Gravidez sem dores nas costas, saiba como!

A gravidez é um dos momentos mais especiais da vida de uma mulher. É nessa fase que a mulher e toda a sua família, aguardam o nascimento de bebê com grande expectativa. Mas, além de ser uma fase inesquecível, a gestação também requer cuidados especiais para manter a saúde e o bem-estar da futura mamãe e do bebê. Um dos cuidados mais importante é fazer um acompanhamento com um médico e cuidar da alimentação e do corpo.

Dicas para cuidar do corpo durante a gravidez

Saiba como evitar dores nas costas durante a gravidez

É preciso ter mais cuidado durante a gestação, são muitos os relatos de grávidas que sofrem incômodos durante essa fase. Entre os incômodos mais comuns, as dores nas costas incomodam mais. Infelizmente, a dor na região lombar, é um dos sintomas comuns durante a gravidez, já que pesquisas apontam que cerca de 80% das gestantes apresentam esse tipo de dor. Entretanto, a boa notícia é que é possível evitar as dores nas costas tomando alguns cuidados especiais. Mas antes de saber como evitar dores nas costas durante a gravidez, descubra o que provoca essa dor.

Gravidez sem estrias é possível, saiba como!

O que causa dores nas costas durante a gravidez?

As dores nas costas durante a gestação ocorrem devido as mudanças das curvas naturais da coluna, como a cifose, lordose e inclinação pélvica. Essas mudanças ocorrem naturalmente para acomodar o bebê na barriga da mulher. Além disso, essas dores que incomodam bastante as mulheres grávidas, também ocorrem devido as alterações hormonais que promovem o acúmulo de líquido e o “afrouxamento” das estruturas ligamentares da região lombar e pélvica.

Cefaleia e Enxaqueca – Dicas e conselhos para um tratamento natural

como prevenir dores nas costas durante a gravidez

O cuidado deve ser ainda maior com mulheres que eram sedentárias antes da gestação e aquelas que durante a gravidez realizam esforço físico em excesso, pois apresentam o risco maior de terem lombalgia (dor na região lombar da coluna).

Como evitar dores nas costas durante a gravidez

Toda mulher grávida deve manter alguns cuidados para evitar dores nas costas. O primeiro deles é evitar levantar peso, pois isso pode causar muito incômodo depois. Mas, se a mulher realmente precisa carregar algumas coisa pesada, o ideal é segurar o objeto bem perto do corpo, dobrar os joelhos para agachar, e evitar torcer o corpo.

Melhores exercícios físicos para grávidas

Outra dica fundamental para evitar dores nas costas durante a gravidez é prestar atenção na postura. Se a gestante passa muito tempo sentada, ela precisa manter a coluna bem reta para evitar dores mais tarde. Além disso, é preciso levantar de tempo em tempo para mexer o corpo e fazer uma breve caminhada (no próprio local mesmo).

prevenção para dores nas costas

Toda mulher grávida deve evitar o salto alto, e usar apenas sapatos confortáveis e baixos. Os exercícios físicos também são essenciais para evitar dores nas costas durante a gravidez. Por esse motivo, as mulheres grávidas devem fazer exercícios de leve a moderado, para fortalecer a musculatura lombar e pélvica. Mas, para isso é preciso ter um acompanhamento de um educador físico. Entre os exercícios recomendados para gestantes, os melhores são a caminhada, hidroginástica e pilates.

Aprenda a fazer Pilates em casa

É importante lembrar que além de seguir essas dicas para evitar dores nas costas durante a gravidez, é preciso buscar orientações com seu médico antes de começar qualquer atividade física.

Imagens: Reprodução/Internet.

2 Comentário

  1. Avatar ofelia 19/03/2014

Adicionar comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.