costas retas e apoiadas no encosto da cadeira, pronuncie as letras X e O 20 vezes, consecutivamente. Faça 3 séries, descansando 1 minuto entre uma letra e a outra. Os movimentos realizados com a boca e o palato ajudam a manter o tônus muscular em constante atividade, e assim, deixando a região mais firme e tonificada.
1.5. Mastigar chiclete
Também muito eficaz para exercitar os músculos faciais, mastigar um simples chiclete, de preferência sem açúcar, faz com que os músculos faciais estejam em constante movimento, promovendo o fortalecimento do tônus e ajudando a definir o queixo.
Veja Também:
2. Tratamentos estéticos
Alguns tratamentos estéticos também podem ajudar a eliminar o queixo duplo, e dentre os mais populares, estão:
2.1. Radiofrequência
Essa técnica ajuda a diminuir a gordura localizada, a tornar a pele mais firme, diminuindo a gordura e aumentando a circulação do sangue. Nesse procedimento, um gel é aplicado no queixo, com a ajuda de um aparelho, com movimentos circulares. Os resultados são progressivos.
2.2. Laser
Um dos tratamentos mais indicados para eliminar o queixo duplo, ou papada, é com os lasers Nd: YAG e o laser diodo.
2.3. Acido deoxicólico
O procedimento, também chamado de Kybella, é realizado com um ácido feito a partir de uma molécula existente no organismo, proveniente dos ácidos biliares, o qual age derretendo a gordura no organismo. Por ser uma técnica muito invasiva, já que causa uma reação inflamatória local (para diminuir a gordura e a flacidez), ela só deve ser feita por profissionais habilitados.
2.4. Mesoterapia
Nesse procedimento, são aplicadas injeções com substâncias drenantes, lipolíticas e reafirmantes, sendo necessária de 6 à 10 sessões semanais.
2.5. Criolipólise
Nesse tratamento, a região a ser tratada é resfriada a baixas temperaturas, cristalizando a gordura localizada, que é eliminada, naturalmente, através da circulação linfática.
2.6. Lipocavitação
Técnica indicada só para pessoas com muita gordura no local, já que é preciso formar uma prega de gordura para, então, poder tratar.
2.7. Drenagem linfática
O tratamento é realizado em sessões, na região do rosto, ajudando a eliminar as células de gordura e diminuir o inchaço da papada. Pode ser realizado juntamente com qualquer outra técnica acima.
Veja Também:
3. Tratamentos com cremes
3.1 Hidratação
A hidratação da pele não pode ser deixada de lado, e deve ser feito, ao menos, uma vez por semana.
Uma dica é aplicar uma máscara caseira, natural, feita com glicerina, algumas gotas de óleo de hortelã e meia colher de chá de sal. Deve se aplicar todas as noites, antes de deitar, massageando, até que a pele absorva-o completamente.
Veja Também:
- Como corrigir a orelha de abano? Especialista fala sobre o assunto!
- Plástica no nariz: Cirurgião tira dúvidas sobre o procedimento
3.2 Cremes firmadores
Outra dica é apostar em cremes firmadores, com efeito tensor, que são ricos em colágeno, vitaminas e elastina, dando firmeza à pele, diminuindo a flacidez. Os ingredientes mais indicados são Ácido hialurônico, Vitamina C, Retinol, DMAE (dimethylaminoethanol lactate), Vitamina E e Matryxil Sinthe.
O importante é não deixar de aplicar os cremes, todos os dias, preferencialmente, à noite, sobre a pele limpa e seca, deixando agir durante toda noite.
Veja Também:
- 4 tratamentos estéticos não invasivos que você talvez não conhecia
- Quando a ritidoplastia é indicada?
4. Lipoaspiração ou lifting
Lipoaspiração no queixo é uma cirurgia estética muito comum, na qual é aspirada a gordura em excesso dessa região, através de pequenos orifícios.
Muitas vezes, fazer a lipoaspiração não basta, é preciso, também, fazer um lifting de rosto, para remover o excesso de pele desta região, mais comum em pessoas mais velhas ou que emagreceram muito.
Veja Também:
Disfarçando a papada
Caso nenhuma das opções acima não seja de seu interesse, ou mesmo, você esteja com pressa de resolver, seja por causa de algum evento, enfim, nesse caso, uma dica é enquanto o tratamento não faz efeito, investir em disfarce, existindo muitas opções, tais como:
Maquiagem: use um pó, mais escuro do que o tom de sua pele, para acentuar a mandíbula e aplique máscara nos olhos para que chamem bastante atenção e pareçam maiores, desviando a atenção do resto do rosto e, também, optar por batons claros e neutros.
Cabelo na altura dos ombros: procure usar o cabelo na altura dos ombros, ecitando os muito curtos, que chamam a atenção para a região do queixo;
Use barba: homens podem apelar para o uso de barba, ela irá ajudar a disfarçar a papada;
Não usar colares curtos: quem tem queixo duplo ou papada, deve evitar colares curtos, mesmo que não sejam muito justos, para não chamar a atenção das pessoas;
Cuidar da postura: procurar ficar com as costas esticadas, eretas para disfarçar a gordura no pescoço;
Blusas com decote em V: esse tipo de decote emagrece, faz com que o pescoço pareça mais longo.
Certamente, essas são apenas alguns artifícios, como mostramos acima, é possível tratar o queixo duplo, basta escolher um ou mais tratamentos e investir em cremes e, se nada disso der certo, pensar em uma lipoaspiração.
Acompanhe nossas publicações no Google Notícias e receba mais dicas de beleza e estilo de vida.