Dieta: 5 erros mais cometidos por iniciantes

Começar uma dieta é o objetivo de muita gente, seja para perder só alguns quilinhos ou para tentar eliminar os excessos cometidos durante anos e anos.

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O fato é que, seja para perder pouco ou muito peso, fazer dieta nem sempre é tão fácil assim, ok, mas também não tem que se transformar em uma missão impossível.

A dica para que ela tenha um bom resultado é ir devagar, introduzindo lentamente algumas mudanças de hábitos, fundamentais, no dia a dia, para, então, começar o processo de perder peso sem, no entanto, colocar a saúde em risco.

A primeira coisa a ter em mente é que não devem haver exageros e cortes insuportáveis na sua alimentação, para que a dieta siga em interrupções e tropeços, assim como, cair em outros erros tão comuns por quem começa uma dieta, quer saber quais são?

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Os 5 erros mais cometidos por iniciantes na Dieta

1. EXAGERAR NOS CARBOIDRATOS NO CAFÉ DA MANHÃ

Um dos erros mais comuns é interpretar errado o “comer bem no café da manhã”, comer muito não quer dizer comer bem, assim como, comer algo saboroso mas cheio de gordura ou açúcar também não significa comer bem.

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Por isso, é comum muita gente não conseguir emagrecer, justamente por conta dessa interpretação, ingerindo grandes quantidades de carboidratos no café da manhã, o que acaba levando a picos nos níveis de insulina e aumentando o desejo por comida ao longo do dia.

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Anote para não esquecer: é melhor comer proteínas e gorduras saudáveis na parte da manhã, por exemplo, um omelete (com a gema), ou vitamina com gorduras saudáveis (como abacate, manteiga de amêndoa ou óleo de coco), é sempre mais saudável do que se atirar em cereais ou um muffin (mesmo os integrais) ou aqueles vários tipos de pãezinhos.

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2. INVESTIR EM ALIMENTOS SEM GLÚTEN

Alimentos sem glúten
Hoje só se fala em retirar o glútem do cardápio, ok, o glúten pode mesmo prejudicar a digestão, danificar a pele, baixar os níveis de energia, mudar o humor e provocar outros danos no organismo, mas os produtos embalados sem glúten ainda precisam ser categorizados como processados.

Sendo assim, não há nada saudável em muitos dos bolos e biscoitos sem glúten por aí, portanto, os veja apenas como sobremesas e guloseimas que devem ser ingeridas raramente e não como uma opção saudável.

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3. EVITAR A GEMA DO OVO

Gema de ovo não faz mal
A clara de ovo sozinha não possui nutrientes importantes que são encontrados na gema, como vitaminas do complexo B, incluindo B12; vitamina A, ferro, selênio; biotina; fósforo; colina; e outros nutrientes essenciais.

Já até passou da hora de mudar de ideia sobre as gemas, estudos já comprovaram que o colesterol dos ovos não afetam os níveis de colesterol no sangue. Portanto, ovos com gema SIM, e a dica é incluí-los na salada para uma refeição mais saudável.

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4. INGERIR PRODUTOS LÁCTEOS COM BAIXO NÍVEL DE GORDURA

Acredite, os produtos lácteos com baixo teor de gordura são nutricionalmente vazios e as células em nossos corpos e nossos hormônios precisam da gordura para funcionar de forma eficiente.

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Isso sem falar que esses produtos também costumam conter muito açúcar, o que pode aumentar os níveis de insulina, levando ao armazenamento de mais gordura.

Portanto, se você gosta de laticínios, a dica é optar pelo queijo de cabra ou iogurte integral desnatado, que são alternativas saudáveis.

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5. BEBER SUCO VERDE COM ALTOS NÍVEIS DE AÇÚCAR

mulher bebendo suco verde
Anote em seu caderninho em letras garrafais: Nem todo suco verde é tão saudável quanto parece!

Pois é, infelizmente, alguns vem com até 50 gramas de açúcar, o que significa um número maior do que vem no refrigerante.

Vale não esquecer que açúcar é açúcar, mesmo se for frutose (que é aquele que vem da fruta).

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A dica é encomendar (ou melhor ainda, fazer você mesma) sucos verdes com apenas metade de uma maçã verde e um pouco de limão ou gengibre para dar sabor.

Eles são muito melhores do que bebidas ricas em açúcares de outras frutas, como abacaxi e melancia. E caso precise adoçar, use mel.

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Enfim, o grande segredo para perder quilos de maneira eficiente é fazer substituições que sejam suportáveis, assim como adquirir novos hábitos (trocar elevador pelas escadas, ir à pé ao supermercado, etc) e colocar atividades físicas na rotina diária.

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