Lentes de contato: esclareça suas dúvidas

As lentes de contato são uma alternativa aos óculos. Embora elas sejam usadas principalmente por pessoas que não gostam ou não se adaptam aos óculos, seja por desconforto ou mesmo vaidade, as lentes de contato podem ser também uma recomendação médica.

Poupança na cozinha: saiba como fazê-la

Assim como os óculos elas corrigem a miopia, astigmatismo, irregularidades na córnea, entre outros problemas. Também é utilizada pelos atletas para facilitar a prática dos esportes, pra quem deseja mudar a cor dos olhos ou simplesmente para uma ocasião especial, como uma festa a fantasia. Neste último caso fazendo uso de lentes de contato exóticas.

lentes de contato

Tipos de lentes de contato

Existem basicamente dois tipos de lentes de contato: as rígidas e as gelatinosas. As rígidas são mais fáceis de limpar, porém, normalmente seu tempo de adaptação é mais longo que as gelatinosas. Já as lentes de contato gelatinosas proporcionam muito mais conforto e sua adaptação é rápida, mas a facilidade de infecção é maior neste caso e sua limpeza deve ser ainda mais detalhada.

A importância do condicionador para o cabelo

Cada lente tem uma indicação, ou seja, as vezes o paciente possui um problema que deverá ser corrigido com as lentes rígidas ou somente com as gelatinosas.

Qual o tempo de uso das lentes de contato?


O tempo de uso das lentes de contato pode ser diário ou um pouco mais prolongado e nunca devem ultrapassar seu prazo de validade. O que determina este tempo é a eficiência da lente de contato em levar oxigênio do ar para a córnea. Esta eficiência varia em cada paciente de acordo com a lubrificação dos olhos. Por isto, o oftalmologista é quem vai determinar o tempo de uso de cada paciente, analisando suas necessidades e o tipo lente de contato mais adequado.

5 dicas para acertar na compra do perfume importado

As lentes de contato não devem ser usadas à noite durante o sono. As córneas precisam de oxigenação e com olhos fechados a oxigenação é mínima, aumentando consideravelmente o risco de infecção.

Para quem é indicado as lentes de contato?

As lentes de contato são usadas para tratamentos da visão recomendado pelo médico, para fins estéticos substituindo os óculos, para uso cosmético na mudança da cor dos olhos (lentes coloridas e decorativas) e no caso de diversas atividades esportivas onde o óculos não se adaptaria.

Saiba como evitar o suor excessivo nas axilas

Não são todas as pessoas que podem fazer uso das lentes de contato. Quem tem pouca lubrificação nos olhos (olho secos) por exemplo, é contraindicado o seu uso. Pessoas com alergias severas, infecções crônicas e outras doenças corneanas podem também ter seu uso contraindicado.

Infográfico revela como e quando as mulheres usam maquiagem

Em ambientes muito poluídos, as lentes de contato devem ser evitadas, pois, as possibilidades de infecção aumentam muito mais. Os trabalhadores da construção civil, por exemplo, não devem usar lentes de contato.

Entenda melhor sobre os tipos de lente de contato, o tempo de uso e quando devem ser utilizadas, com o oftalmologista Dr. Fábio João Zamboni.

Cuidados ao manusear as lentes de contato

As lentes de contatos de graus (que substituem os óculos), coloridas (com ou sem grau) e decorativas devem seguir os mesmos procedimentos de higiene e conservação no dia a dia.  As coloridas e decorativas, por exemplo, são facilmente compradas pelos interessados e muitas vezes vendidas isentas de informações relevantes de uso. A lentes decorativas (em forma de bandeira, bola de futebol, espiral, olhos de gato entre outros) são vendidas na internet e muitas pessoas compram sem o mínimo conhecimento e riscos que estão se submetendo.

10 acontecimentos e prazeres que nos deixam mais felizes

Seu uso e manuseio inadequado e sem orientação médica podem causar inúmeras reações que podem se agravar posteriormente, como: alergias, infecções, úlcera córnea, edemas, conjuntivite e podem até levar a cegueira.

Para que essas reações sejam evitadas é necessário seguir à risca estas recomendações:

  • Sempre lavar as mãos com sabão neutro antes de manusear as lentes de contato;
  • Mantenha o estojo limpo, lavando-o toda semana com sabão neutro e substitua-o regularmente;
  • Não lavar as lentes com água da torneira ou soro fisiológico. Apenas com produtos recomendados pelo médico. O soro pode ser utilizado por pacientes alérgicos, porém, em pequena quantidade e logo descartado;
  • Não guardar as lentes no bolso e não deixar exposto ao Sol;
  • Atentar-se no prazo de validade, pois, algumas lentes valem por um dia, outras por mais tempo.

Se ao usar lentes de contato, sintomas como coceira, ardência, vermelhidão, lacrimejamento, visão embaçada entre outros desconfortos aparecerem, procure um médico urgentemente, pois, os sintomas podem se agravar.

Infográfico: Conheça alguns Mitos e Verdades sobre as dietas

Seja as lentes para uso estético ou tratamento da visão, ambas devem ter orientação médica, para que o mesmo possa analisar qual o tipo de lente adequada e se não há contraindicação ao paciente.

Imagem: Reprodução/Internet.

Adicionar comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.