Hidratação caseira para cabelos com luzes, mechas ou tinturas

Para manter a saúde dos fios.

Não é de hoje que a mulherada recorre às luzes para conseguir aquele cabelo loiro de capa de revista, já que, além do efeito mais natural, não é preciso tingir o cabelo por completo.

No entanto, as luzes ressecam os fios e, em cada retoque são puxadas mais luzes, se tornando um problema para a saúde dos fios e, com o passar do tempo, isso só piora. Por isso, é preciso adotar cuidados extras para que eles não fiquem com um aspecto “espigado”, ressecado, opaco e cheio de frizz.

Estou recebendo muitos e-mails com pedidos de “socorro” de mulheres que fazem luzes e depois não sabem como lidar com seus fios sem vida e ressecados.

Pensando nisso, resolvi reunir várias receitinhas de hidratação caseira para cabelos coloridos e com luzes. Então, papel e caneta, anote aí!

Veja Também: Cabelos com luzes e mechas: Veja como cuidar

Receitas caseiras para hidratação caseira

Entenda como é composta a estrutura dos fios

Os fios de cabelo são formados por:

O fio de cabelo possui três partes:

A cutícula: Parte mais superficial dos fios, formada por escamas sobrepostas, que conferem proteção aos fios das agressões (física e químicas). Ao expor os cabelos a químicas, as cutículas perdem sua força natural, fazendo com que os fios fiquem extremamente fragilizados.

Córtex: É a segunda camada do fio. É lá que está presente a água, que mantém os fios hidratados e a queratina, que confere elasticidade e resistência aos cabelos.

Médula: É a camada central do fio, que sustenta e dá estrutura aos fios.

Veja aqui 5 truques para ter cabelos mais bonitos

O que acontece quando descolorimos o cabelo?

O pigmento que dá cor aos cabelos, fica na segunda camada dos fios (córtex). Ao aplicar o pó descolorante nos cabelos, imediatamente as cutículas se abrem e começa a retirada do pigmento (cor) dos fios.

O problema é que, junto com o pigmento, também saem todos os nutrientes essenciais para manter os fios saudáveis, como a água e a queratina. Por isso é muito importante adotar alguns cuidados especiais antes e depois da descoloração.

Uma dica é, após a coloração ou descoloração, descubra as necessidades nutricionais dos seus cabelos e faça do cronograma capilar um aliado.

Veja Também: Como preparar o cabelo antes de fazer luzes e outras químicas

O que acontece quando pintamos (tintura) o cabelo?

A coloração, ou tintura é um produto químico com base alcalina que, basicamente incha a fibra capilar, fazendo com que as escamas se abram e o pigmento entre e fixe no interior dos fios, proporcionando uma nova tonalidade nos cabelos.

Hidratação caseira para cabelos com luzes, mechas ou tinturas

Hoje, já existe no mercado um grande número de produtos ricos em queratina para um cuidado mais completo do cabelo com luzes, porém, produtos de qualidade para cuidar dos cabelos loiros ou coloridos são bem caros.

Sendo assim, a dica é recorrer para as boas, velhas, baratas e infalíveis receitinhas caseiras, que são tão boas ou até melhores que os produtos industrializados.

Com ingredientes simples que você, geralmente, tem na cozinha, podem ajudar a salvar seus cabelos. Certamente, seu cabelo ficará com um aspecto lindo e hidratado.

Vale ressaltar que: O segredo da hidratação caseira está na massagem, portanto, massageie os fios por, pelo menos, um minuto em cada mecha.

Descubra aqui o loiro ideal para cada tom de pele

1 – Como fazer hidratação com mel e banana?

Ingredientes:

Como Fazer:

Com um garfo, amasse as bananas e adicione os outros ingredientes da receita. Misture bem até formar um creme e reserve.

Lave os cabelos como de costume e, após, passe a mistura do comprimento até as pontas, massageando repetidas vezes para que o creme se fixe nos fios. Deixe agir por cerca de 30 minutos. Coloque uma touca ou faça uma touca de papel alumínio. Depois, enxague bem e aplique um condicionador de sua preferência.

Veja Também: Shampoo para cabelos loiros: roxo ou azul, qual o melhor?

2 – Hidratação caseira com mel e azeite

Ingredientes:

Como Fazer:

Misture os ingredientes em um recipiente limpo e reserve. A quantidade de creme na mistura vai depender do comprimento e da quantidade de cabelo.

Lave os como de costume e tire o excesso de água com uma toalha macia. Após, aplique a mistura no comprimento até as pontas. Deixe agir por cerca de 40 minutos. Enxágue com água fria.

Veja Também: Os 10 mandamentos para ter o cabelo ruivo perfeito

3 – Hidratação caseira com Iogurte, mel e azeite

Ingredientes:

Como Fazer:

Misture todos os ingredientes até formar um creme homogêneo e reseve.

Lave os cabelos como de costume e tire o excesso de água com uma toalha macia. Após, aplique a mistura nos fios e cubra com uma touca térmica ou de alumínio. Deixe agir por cerca de 30 minutos. Enxágue com água fria.

Veja Também: 5 coisas que você precisa saber antes de fazer luzes platinadas

4 – Hidratação caseira com mel e abacate

Ingredientes:

Como Fazer:

Bata os ingredientes no liquidificador, e pronto!

Após lavar os cabelos como de costume, aplique a mistura em todo o comprimento do cabelo, mecha a mecha. Deixe agir por 20 minutos.

Para melhores resultados, use uma touca térmica. Depois, enxague bem com água fria.

Veja Também: Como cuidar do cabelo loiro platinado

5 – Hidratação caseira com abacate

Ingredientes:

Como Fazer:

Corte o abacate em pedaços e bata com o iogurte no liquidificador, reserve.

Lave os cabelos apenas com shampoo e, depois de enxaguar, separe os fios em mechas (com cuidado para não quebrar os fios). Após, aplique a mistura do comprimento até as pontas.

Para melhores resultados, use uma touca térmica. Deixe agir por cerca de 40 minutos.

Veja aqui os top 5 Shampoo para Cabelo Loiro

6 – Hidratação com abacate e óleo de amêndoas

Ingredientes:

Como Fazer:

No liquidificador, bata o abacate e o óleo de amêndoas. Após, vire em um recipiente e misture a máscara capilar à receita, reserve.

Lave bem o cabelo, como de costume. Após, aplique a mistura nos fios, do comprimento às pontas. Deixe agir por cerca de 30 minutos e enxague os cabelos, dessa vez, aplique condicionador nas pontas.

Veja Também: 7 dicas para você evitar o cabelo loiro amarelado ou desbotado

7 – Hidratação caseira com babosa

Ingrediente:

Como Fazer:

Corte as folhas de babosa ao meio e retire o gel da planta e reserve.

Com o cabelo seco, separe mechas e aplique a babosa, sempre massageando os fios. Evite passar o produto na raiz. Coloque uma touca térmica ou de alumínio. Deixe agir por cerca de 30 minutos e lave o cabelo como de costume.

Veja Também: Deixe seus cabelos radiantes com um incrível banho de brilho de babosa

8 – Hidratação caseira com mel e cenoura

Ingredientes:

Como Fazer:

Corte a cenoura em pequenos pedaços e bata no liquidificador junto com os outros ingredientes, até obter um creme pastoso e homogêneo.

Com os cabelos secos, separe mechas. Após aplique a mistura nos fios, massageando bem, evitando o contato com o couro cabeludo para não deixar os fios oleosos. Deixe agir por cerca de 20 minutos. Depois, lave os cabelos como de costume.

Veja Também: Este truque simples com cenoura faz o cabelo crescer extremamente lindo, forte e encorpado

9 – Hidratação caseira com maçã e banana

Ingredientes:

Como Fazer:

Bata os ingredientes no liquidificador até formar uma mistura pastosa. Após, aplique nos cabelos massageando mecha a mecha. Deixe agir por 20 minutos e enxágue com água fria.

Sair da versão mobile