10 erros mais comuns em uma dieta para emagrecer

Você quer emagrecer para sempre, adotou um novo estilo de vida, trocou seu cardápio e deixou de fazer muitas coisas em pró da dieta para emagrecer. Apesar de seus esforços, na hora de subir na balança percebeu que ainda está longe de alcançar seus objetivos. Aí você deve estar pensando: “como isso é possível, se deixei as guloseimas e frituras de lado e priorizei alimentos saudáveis?”.

Veja Também: Veja como as saladas podem sabotar sua dieta

Na luta contra a balança é comum as pessoas fazerem dietas sem a orientação correta. É preciso muito cuidado, porque fazer regime por conta própria pode causar efeito contrário e acabar engordando ao invés de emagrecer.  “Não adianta passar cinco dias tomando sopa ou líquidos para perder peso. Você vai perder água e ainda vai favorecer um quadro de desidratação, um quadro mais pra frente de anemia e de privação de alguns nutrientes importantes para o nosso organismo”, alerta Paula Tonissi, nutricionista.

Veja Também: Dieta líquida, emagreça rápido e com saúde

Veja à seguir os erros mais comuns cometidos por quem quer perder peso e as dicas que podem salvá-la das armadilhas da dieta para emagrecer.

Erros em uma dieta para emagrecer

Reprodução: internet google imagens

Erros em uma dieta para emagrecer

Para emagrecer com saúde é preciso seguir uma regra teoricamente simples: a quantidade de calorias ingeridas num determinado período de tempo precisa ser menor que a quantidade de calorias gastas. Do contrário não ocorrerá o emagrecimento.  Parece fácil, não é mesmo? Na prática isto é muito complicado para a maioria das pessoas, que acabam cometendo uma série de erros na tentativa de perder peso rapidamente. Vamos aos erros mais comuns:

1 – Metas Exageradas

É muito comum as pessoas estabelecerem metas antes de iniciar uma dieta para emagrecer. Até aí tudo bem, o problema é quando estas metas são impossíveis de serem alcançadas. Ninguém perde 10 quilos, de forma saudável, em apenas um mês. As pessoas que estabelecem metas impossíveis ficam frustradas com os resultados.

Veja Também: Como perder barriga em 1 semana

Metas exageradas em uma dieta para emagrecer

Reprodução: internet google imagens

Estabeleça metas responsáveis e possíveis de serem alcançadas. Você pode pensar em perder 1 quilo por semana, ou 2 quilos em quinze dias, 5 quilos em um mês. Isto parece ser uma meta mais razoável e possível de ser alcançada se houver dedicação.

Veja Também: 15 truques para perder barriga em poucos dias

2 – Passar fome

Um dos maiores erros de quem faz dieta para emagrecer é passar longos períodos sem comer. O corpo humano é inteligente e alto adaptável, e “morrer de fome” só fará com que o metabolismo fique mais lento.

Veja Também: Dicas para acelerar o metabolismo

passar fome é um erro na dieta para emagrecer

Reprodução: internet google imagens

Quando o assunto é emagrecer, fazer jejum torna-se uma das piores estratégias. Perder peso de forma saudável significa reduzir a gordura corporal sem se desidratar ou perder músculos. Passar fome causa irritações, mal funcionamento do metabolismo, mau hálito, cefaleia, mal estar e outros problemas.

Veja Também: Infográfico: 10 atitudes para perder peso sem passar fome

Durante a dieta para emagrecer você precisa fazer seis refeições ao longo do dia, com intervalos regulares. São elas: café da manhã, lanche matinal, almoço, lanche vespertino, jantar e ceia. Você já deve ter ouvido alguém falar que “o café da manhã é a refeição mais importante”. Tem uma explicação lógica para isto, o café da manhã  é a primeira refeição, logo, serve para  “recarregar’ as energias para começar o dia. É muito importante que o café da manhã seja composto por frutas, sucos naturais ricos em vitamina C, pães, cereais integrais e derivados desnatados de leite.

Veja Também: Os benefícios das frutas para a saúde

3 – Exagerar nos produtos light

Os produtos light são reduzidos em algum tipo de nutriente, então uma pessoa, que está fazendo dieta para emagrecer, consumir mais calorias que precisa por dia, vai engordar. Mesmo sendo um produto light,  deve ser consumido com moderação. Exagerar no refrigerante light, pão light ou sorvete light é quebrar a dieta para emagrecer.

Veja Também: Conheça os principais alimentos sabotadores de sua dieta

dieta para emagrecer

Reprodução: internet google imagens

Vá com calma, normalmente os produtos light são recheados de sódio, que podem provocar inchaço e elevar a pressão arterial.

Veja Também: Como perder barriga em apenas 2 dias

4 – Evitar todas as gorduras

Sempre culpamos ela, mas, a gordura não faz você engordar. O que engorda mesmo é  comer demais. A gordura é um nutriente essencial, responsável  pela manutenção dos níveis hormonais. Ficar sem ingerir gordura durante uma dieta para emagrecer é um erro.

Veja Também: 11 alimentos para ajudar a emagrecer

gordura boa na dieta para emagrecer

Reprodução: internet google imagens

No entanto, certifique-se de incluir (com moderação) gorduras saudáveis ??em sua refeição:  azeite de oliva, nozes, abacates, salmão, truta, suplemento de óleo de peixe.

Veja Também: 8 alimentos para perder barriga

5 – Deixar de comer carboidratos

Os carboidratos são fontes de energia sustentável do corpo humano. Se você cortar os carboidratos de suas refeições diárias vai perder peso rapidamente, mas irá se sentir fraca,  irritada e sem disposição. Para não errar em sua dieta para emagrecer,  coma de tudo, não exclua nenhum grupo de alimentos. Faça escolhas inteligentes, como optar pela farinha integral ao invés da farinha branca. Evite comer carboidratos ricos em amido completamente.

Veja Também: Dieta da Seiva: perca até 5 kg em 5 dias

6 – Reduzir as fontes de proteínas

Comer alimentos ricos em proteínas suprime os efeitos da grelina, também chamado de hormônio da fome. “A grelina atua no cérebro, transmitindo a mensagem de fome quando o estômago está vazio. E ao ingerir fontes de proteína, a grelina envia uma mensagem de saciedade para o cérebro, dando fim à sensação”, explica a nutricionista Alessandra Rocha.

Veja Também: Os 10 piores alimentos para a saúde

fontes de proteína na dieta para emagrecer

Reprodução: internet google imagens

Ovos, leites e seus derivados, peixes e outras fontes de proteínas não podem ficar de fora da dieta para emagrecer. Você não precisa incluir todos estes alimentos, mas, deixá-los totalmente de fora é um erro.

Veja Também: Melhores suplementos alimentares para emagrecer

7 – Beber pouca água

Beber água é essencial para saúde e ajuda perder peso. Se você quer êxito em sua dieta para emagrecer, beba ao menos 1 litro de água por dia. Ao beber dois copos de água antes das refeições você ficará com uma sensação de estômago cheio.  No entanto, evite beber líquidos durante as refeições.

Veja Também: Infográfico: Conheça alguns Mitos e Verdades sobre as dietas

8 – Exagerar no fim de semana

Muitas pessoas, quando fazem uma dieta para emagrecer, esforçam muito durante a semana e relaxam no sábado e domingo. Você já parou para fazer as contas, quantos sábados e domingos existem em um ano? Se você ainda não sabe, vai ficar surpresa. São 104 dias. Significa que se, em cada um desses dias, você incluir 100 calorias a mais, no fim de um ano pode ter engordado 1,5 kg. Normalmente, o excesso é bem maior, não é mesmo?

Veja Também: Alimentos que ajudam a perder calorias mesmo sem dieta

dieta para emagrecer

Reprodução: internet google imagens

Evite o exagero. Se vai dar uma folga em sua dieta para emagrecer, escolha apenas um dia e não dois. É muito importante que você mantenha as seis refeições diárias, em intervalos de no máximo 3 horas.

Veja Também: 5 maneiras de perder peso rapidamente

9 – Não ler o rótulo

Pesquisa recente revelou que as pessoas que leem as tabelas nutricionais nos rótulos de alimentos engordam menos ou simplesmente não engordam. Isto porque, ter este simples e importante hábito conscientiza composição do alimento a ser consumido.

Veja Também: Segredos para perder gordura abdominal

observe o rótulo dos alimentos durante a dieta para emagrecer

Reprodução: internet google imagens

Concentre-se nos nutrientes que devem ser reduzidos na dieta, como gorduras trans, calorias e sódio. Todos fabricantes estão obrigados, por lei, a informar a composição de seus alimentos. Leia o rótulo antes de colocar um produto na sua cestinha de compras. Faz bem para sua saúde e ajuda na sua dieta para emagrecer.

Veja Também: Qual te ajuda a perder mais peso, Dieta ou Exercício?

10 – Não celebrar

Depois de uma semana você resolve subir na balança para verificar se seu peso diminuiu. E para sua surpresa, seu peso continua o mesmo ou perdeu apenas algumas gramas. Nada de ficar chateada, comemore! É isso mesmo, comemore por você não ter engordado.

Veja Também: Descubra como emagrecer comendo bem

comemore durante a dieta para emagrecer

Reprodução: internet google imagens

Fazer uma dieta para emagrecer requer força de vontade, paciência e perseverança.  A ansiedade é inimiga da paciência, por isso você precisa saber controlá-la.

Veja Também: 6 Técnicas para você combater a ansiedade

Sugiro que, ao fazer uma dieta para emagrecer, estipule um brinde para celebrar cada fração de peso que perder. Por exemplo: um esmalte novo para cada meio quilo que perder, um batom novo quando completar a perda de um quilo, um calçado bem lindo quando completar 5 quilos perdidos, uma bolsa nova quando alcançar seu objetivo principal. Mesmo que você não tenha condições de se presentear com tantos mimos, é importante brindar cada conquista de alguma forma incentivadora.

Recomendo para sua dieta: O ebook Emagrecer Para Sempre.

2 Comentário

  1. lize 21/11/2015
    • Ana Carolina 21/11/2015

Adicionar comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.