Melhores exercícios físicos para grávidas

Mesmo durante a gestação, toda mulher pode praticar alguma atividade física para manter a saúde em dia. Devemos lembrar sempre que, embora nessa fase a mulher necessite de cuidados especiais, ela ainda pode manter uma vida ativa. Mas é claro que o estilo de vida da mulher deve se adaptar a essa nova fase, que exige cuidados especiais para manter a saúde dela e a do bebê. No entanto, a prática de alguma atividade física deve ser mantida, pois os exercícios físicos oferecem uma série de vantagens para a grávida e para o bebê.

Gestantes podem praticar atividades físicas?

dicas de exercícios físicos para grávidas

Para ajudar as mulheres que estão passando por essa fase linda e inesquecível, separei algumas dicas de exercícios para praticar na gravidez. Mas antes de conhecer os melhores exercícios físicos para grávidas, conheça os seus principais benefícios.

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Benefícios dos exercícios na gravidez

A mulher grávida deve se exercitar para que ela se sinta bem durante toda a gestação, e para que tenha uma boa estrutura para aguentar melhor o aumento de peso, bem como, o momento do parto. Além de ajudar no bem-estar, os exercícios físicos ainda ajudam a reduzir o stress, a ansiedade, e ainda aumenta o apetite e melhora a autoestima.

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Outro benefício da atividade física na gravidez é que ela ajuda a mulher a não engordar além da conta. Vale lembrar que o excesso de peso durante a gestação tem várias consequências desagradáveis, por isso, a prática regular de alguma atividade física nessa fase é fundamental.

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Dicas de exercícios físicos para grávidas

Os melhores exercícios físicos para grávidas são aqueles que exigem pouca resistência e baixo impacto. Portanto, as melhores atividades para as gestantes são as moderadas como pilates, natação, caminhada, corrida leve, hidroginástica, bicicleta ergonômica e musculação leve.

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Dicas de exercícios físicos para grávidas

Pilates

Os exercícios do pilates são ótimo para gestantes, pois além de corrigir a postura, melhoram a respiração e alongam os músculos. No entanto, para não causar nenhum risco, a atividade deve ser feita com orientação de um instrutor qualificado.

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Caminhada

Uma das melhores atividades físicas para grávidas, sem dúvida é a caminhada. Por ser um exercício de leve a moderado, ele não exige uma condição física prévia do praticante. Mas, as gestantes devem escolher um tênis adequado para praticar a caminha. O ideal é optar por um tênis com uma boa capacidade de amortecimento.

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Corrida leve

A corrida também é uma boa alternativa de atividade física para mulheres grávidas, mas ela deve ser bem leve e com pouca intensidade. Nesse caso, basta 20 minutos para conseguir obter os benefícios dessa atividade.

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melhores exercícios físicos para grávidas

Natação

A natação também é considerada uma das melhores atividades físicas para mulheres grávidas, já que por ser feita na água, reduz o peso corporal e possui pouco impacto.

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Hidroginástica

A hidroginástica tem quase as mesmas vantagens da natação, porém, é ainda mais indicada para gestantes. Ela é ideal para mulheres que têm um estilo de vida sedentário.

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Bicicleta ergométrica

Embora seja um dos melhores exercícios físicos para grávidas, ele tem suas restrições. Pedalar na bicicleta ergométrica só é indicado para os primeiros dois trimestres da gestação, já que nos últimos meses, o tamanho da barriga dificulta o ato de pedalar. Além disso, esse exercício deve ser efeito de forma moderada.

Crédito de imagens:  http://bebe.abril.com.br/ e http://bebe.bolsademulher.com/

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