Glicerina no cabelo: quais os benefícios e como usar

Capa do Artigo Glicerina no cabelo: quais os benefícios e como usar publicada no Site de Beleza e Moda

Quem já não ouviu falar na aplicação da glicerina no cabelo e como essa substância pode ser benéfica para os fios, que atire a primeira pedra… mas, antes de conhecermos alguns de seus muitos benefícios, vamos saber um pouco mais sobre essa importante aliada  da beleza.

Então, primeiramente, vale saber que a Glicerina é uma substância química, glicerol  (de origem grega, glykos, que significa doce  – sim, ela é doce!-), e o termo glicerina é utilizado apenas para fins comerciais.

A glicerina, cuja aparência é de um líquido viscoso e incolor, vem, principalmente, de fontes consideradas naturais, como óleos e gorduras animais ou vegetais.

Por isso tudo, e sua poderosa composição, a glicerina pode ser facilmente encontrada em produtos como cafés, chás, refrigerantes, sorvetes, entre outros…

Mas, é na indústria farmacêutica que seu uso é mais conhecido, podendo ser encontrada em diferentes medicamentos e cosméticos, como aqueles voltados para pele, unhas ou cabelos, como xampus, por exemplo, e isso por sua excelente ação hidratante.

E é, justamente, sobre o poder que exerce na beleza e cuidados com os cabelos que iremos falar a seguir, assim como, seus benefícios para o cabelo e como podemos usar a glicerina para exibir fios mais bonitos e saudáveis.

Como a glicerina atua no cabelo?

Benefícios e como usar a glicerina no cabelo
Benefícios e como usar a glicerina no cabelo

Justamente, por ser uma substância hidratante, além de nutritiva e emoliente, a glicerina oferece um efeito excelente sobre os fios, o que é potencializado pelo seu alto poder umectante, que cria uma camada protetora nos fios, impedindo a perda de água, ou seja, retêm a umidade e, assim, garante um efeito super hidratante.

Inclusive, por seu poder umectante, ajuda a reduzir, consideravelmente, o frizz e a definir melhor os cachos, por isso, é super recomendável para quem tem cabelos cacheados.

Benefícios da glicerina para o cabelo

Por tudo que já vimos até agora, já podemos perceber o poder hidratante da glicerina, onde podemos destacar os seguintes benefícios:

Veja Também:

Formas de usar Glicerina no cabelo

Muitas podem ser as formas de usar a Glicerina no cabelo, por isso, vamos mostrar algumas aqui, para que possa escolher a que melhor se encaixe com suas necessidades.

E o melhor é que seu uso é super simples e os resultados já podem ser percebidos na primeira aplicação.

Mas, fica a dica, quem quiser, pode, também, misturar uma forma com a outra, e ir variando até encontrar a que melhor atenda ás suas expectativas.

Vamos lá? Papel e caneta nas mãos, confira algumas receitas que vão deixar seu cabelo lindo e com um brilho inacreditável!

1 – Hidratando com glicerina

Cabelo hidratado com glicerina

Hidratar os fios com glicerina é muito simples, basta seguir esse passo a passo:

Veja Também:

2 – Misturando com outros produtos

E quando se trata de hidratar, vale apelar para fórmulas mais turbinadas, misturando glicerina com outros elementos. Uma dica é misturar hidratante + 10ml de bepantol líquido + 10ml de glicerina + 2 colheres de máscara hidratante. 

Basta aplicar essa mistura nos fios, colocar uma touca térmica e deixar agir por cerca de 20 minutos. Então, é só enxaguar e pronto!

3 – Como máscara caseira

E, claro, que não poderia faltar uma receita caseira nessa listinha. Só é preciso misturar 15ml de qualquer máscara, 3 gotas de óleo vegetal, 1 colher de sopa de vinagre de arroz com 5ml de glicerina.

Aplique essa mistura nos fios limpos, após lavar e secar normalmente o cabelo, e usando uma touca térmica, deixe agir por 20 minutos. Depois, basta enxaguar!

4 – Com leite de coco

Não é novidade alguma que o coco possui inúmeros benefícios, e com o seu leite é possível fazer uma hidratação profunda, turbinada com a glicerina. Basta  misturar 2 colheres de qualquer máscara hidratante, 2 colheres de leite de coco com 5ml de glicerina.

Então, lave o cabelo como e costume, com xampu e, após remover todo o excesso de umidade, aplique a mistura nos fios e, com a ajuda de uma touca térmica, deixe agir por 15 minutos. Depois, é só enxaguar!

5 – Potencializando os resultados

Se você preferir, também pode usar a glicerina misturada em máscaras ou ampolas, nesse caso, só para potencializar seus resultados. Para isso, é só aplicar cerca de 5ml de glicerina na máscara ou ampola, e deixar a mistura agir por cerca de 20 minutos usando uma touca térmica.

Mas, atenção, embora a glicerina seja uma poderosa substância e ótima aliada nos cuidados do cabelo, ela usada de forma isolada não substitui outras hidratações, pois os fios precisam, também, de nutrientes que a glicerina sozinha não consegue suprir. 

Onde encontrar glicerina

A glicerina pode ser produzida a partir da gordura animal, vegetal ou pode ser de origem sintética. A mais usada, e indicada, para tratar os fios é a vegetal, que pode ser encontrada facilmente em farmácias, perfumarias, lojas de cosméticos, ou internet.

Acompanhe nossas publicações no Google Notícias para receber mais dicas de cuidados com os cabelos.

Sair da versão mobile