Aconteceu no dia 26 de maio, no Muséé du Cheval, na cidade francesa de Chantilly, ao norte de Paris, o Dior Cruise 2019, comandado por Maria Grazia Chiui.
Primeira mulher à frente da direção criativa da Dior, a estilista, que antes trabalhou para a Valentino, assumiu o comando da maison em 2016, e desde então vem promovendo a pauta feminista no direcionamento da marca de forma explícita, como na camiseta branca da coleção primavera-verão de 2017, que viralizou com os dizeres ’We should all be feminists’ (Todos nós deveríamos ser feministas), e se repetiu na primavera/verão de 2018, com o questionamento ‘Why have there been no great woman artists?’ (Por que não houveram ótimas artistas mulheres?).
Nessa coleção, os questionamentos de Maria Grazia Chiui estavam presentes de uma forma mais sutil e sofisticada.
O desfile dessa edição foi inspirado nas escaramuzas – competição equestre mexicana, praticada exclusivamente pelos homens no passado.
Na passarela, mulheres fortes e vibrantes exibiam as próximas tendências da Dior, enquanto realizava-se performance feita por um grupo de rodeo riders, todas mulheres.
De acordo com a italiana, a mensagem do desfile não era sobre cavalos, mas sim transmitir ideia de que as mulheres são capazes de fazer tudo o que quiserem, inclusive participar de esportes tradicionalmente masculinos, como rodeios.
Identificamos e listamos algumas das tendências por trás dos looks que expressam a mulher empoderada da Dior. Confira.
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Alfaiataria
A queridinha da temporada aparece nos blazers e sobretudos, retos e acinturados, saias e calças, em diversos materiais.
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Acessórios pesados
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Cinturas marcadas por grossos cintos de couro, chapéus, galochas, coturnos e botas de montaria.
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Renda
A região de Chantilly é conhecida por sua primorosa produção de renda.
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No desfile da Dior, elas aparecem à exaustão e nos pequenos detalhes, como nos enormes babados de saias e vestidos, estampadas ou monocromáticas.
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