Frizz: Saiba como prevenir e combater

Um dos maiores vilões do cabelo perfeito, o frizz, nada mais é que uma resposta natural ao estado de saúde debilitado dos seus fios, e ele é super democrático, pode aparecer em qualquer tipo de cabelo, quando eles estão enfraquecidos, na maioria das vezes devido ao excesso de química, como tintura, alisamento, permanente aparece. Pois quando os fios estão com as escamas muito abertas, eles acabam ficando desidratados, perdendo nutrientes, deixando-os, secos e quebradiços, e dessa forma, enfraquecidos, não conseguem manter o sentido correto das escamas e acabam ficando com aqueles famosos arrepiados, o frizz.

Tendências de cabelos para 2014

cabelo com frizz

10 mandamentos para ter cabelos loiros perfeitos

Portanto, quem expõe constantemente os cabelos a inúmeros processos químicos acaba ficando com seus cabelos porosos, com as cutículas dilatadas, quebrando mais facilmente, e não só processos químicos desencadeiam o frizz, até mesmo a umidade do ar e as condições climáticas em geral podem resultar em fios arrepiados, assim, o excesso de sol (ou vento) que acaba por desidratar o cabelo, por outro lado, o clima muito úmido ou muito seco também danifica a estrutura, causando ressecamento e aquele efeito espetado.

Escova Progressiva: Veja o que fazer depois


E nem mesmo os cabelos brancos o frizz respeita, já que ele é forte candidato a esse mal, pois quanto menos melanina, a responsável pela pigmentação, menos substâncias emolientes, que garantem a maciez. E, se o fio está duro, tende a ficar levantado.

Os muitos benefícios do óleo de coco

Como prevenir o Frizz


Bem, claro que isso não quer dizer que ninguém possa fazer um procedimento químico de vez em quando, porém, é preciso seguir alguns cuidados, e dessa forma, ajudar a prevenir e também combater o problema. Primeiramente, adote as táticas certas de limpeza, ou seja, lave seus cabelos em dias alternados, com água morna, usando xampu duas vezes e encerrando com condicionador, que pode ficar nos fios por até cinco minutos, depois é só enxaguar bem, não deixando resíduos, que podem levar ao ressecamento. Outra dica é apelar para hidratações caseiras, garantindo a nutrição dos seus cabelos. Se o cabelo for fino, repita a cada 20 dias, já quem possuir cabelos mais grossos, deve optar por aplicações semanais, e na hora de retocar a química, não aplique o produto sobre a área já afetada, evitando, assim, danificar o fio novamente.

Cabelos: Hidratação caseira à base de cenoura

Uma importante dica é sempre antes da hidratação, limpar o couro cabeludo, que, se não estiver saudável, atrapalha o crescimento dos fios e pode até levar à queda de cabelo. Uma receita é bater no liquidificador 1 copo (200 mililitros) de água mineral e um punhado de folhas de hortelã, depois é só coar e aplicar no couro cabeludo com um algodão massageando suavemente com a ponta dos dedos.

Receitas para seus cabelos crescerem rápido


Outra dica é apelar para os Leave-ins, eles são indispensáveis para o controle do frizz. Porém, cada cabelo pede um tipo de produto:

Lisos ressecados por mechas ou luzes:

Cabelos com luzes e mechas: Veja como cuidar

Invista na finalização com cera ou balm. Fios finos pedem produtos com textura mais leve, como sprays. Já os grossos podem receber, com o leave-in, uma dose de óleo de argan, de abacate ou de ojon – assim, eles serão tratados ao longo do dia. O secador contribui para um disfarce perfeito, selando as cutículas, melhorando a aparência geral. Mas lembre-se de aplicar protetor térmico antes para não causar mais danos aos fios.

Cacheados:

Cabelos cacheados: Saiba tudo sobre eles

Use um modelador, usado nos fios ainda úmidos. Aplique amassando-os com as mãos para ajudar na formação das ondas. No dia seguinte, se não for lavar novamente, apenas umedeça o cabelo com o borrifador ou com as mãos, repita o movimento e o produto volta a ficar ativo.

Importante: prefira escovas de madeira que não causam tanta estática quanto as de materiais sintéticos, e mais, escovar o cabelo em vários sentidos de dez a 20 minutos todos os dias ajuda muito a combater o frizz, pois estimula a circulação sanguínea no couro cabeludo e auxilia no envio de nutrientes até a ponta dos fios.

Receita de máscara com óleos para ajudar a recuperar a vitalidade e a saúde dos cabelos:

Spa caseiro para os seus cabelos

– 1 colher (sopa) de óleo de gergelim,
– 1 colher (sopa) de mel de laranjeira
– 2 colheres (sopa) de polpa de abacate.
Bata tudo até formar uma pasta homogênea e aplique, para potencializar o efeito, enrole uma toalha quente e úmida na cabeça. Depois de 15 minutos, lave com água corrente e finalize banhando o cabelo com 1 copo de água de coco gelada, que ajuda a selar as escamas

Sair da versão mobile