Um sorriso bonito e uma boa saúde bucal elevam a autoestima de qualquer pessoa, atraem felicidade e abrem portas tanto na vida profissional quanto na pessoal.
Veja Também: 5 novidades em tratamentos para um sorriso perfeito
Dentes maltratados envelhecem as pessoas e passam a impressão de desleixo, além de prejudicarem a vida social, já que uma pessoa com problemas nos dentes ou mau hálito, por exemplo, perde a vontade de sorrir e de se relacionar com as outras pessoas.
Veja Também: Truques para te deixar mais fotogênica
Cuidar da saúde bucal, porém, não é apenas uma questão de estética. Problemas bucais, como doença crônica gengival (periodontite), podem acarretar inclusive males no coração e nos pulmões se não forem tratados corretamente. Até mesmo uma cárie não tratada pode trazer sérias consequências para a sua saúde.
Veja Também: Aparelho fixo, móvel ou invisível. Qual o melhor para você?
Uma má higiene bucal faz com que restos de alimentos permaneçam em contato com os dentes. Esses resíduos são usados pelas bactérias, que se proliferam, havendo a produção de ácidos que destroem as estruturas dentais, podendo levar à morte da polpa dentária, que é responsável por manter o dente vivo. Essas bactérias podem vir a atingir o sistema circulatório, e, por meio da corrente sanguínea, circular pelo corpo, causando danos ao organismo.
Veja Também: Como é feito o implante dentário
Não cuidar corretamente de seus dentes, língua e gengiva pode levar até a um câncer de boca. Outro fator importante é que a saúde bucal é necessária para a pessoa desempenhar de forma adequada a mastigação e a deglutição, que são etapas importantes da digestão.
Veja Também: 8 Receitas Caseiras com Bicarbonato de Sódio
Uma boa higiene bucal ajuda a prevenir o mau hálito e diversos problemas causados por bactérias, como tártaro e gengivite. Para isso, é preciso adotar algumas medidas muito simples, mas que farão uma enorme diferença na sua saúde e no seu dia a dia.
Veja Também: Como anda sua autoestima?
Dicas para cuidar de sua saúde bucal:
- Uma boa higiene e saúde bucal vão muito além da escovação dos dentes.
- Troque sua escova de dentes a cada 3 meses. Após esse período, as cerdas começam a se deformar, favorecendo a proliferação de bactérias, fungos e outros microrganismos.
- Escove os dentes após todas as refeições, por 2 a 3 minutos, não esquecendo de fazer a higienização da língua.
- Passar fio dental também após todas as refeições, para ajudar a retirar todos os resíduos alimentares, evitando assim, a proliferação bacteriana.
- Usar produtos de higiene bucal que contenham flúor.
- Usar enxaguante bucal para maximizar a limpeza.
- Ingerir uma alimentação balanceada, evitando comer entre as refeições, limitando assim a quantidade de lanches.
- Comece a cuidar da saúde bucal de seus filhos já após o nascimento, fazendo a higienização das gengivas com uma gaze limpa e úmida, removendo os resíduos do leite.
- Visite o seu dentista regularmente.