Os 10 mandamentos para ter o cabelo ruivo perfeito

O cabelo ruivo está entre os mais cobiçados pelas mulheres, mas consegui-los e mantê-los perfeitos pode exigir que você tenha alguns cuidados extras.

Veja: Como cuidar de cabelo cacheado ruivo

Atrizes com o ruivo perfeito como a brasileira Marina Ruy Barbosa e a norte-americana Christina Hendricks aumentam ainda mais o nosso desejo por essa cor vibrante.

Se você quer desfilar por aí com as madeixas vermelhas e saudáveis, faça deste POST o seu guia. Anote aí os 10 mandamentos para conseguir o cabelo ruivo perfeito:

Os 10 mandamentos para ter o cabelo ruivo perfeito

1. Combinar o tom de cabelo ruivo com o tom da pele

Uma das maneiras de se conseguir o ruivo perfeito é conhecer a tonalidade da pele para que a coloração do cabelo não desentoa.

Esse processo é útil na hora de escolher o melhor ruivo, ou seja, antes de pintar definitivamente.

Sendo assim, siga as dicas:

Pele clara

Para peles claras, a coloração ideal do cabelo ruivo é o acaju acobreado. Essa cor favorece o tom de pele claro e os olhos, principalmente se eles também forem claros.

Para melhorar ainda mais a aparência do ruivo, não use cores chapadas, faça luzes suaves de outra cor para dar um toque ainda mais natural.

Veja: Como escolher o tom e cuidar do cabelo vermelho

Pele média

Para a pele média, os tons acobreados também são os mais indicados. Pode ser tanto o acobreado dourado, ou o vermelho, sendo o primeiro mais recomendado para a média clara, e o segundo para a média escura.

Veja: Quero mudar a cor do cabelo, qual devo escolher?

Pele bronzeada

Para aquelas que não dispensam um bronzeado, mas também querem explorar o cabelo ruivo, o tom ideal é o acobreado e o vermelho. A recomendação é que se evite os ruivos mais alaranjados, já que a pele bronzeada costuma ter esse tom.

Veja: 3 dicas essenciais para você mudar a cor do cabelo com sucesso

Pele morena

Para as pele morena, o ruivo ideal é aquele com tons de vermelho. Um ruivo intenso. Essa cor, além de favorecer os cabelos, favorece a cor da pele

Mais: Porque as mulheres mudam tanto seus cabelos?

Pele negra

Os cabelos alaranjados e mais naturais não combinam com peles negras e morenas porque possuem tons parecidos, deixando a aparência chapada e sem destaque. Por isso, para as negras que querem investir no cabelo ruivo, o ideal é que abusem das cores vermelhas intensas.

Mais: Cuidados com os cabelos vermelhos

2. Tonalize o cabelo frequentemente

O cabelo ruivo é, provavelmente, o que mais sofre com o desbotamento. É comum encontrar meninas que não gostam do resultado do salão, mas ficam felizes com a cor que os fios ficam depois do primeiro banho. O contrário também acontece: quando o resultado do salão é satisfatório, mas depois de desbotado, a cor não fica como a desejada.

Conheça: 4 dicas para manter a cor dos cabelos tingidos

Por isso, antes de pintar os fios de ruivo, discuta com o seu cabeleireiro a melhor opção de tonalizante para o seu tipo de cabelo. Essa é uma boa técnica já que é impossível pintar o cabelo toda semana para manter o colorido vivo.

3. Não economize na manutenção

Atingir o ruivo desejado pode dar um pouco de trabalho e requer sobreposição de tinturas, principalmente para aquelas que têm os cabelos naturais mais escuros. Essa sobreposição danifica as fibras de queratina que estão presentes nos fios, e isso faz com que o cabelo fique ressecado, quebradiço e sem brilho.

Por esse motivo é que, quem pinta o cabelo de ruivo, deve manter sempre um cronograma de nutrição, hidratação e reconstrução para que o cabelo ruivo fique perfeito e bem cuidado.

Veja: Recupere seus cabelos fazendo um cronograma capilar

4. Não vá com sede ao pote

Seguindo a mesma lógica do tópico anterior, para não danificar os cabelos e para atingir o cabelo ruivo com mais perfeição, é necessário que não se pinte os fios da cor que deseja direto porque as chances de dar errado são grandes.

O recomendado é que se escureça, ou clareia dois tons de cada vez dos cabelos, até chegar à cor desejada.

Escurecer, ou clarear tudo de uma vez pode estragar muito os fios e descolorir os cabelos para depois passar a tinta ruiva é pior ainda.

Veja: 10 Coisas que você precisa saber antes de pintar o cabelo

5. Conheça a condição dos seus cabelos

Antes de pintar o cabelo, de qualquer cor, é preciso diagnosticar o estado dos fios de cabelo porque pode ser que os seus não aumentem uma coloração, ainda mais a ruiva, que é pesada e exige vários processos químicos.

Se o seu cabelo ainda não está pronto para receber a química, trate-o antes com uma alimentação balanceada, sessões de hidratação e de reposição proteica.

Veja: Como preparar o cabelo antes de fazer luzes e outras químicas

6. Conheça a decapagem

O cabelo ruivo perfeito não depende só da coloração, mas do estado dos fios. O que os cabeleireiros recomendam atualmente como processo anterior à tintura é a decapagem, que funciona como a descoloração, mas sem agredir tanto os cabelos.

A decapagem retira todos os pigmentos artificiais dos cabelos com água oxigenada e pó descolorante. Essa ação abre as escamas do fio para realizar essa limpeza.

Portanto, se você já tem o cabelo tingido, ou com alguma química, e quer experimentar o ruivo, é essencial que esse processo seja realizado. Uma tinta não vai clarear a outra e você ainda corre o risco de ficar com o cabelo todo manchado.

Veja: Mantenha a cor dos cabelos com tintura

7. Identifique e entenda as colorações

Na hora de comprar a tinta para o cabelo ruivo perfeito, preste atenção nos números indicados pela embalagem e não pela cor retratada na modelo da foto. A impressão e a iluminação da foto podem enganar facilmente em relação à cor.

O primeiro número da coloração costuma ir de 1 a 10 e representa a “intensidade da cor”:

  1. Preto Profundo
  2. Preto Natural
  3. Castanho Escuro
  4. Castanho Médio
  5. Castanho Claro
  6. Loiro Escuro
  7. Loiro Médio
  8. Loiro Claro
  9. Loiro Muito Claro
  10. Loiro Claríssimo

Depois desse número há um ponto e mais números, dessa vez que vão de 0 a 7 e representam o reflexo da coloração:

.0 – Natural
.1 – Acizentado
.2 – Violeta/Azulado
.3 – Dourado
.4 – Acobreado
.5 – Acaju
.6 – Vermelho
.7 – Marrom

Tendo essas informações em mãos e conhecendo o seu cabelo, é interessante fazer o teste da mecha e saber quais são as numerações que vão fazer o seu tom de cabelo atingir o ruivo desejado.

Conheça: Cabelos: tendência Mother of pearl

8. Use produtos específicos para cabelos com química

[ninja-inline id=9469]

Por ser uma das colorações que mais desbotam, o cabelo ruivo deve ser tratado com shampoo e condicionadores específicos para cabelos com química e tintura. Esses produtos vão ajudar a hidratar os fios danificados e a manter a coloração ruiva por mais tempo, diminuindo, um pouco, a necessidade de manutenção.

Conheça: A moda dos cabelos coloridos

9. Retoque a tintura de 20 em 20 dias

Os cabeleireiros recomendam que as mulheres com cabelos tingidos de ruivo retoquem os fios em períodos de 20 dias para manter a cor sem manchas e a raiz retocada, já que por ser um tom forte, qualquer cor diferente que aparecer vai fazer um contraste negativo com o ruivo.

10. Mude os hábitos de limpeza

Se você costuma lavar os cabelos todos os dias, depois de tingi-los de ruivo, o hábito terá de parar. A recomendação é que os fios ruivos sejam lavados apenas duas vezes por semana para evitar o desbotamento precoce.

Mais: Se jogue na tendência do cabelo colorido

Sair da versão mobile