Menopausa: veja como atravessar essa fase de forma tranquila

Gente, obrigada a todos que têm enviado sugestões de artigos, e hoje vamos falar sobre um dos assuntos mais pedidos, a MENOPAUSA. Primeiro vamos explicar direitinho o que é Menopausa, bem, para quem não sabe, é uma fase que acontece quando os ovários envelhecem e param de produzir os hormônios sexuais, e, claro, a mulher não pode mais engravidar, porém, esse é um fenômeno natural, que costuma ocorrer entre os 45 e 50 anos de idade, mas só podemos dizer que de fato é menopausa quando a mulher fica 12 meses sem menstruar, antes disso, o ciclo costuma ficar irregular, é o chamado Climatério, a transição em que a mulher passa da fase reprodutiva para a fase de pós-menopausa, assim, a menopausa (última menstruação) é um fato que ocorre durante o climatério, quando há uma diminuição das funções ovarianas, fazendo com que os ciclos menstruais se tornem irregulares, até, finalmente, cessarem por completo. Se formos nos basear nas estatísticas, a menopausa ocorre por volta dos 50 anos e o climatério tem início por volta dos 40 anos (por isso muitas mulheres têm dificuldade de engravidar nessa fase) e se estende até os 65 anos.

Leia Também: Primeiro remédio para menopausa sem hormônio

menopausa

Sintomas da Menopausa


Já muito alardeado, realmente, é muito comum nesta fase algumas mulheres sentirem ondas de calor, geralmente, acompanhadas de transpiração, mas muitas também relatam sentir tonturas e palpitações, assim como suores noturnos prejudicando o sono, e também é comum a depressão ou irritabilidade; também começam a aparecer as alterações nos órgãos sexuais, como coceira, secura da mucosa vaginal; distúrbios menstruais; diminuição da libido; desconforto durante as relações sexuais; diminuição do tamanho das mamas e perda da firmeza; diminuição da elasticidade da pele, principalmente da face e pescoço; aumento da gordura circulante no sangue; aumento da porosidade dos ossos tornando-os mais frágeis.

Leia Também: Endometriose: Saiba reconhecer e tratar

Enfim, é um processo, nem sempre fácil de suportar sem a ajuda de um médico e a compreensão e sensibilidade do parceiro ou de quem convive com a pessoa que atravessa a menopausa, nem sempre tranquila, porém, lembrando que tem mulheres que não sentem absolutamente nada.


Vale ressaltar que o climatério e a menopausa não são doenças! São ocorrências naturais do ciclo de vida das mulheres e nem todas apresentarão sintomas no decorrer desse período.

Leia Também: Como engravidar depois dos 35 anos com saúde

Como amenizar

[ninja-inline id=9469]

É fundamental que a mulher se prepare para esse período adotando uma dieta saudável desde cedo, praticando exercícios e evitando hábitos nocivos, como fumar e abusar de bebidas alcoólicas, e também tentar manter o peso dentro do ideal para o seu tipo físico também é importantíssimo.

Leia Também: Acabe com olheiras e adie o envelhecimento


É importante que assim que surgirem sintomas ou mudanças como as relacionadas acima, procurar orientação com seu médico ou no serviço de saúde mais próximo de sua casa, existem tratamentos, feito com reposição hormonal, que costumam amenizar todos os sintomas, por meio de comprimidos, injeções, adesivos ou cremes vaginais e para quem não pode, como mulheres obesas, que sofrem de diabetes, pressão alta ou que apresentam fatores de risco para câncer de mama (como quem tem um caso próximo na família, por exemplo), podem recorrer a medicamentos à base de plantas medicinais, por isso, converse sempre com seu médico para avaliar direitinho qual a melhor solução para o seu caso, com certeza, o médico poderá apontar algumas alternativas naturais.

Leia Também: Oito formas de prevenir e atacar o envelhecimento facial

Dicas:


-Procure beber bastante água diariamente, principalmente após os exercícios físicos;
-Opte por roupas leves e procure ambiente fresco e ventilado
-Se não pratica exercícios, comece a praticar regularmente, tais como caminhada, natação e dança, ajudarão a fortalecer os músculos e diminuir a sensação de angústia e depressão;
-Evite fumo, álcool ou outras drogas;
-Opte por refeições mais leves e mais frequentemente;
-Procure tomar, pelo menos, 20 minutos de sol diariamente (uma dica é fazer caminhadas, assim além de se exercitar estará pegando sol).
-Muitas mulheres dizem eliminar esses sintomas com folhas e galhos de amora, colhidos da árvore fresquinhos ou secos, em saquinhos vendidos em lojas de produtos naturais, fazem o chá fervido à noite e tomam um copo antes de dormir, outro assim que acordam, outras conseguiram eliminar esses sintomas com a homeopatia.

Leia Também: Infográfico para entender as três fases do ciclo menstrual


Enfim, estas medidas, sem dúvida, vão contribuir para a melhoria da qualidade de vida, aliviar os sintomas da menopausa e prevenir doenças como câncer de mama, osteoporose, entre outras.

Acompanhe nossas dicas pelo Twitter

Sair da versão mobile