Problemas com inchaço? Dê adeus ao desconforto

Uma das coisas mais comuns em nosso cada vez mais tumultuado e estressante dia-a-dia, e sem dúvida, das mais desagradáveis, é aquela terrível sensação de inchaço que, de quebra, além do desconforto, faz com que nossas roupas fiquem mais apertadas, ou seja, que pareça que ganhamos uns quilinhos à mais, e -vamos combinar – isso é tudo o que não precisamos!

O inchaço pode aparecer nas pernas, tornozelos, pés, mãos e barriga, enfim, causando um dispensável mal estar, mas a boa notícia é que, pode sim, ser controlado, bastando, para isso, apenas algumas –sempre bem vindas – mudanças na alimentação.

Ilustração de problema com inchaço

No entanto, antes de qualquer coisa, essa retenção de líquido deve ser investigada para ser tratada adequadamente, geralmente, começando pela mudança na alimentação, porém, muitas podem ser as causas, desde problemas circulatórios, hormonais, renais, cardíacos, hepáticos, assim como disfunções da tireoide, entre tantas outras.

Como identificar se você sofre de retenção de líquidos? Muito simples, basta um simples teste, que você mesma pode fazer: primeiro pressione, com os dedos, algumas áreas como pernas, canelas e pés, e observe se forma um sulco ou depressão, pois bem, em caso de edema, ficará a marca do dedo no local e demorará a voltar ao normal. Outra coisa, preste atenção se seus pés costumam inchar muito a ponto de sapatos e meias ficarem apertados ao longo ou no final do dia, ou se você está amanhecendo com suas pálpebras ou até mesmo com o rosto inchado. Em caso positivo, com certeza, você está retendo líquido.

Veja abaixo os alimentos que contribuem para o inchaço e os que ajudam a combater esse problema:

Evite :

Alimentos pobres em fibras: prejudicam a formação das fezes e a absorção de água, levando à constipação e à retenção de líquido.
Frituras: prejudicam o esvaziamento do estômago e consequentemente todo o processo de digestão, que inclui a absorção e eliminação de água pela urina e fezes, piorando o inchaço.
Alimentos industrializados: ricos em corantes, conservantes e sódio, aumentam a retenção de líquidos pelo excesso de sódio e substâncias químicas e os refrigerantes estão nessa listinha, pois são ricos em sódio e promovem retenção líquida.
Bebidas Alcoólicas: Interferem em alguns processos bioquímicos da glicose no sangue e na absorção de água pelos rins, aumentando, dessa forma, o edema.

Aposte neles:

Arroz integral – reduz a absorção da gordura pelo organismo, é rico em fibras, que fazem a faxina do intestino.
Farelo de aveia– Suas fibras melhoram o trânsito intestinal, contribuindo para limpar o intestino, além de prolongar a sensação de saciedade
Couve – ajuda a limpar o organismo, especialmente o intestino, além de proteger o fígado dos efeitos nocivos das bebidas alcoólicas.
Alface– diminui o excesso de líquido, o que faz desinchar.
Cenoura– Elimina o excesso de líquido no organismo.
Abacaxi- facilita a digestão dos alimentos ricos em proteína (carne, peixe, frango). E suas fibras aumentam a saciedade.
Melancia– desincha e limpa o organismo.
Kiwi– além de limpar o organismo, os minerais que ele carrega (cálcio, magnésio, potássio) diminuem o inchaço e as fibras estimulam o intestino.
Mel – equilibra o pH do sangue e os níveis de açúcar

Pois bem, para acabar de vez com esse problema, não basta só caprichar numa boa alimentação, é preciso também mudar de hábitos.

Novos hábitos:

1- Invista em chás : chá amarelo – riquíssimo em ácido ; chá de hibisco – estimula a queima de gordura corporal, facilita a digestão, regulariza o intestino e combate a retenção de líquido
2- Tire o saleiro da mesa – ajuda você a não abusar do sódio, substitua o sal por limão e ervas, como orégano, manjericão e hortelã.
3- Mexa-se durante o dia – Se trabalha sentada, levante-se a cada hora e dê uma volta – aproveite para tomar água quando levantar, quando sentada, suba e desça os calcanhares mantendo a ponta dos pés no chão e gire os tornozelos.
4- Pratique exercícios físicos – eles estimulam a circulação e o fluxo de líquidos e nutrientes pelo corpo, evitando a formação de edemas.
5-Invista em drenagens– elas são ótimas armas para combater
a retenção de líquidos, mas se você não pode investir nesse método, seja por falta de tempo, de dinheiro ou por qualquer outro motivo, que tal apostar na autodrenagem? Após o banho:

  1. Sentada, deslize algumas vezes as mãos umedecidas em creme do tornozelo até o joelho.
  2. Em pé, repita várias vezes o mesmo movimento do joelho até a virilha, dando atenção especial à parte interna da coxa.
  3. Com um braço estendido à frente, escorregue a mão oposta aberta desde o cotovelo até a axila, passando por toda a circunferência do braço.
  4. Deslize as mãos (uma sobre a outra) fazendo círculos pequenos em sentido horário em torno do umbigo.

Pronto, agora cabe a você dar um fim a esse desconforto, sem esquecer, claro, de procurar a ajuda de um profissional.

Fonte: IG, Boa Forma.
Imagens: Getty Images

Sair da versão mobile