Guia definitivo para driblar a TPM

É inevitável, umas sofrem menos e outras sofrem muito mais, mas os efeitos da TPM chegam para todas.

Mesmo que suavemente, é possível perceber que “aqueles dias” chegarão logo logo.

Veja Também: Dicas imperdíveis para aliviar os sintomas da TPM

Técnicas antigas e novas descobertas ajudam a melhorar o dia a dia e fazer com que essa fase aconteça naturalmente e sem grandes traumas. Com algumas pequenas atitudes, nada que exija uma mudança radical na rotina, é possível conseguir mais qualidade de vida e se ver livre do medo e pesadelo desses momentos.

Veja Também: Dicas caseiras para aliviar a TPM e outros cinco sintomas

Saiba como driblar os efeitos da TPM

chocolate para driblar a TPM

Evitar

As restrições geralmente são as principais preocupações das mulheres. Entretanto, a regra é básica: uma rotina e dieta naturais sem excessos são a chave tanto para esses períodos quanto para todos os dias.

Veja Também: Sucos para mandar a TPM para bem longe

Por isso, o indicado por especialistas é evitar fumar e ingerir bebidas alcoólicas em excesso, já que acabam intensificando alguns dos sintomas, como é o caso da dor de cabeça.

A cafeína, presente no café, chá preto e refrigerantes, também deve ser evitada. Ela aumenta a irritabilidade e dificulta no sono e descanso. Para a dieta, é importante eliminar o excesso de sal, já que ele aumenta a retenção de líquidos e o inchaço.

o que comer para driblar a TPM

O que comer?

Os grãos são os principais aliados nesses períodos e em toda a dieta feminina. Chave de uma alimentação saudável, eles precisam estar presentes em todas as semanas. É o caso da soja e do gergelim. Eles possuem substâncias que facilitam a absorção de magnésio pelas células. Isso age diretamente nas dores sentidas pelas contrações das cólicas.

Veja Também: Dores de cabeça frequentes merecem atenção

A soja ainda ajuda na diminuição da ansiedade, um sintoma sentido por muitas mulheres durante esse período. A mais indicada pelos médicos é a linhaça, que contém fibras e vitaminas e diminui a retenção de líquidos. Ela possui ômega 3 e 6 e o seu consumo diário é uma excelente forma de prevenção contra os incômodos sentidos.

Veja Também: Infográfico para entender as três fases do ciclo menstrual

Além delas, as frutas também são grandes aliadas, principalmente aquelas que possuem alta concentração de vitaminas A e do complexo B, como banana, mamão, manga e damasco. Elas ajudam no combate à irritabilidade, muito comum no período anterior à menstruação.

Veja Também: O que você precisa saber antes de suspender a menstruação

O chocolate é uma das principais tentações, mas além da grande quantidade de açúcar e gordura contidos neles, a sensação de prazer proporcionada momentaneamente se perde logo depois.

Veja Também: Conheça os benefícios do chocolate para a saúde

beber água para driblar a TPM

Água

A água é um instrumento vital para o bom funcionamento do organismo em qualquer situação. Nos períodos pré-menstruais, principalmente. Ela estimula o trabalho dos rins, eliminando o sódio e diminuindo também o inchaço.

Veja Também: Beber água ajuda a rejuvenescer

O que fazer?

Se os efeitos da TPM são realmente fortes e impossibilitam a realização de qualquer atividade rotineira, é importante consultar um especialista e buscar saber se eles não estão relacionados a outros males.

A complementação de vitaminas e suplementos é também indicada, principalmente as vitaminas B6 e E ou magnésio. Eles aliviam os sintomas mais moderados, mas é preciso conversar com o ginecologista antes de iniciar a ingestão.

Veja Também: Síndrome de Ovário Policístico atinge 10% das mulheres

A movimentação dos quadris é também uma boa dica, já que estimula a região e os órgãos, aliviando as dores. Uma delas é a dança do ventre, indicada por muitos instrutores. As drenagens linfáticas, massagens feitas em diversas regiões do corpo que desobstruem o sistema linfático e aliviam o inchaço, também ajudam na eliminação dos líquidos, além de relaxarem.

Veja Também: Endometriose: Saiba reconhecer e tratar

Técnicas caseiras

Algumas técnicas caseiras também ajudam no processo. É o caso dos chás, receitados muitas vezes por algum familiar.

Algumas plantas medicinais possuem elementos que ajudam em processos naturais do corpo. Tipos de extratos podem ser encontrados em farmácias especializadas e destinados justamente ao alívio das dores, inchaço ou irritações.

Veja Também: Depressão: por que o sexo feminino tem mais chances de ter a doença?

Além dos sintomas físicos, essas plantas ajudam também no balanço hormonal. A angélica e o óleo de linhaça, por exemplo, são indicados por especialistas, para o preparo de infusões que atenuam alguns dos males.

Veja Também: Receitas caseiras para combater a barriga inchada

dicas para driblar a TPM

Exercícios

A prática de exercícios físicos já tem efetividade comprovada por cientistas. A variação hormonal consegue ser combatida através de esportes e dieta, que auxiliam no funcionamento mais regrado e saudável do corpo. Isso tem relação direta com os ciclos menstruais, já que proporcionam um melhor funcionamento do organismo.

Veja Também: O caminho para uma alimentação saudável

Os exercícios ajudam na circulação sanguínea e aumentam o ritmo do metabolismo. Além disso, eles também controlam a ansiedade e depressão, sentidas durante esse período.

Entretanto, os especialistas recomendam calma, principalmente para se adequar a uma rotina de exercícios. Opte por caminhar perto de casa, na rua ou em algum parque. Bons equipamentos são indispensáveis, como roupas leves e tênis com bom amortecimento, como esses aqui.

Veja Também: 9 Atitudes Simples para Transformar sua Vida

sono para driblar a TPM

Sono

As horas de sono podem ser sagradas para as mulheres na fase da TPM. Uma rotina regrada com 8 horas de sono por dia ocasiona não só a melhora no ciclo menstrual, mas um impacto na qualidade de vida e nas tarefas diárias. A rotina saudável de sono diminui também o estresse e a irritação, além de auxiliar no funcionamento saudável do organismo. São aconselhadas de quatro a seis refeições por dia, com inclusão de vegetais, saladas e produtos integrais.

Adicionar comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.