O caminho para uma alimentação saudável

Com tanta comida saborosa e apetitosa parece até impossível se render ao consumo de frutas, verduras e hortaliças e a prática de exercícios físicos.

O fato é que o número de pessoas obesas e que não se preocupam com a saúde aumentou.

Veja Também: Obesidade: sua vida pode está em risco

Dados do Ministério da Saúde mostraram recentemente, que em apenas seis anos o número de pessoas obesas subiu 54% no Brasil.

Estes números são preocupantes. Mesmo que o número tenha aumentado, subiu também a quantidade de pessoas que estão procurando ter uma alimentação saudável, que é um ótimo sinal. Basta observar o aumento de restaurantes voltados para cardápios saudáveis e especialistas em dietas veganas, parques e ciclovias mais movimentados.

Veja Também: Sedentarismo: Não deixe ele te matar

caminho para uma alimentação saudável

Foto: Photl

Alimentação Saudável

Mudanças por ai

Muitos problemas de saúde estão relacionados com a má alimentação e a não prática de uma atividade física. Contornar maus hábitos e iniciar novos hábitos que muitas vezes requerem um grande esforço, não é nada fácil.

Veja Também: Reeducação alimentar: emagreça mudando seus hábitos

Incluir uma alimentação saudável no cotidiano não é apenas comer frutas, ingerir água ou não comer gordura. É também uma mudança de foco na vida. Diminuir o consumo de comidas saborosas é difícil, mas quando se inicia uma alimentação saudável há diversos caminhos que podem deixar esta escolha mais tranquila.

Veja Também: 10 alimentos saudáveis que engordam

Primeiro não seja radical. Não corte logo a pizza do prato. Reveja a sua vida, como anda a sua saúde, se prática exercícios físicos e repense o que você de fato gostaria de mudar. Optar por uma alimentação saudável é optar por um novo estilo de vida, e acredite, vale muito a pena.

Veja Também: Dieta certa para um emagrecimento saudável

alimentação saudável

Foto: Photl

Por onde começar?

Comece diminuindo o consumo de alimentos fast-food e refrigerantes. Não precisa cortar, apenas diminua, você vai percebendo a diferença. Depois comece incluindo um cardápio mais saudável. Não se esqueça do feijão, arroz e saladas. Eles são fundamentais para qualquer dieta na alimentação saudável.

Veja Também: Receitas de lanches saudáveis para o verão

Na alimentação, dê preferência por alimentos comprados em feiras orgânicas ou da região e que você conheça os procedimentos. Inclua frutas e verduras. Em relação às frutas, comece fazendo uma salada de frutas e tendo o hábito de comê-las diariamente. Experimente novas frutas e veja qual a sua favorita.

Veja Também: Os benefícios das frutas para a saúde

alimentação saudável com frutas

Foto: Photl

Outra coisa muita importante: água. Beba muita água. Mais de três litros por dia. Tenha o hábito de levar a sua garrafinha de água junto com você. Não espere sentir cede para beber a água.

Veja Também: Dieta da água para você perder peso e eliminar toxinas

Mais dicas:

  • De preferência por carnes magras como peixe e frango;
  • Prefira sucos naturais;
  • Evite alimentos fritos e enlatados;
  • Evite sobremesas: opte por picolés de frutas;
  • Faça seis refeições por dia e não fique muito tempo sem comer;
  • Evite o consumo de chocolate;
  • Tome chá e cafés sem açúcar e adoçante;
  • Cuidado para não abusar do macarrão;
  • Evite o excesso de farinha;
  • Combine os alimentos e tenha prazer em come-los;
  • Reduza o consumo de bebidas alcoólicas;

Veja Também: Como emagrecer de forma saudável

Exercícios fiscos: são fundamentais

Não basta apenas cuidar do corpo e se esquecer da atividade física. Ela é tão importante quando o consumo de frutas e verduras. Neste sentido, uma alimentação saudável engloba também a prática de exercícios físicos que podem ser desde uma caminhada, corrida, natação, Jump e aquela tradicional academia.

Veja Também: Sobremesa saudável: 3 receitas deliciosas

No início é difícil encontrar motivação para fazer atividade física. Deixar o sofá e a TV parece um desafio e tanto, mas nessa hora é preciso ter força de vontade para conseguir alcançar resultados diferentes.

A dica para quem começa é convidar um amigo para caminhada, ou leve até seu bicho de estimação para dar uma volta no bairro ou parque. Depois comece correndo. Se você acha que precisa ser mais disciplinado escolha uma academia.

Veja Também: Os benefícios da caminhada para saúde

Mudança de vida

Se você esta cansado da sua alimentação, ou sabe que alguma coisa esta faltando, talvez esteja na hora de optar por uma alimentação saudável.

Converse com seu nutricionista, exponha a sua situação. Junto com o nutricionista, ele vai te mostrar os alimentos que você pode comer e os benefícios em seu corpo.

Veja Também: Dicas para você emagrecer com saúde

O importante é transformar essa escolha em um hábito, e claro, um hábito positivo. Nunca é tarde para optar por uma alimentação saudável. E esqueça de querer ser radical. Comece aos poucos e você vai percebendo a diferença em sua vida. Logo estas escolhas te levarão para outras escolhas, ou seja, menos problemas de saúde e mais motivação.

Adicionar comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.